Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Falta de energia provoca a morte de 20 mil frangos no interior de SP

SÃO PAULO - Mais de 20 mil frangos de uma granja em Tatuí, no interior de São Paulo, morreram por causa da falta de energia elétrica. A cidade ficou sem luz até o começo da noite de terça-feira(02/02). Os frangos estavam em ponto de corte prontos para o abate. Cada um pesava cerca de 2,8 kg e todos seriam entregues na sexta-feira tanto para o mercado interno quanto externo. Um curto-circuito em uma instalação perto da propriedade pode ter causado a queda de energia.
A granja que fica em Tatuí é dividida em seis aviários e não tem geradores. Em 10 anos, nunca teve problemas com quedas de energia elétrica. Assim que percebeu que a luz foi cortada, o responsável pela granja, Misael dos Santos, ligou para a empresa responsável, que prometeu resolver o problema no máximo em uma hora, o que não ocorreu. Foram várias ligações e todos os protocolos estão anotados.
A energia só foi restabelecida no início da noite, período em que os frangos ficaram sem ventiladores e nebulizadores. A água dos bebedouros, que vem por uma bomba elétrica, também secou.
Nesse tipo de aviário, onde são criados 35 mil frangos, não se pode descuidar da temperatura, principalmente em dias quentes. Ela deve ficar em torno de 24, 28° C. Mas com a falta de energia por mais de 4 horas, os termômetros registraram 37° C.
Os frangos não resistiram ao forte calor e, por pouco, os demais também não morreram. O proprietário Valdemir Tezotto calcula um prejuízo de mais de R$ 300 mil.
A companhia de energia informou que atendeu o cliente dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário