Pesquisar este blog

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Museu Dona Beja tem curto-circuito e cama histórica pega fogo

Um casarão que no ano de 1800 foi a casa da Dona Beja e, desde 1934, é o Museu Dona Beja, em Araxá, no Alto Paranaíba, quase foi o foco de uma perda inestimável. Um curto-circuito no lustre de um dos quartos da casa - aberto à visitação - por pouco não incendiou o local. Os prejuízos foram um colchão de palha incendiado, uma cama antiga danificada e um problema na estrutura elétrica, segundo os bombeiros. Ninguém ficou ferido.
De acordo com uma representante do museu, que não quis se identificar, o incêndio começou no fim da tarde desta quinta-feira (14), mas não durou muito. "Os funcionários mesmos apagaram o fogo e os bombeiros chegaram depois", informou. Ela ainda disse que no quarto onde houve o incêndio, havia três camas, e a penas a que queimou era mais nova. "As outras duas camas são históricas, mais antigas e mais detalhadas. A que pegou fogo era antiga também, mas era a mais noda das três, e menos detalhada", disse a funcionária. Já o colchão de palha muio utilizado na época de Dona Beja, ficou completamente queimado.
O acervo do museu é rico em raridades e conta com objetos e móveis que data do século XVIII e século XIV. Muitas das peças são originais, como alguns móveis que foram doados pela própria Dona Beja.
Fonte: O tempo 14/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário