Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pintor morre eletrocutado durante trabalho em mercearia de Dourado

Um pintor de 32 anos morreu eletrocutado após encostar em uma rede de alta tensão, na manhã desta terça-feira (30), em Dourado (SP). O acidente aconteceu quando o homem pintava a parede de uma mercearia, no telhado. Martinho Gonçalo dos Santos, que morreu no local, não usava equipamentos de segurança.
Vizinhos do local viram quando o cabo do rolo de pintura tocou nos fios da rede elétrica. No momento do acidente, o carpinteiro Renato Romão estava dentro da mercearia, que passa por reforma. “Eu estava dois cômodos longe e ele estava no telhado. Eu estava acabando de fazer um serviço em outro cômodo embaixo, na hora que eu ouvi um estouro, eu corri para uma outra janela, próxima de onde ele estava, e vi ele pendurado de bruços”, contou Romão.
Dentro das residências, a corrente elétrica é de até 220 volts, o que já representa perigo em caso de choque. Nos fios de alta tensão, a descarga é de 13,8 mil volts.
A esposa da vítima precisou de atendimento médico quando soube do acidente. Os bombeiros de São Carlos foram chamados, porque o corpo do pintor estava em um local de difícil acesso. Por segurança, a CPFL cortou o fornecimento de energia em dois bairros durante o resgate do corpo.

Segurança
Segundo a Polícia Militar, o pintor não usava nenhum equipamento de proteção durante o trabalho. “A perícia que vai falar se houve alguma imprudência no procedimento dele, mas ele estava somente com a roupa do corpo e um óculos de proteção nos olhos”, afirmou o sargento da PM Walter Rodrigo Passareli.
A Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos informou que, em caso de acidentes, o engenheiro da obra e o proprietário dividem a responsabilidade pela segurança do trabalhador. Afirmou ainda que normalmente os profissionais usam equipamentos para evitar quedas e, por isso, o ideal é pedir o desligamento ou isolamento da rede para evitar acidentes.
Os fios de alta tensão estão próximos ao prédio, mas a Prefeitura informou que a cidade não tem leis que determinam distância mínima entre uma construção e a rede elétrica
Fonte: G1- São Carlos e Araraquara 30/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário