O agricultor José Baldoino de Freitas, 57 anos, foi eletrocutado no início da tarde de ontem (03/02), no condomínio Chácaras Laranjeiras, no quilômetro 465, da rodovia BR-365, saída para Monte Alegre de Minas, na zona rural de Uberlândia. Um fio de alta tensão da rede de distribuição arrebentou e incendiou a motocicleta que Baldoino havia estacionado próximo ao número 46 da rua Dos Limões.
Socorrida por terceiros, a vítima deu entrada inconsciente no Pronto-Socorro (PS) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU). De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o quadro clínico de Baldoino é grave e instável. O paciente está na unidade de queimados e corre risco de morte.
O filho da vítima, também agricultor Eduardo Alves Freitas, 24 anos, disse que o pai teve o braço direito amputado e pode perder o esquerdo e os dois pés.
No momento do acidente, o zelador Zigomar Bonifácio de Melo, 37 anos, conversava com o agricultor. Segundo Bonifácio, Baldoino se desesperou e na tentativa de salvar a moto do fogo foi atingido pela corrente elétrica. “Foi um ato impulsivo, mas ele não percebeu que o fio tinha arrebentado”, disse o zelador. Baldoíno mora no assentamento Rio das Pedras e teria ido ao condomínio para buscar sementes de coquinho para plantar.
Cemig
A assessoria de imprensa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que o cabo foi rompido devido à queda de uma folha de palmeira direto sobre a rede. Com o ricochetear do fio de alta tensão, uma vegetação rasteira próxima à moto pegou fogo e causou o incêndio.
Segundo a companhia o atendimento de ocorrências de rompimento de cabos da rede é prioridade. Porém, quando chegou ao local, a vítima já havia sido socorrida por terceiros.
A assessoria da empresa informou ainda que a Cemig realiza campanhas durante todo o ano para orientar as pessoas a não se aproximarem de cabos partidos e nem tocar neles, mas acionar imediatamente a companhia pelo 116 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fonte:Correio de Uberlândia
Nenhum comentário:
Postar um comentário