Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Moradores da zona rural de MS recebem orientação de como usar bem a energia elétrica

Moradores da zona rural de Mato Grosso do Sul estão recebendo orientações de como usar bem a energia elétrica. A falta de cuidado pode provocar acidentes graves.
São quase 65 anos de vida no campo. O agricultor Osmar Ribeiro aprendeu tudo que sabe no meio rural. O agricultor gosta de criar, fazer inventos no assentamento onde mora. A cerca que protege a pequena plantação é um orgulho para ele, mas dá até choque.
A tal cerca já é famosa na região. O seu Osmar contou que o gado que antes destruía a plantação nem chega mais perto da área. Até ele já tomou choque. "Mas a gente vai pegando o jeito. Eu tomei choque e se eu fosse meio fraco já tinha ido", contou.
A cerca foi ligada direto na rede de energia, de 110 volts. Os choques domésticos são responsáveis pela metade dos acidentes com energia elétrica no Brasil. Acidentes no campo com alta voltagem também preocupam.
Só este ano aconteceram três mortes na área rural de Mato Grosso do Sul. A primeira foi de um produtor agrícola. Ele voava a poucos metros do chão quando bateu numa rede de alta tensão. Outros dois homens também perderam a vida quando trabalhavam na lavoura. Eles subiram em uma colheitadeira, não viram os cabos e foram eletrocutados.
Para evitar mais acidentes, as concessionárias de energia de todo o Brasil lançaram uma campanha. Em Mato Grosso do Sul, o foco é na área rural. Os moradores do assentamento próximo ao município de Sidrolândia receberam as informações de uma forma bem descontraída.
Uma das lições foi dada para quem faz os famosos "gatos", instalações iguais aos do seu Osmar, e as feitas dentro de casa. No ano passado, cinqüenta e duas pessoas morreram no país por causa desse tipo de acidente. Numa média de um por semana.
"As pessoas viram problemas que eles mesmos estavam enfrentando e situações que eles mesmos provocavam de coisas erradas. Eles se identificaram, riram e, com isso, levaram um puxão de orelha de uma forma sutil", falou o ator Eduardo Romero.
O seu Osmar prometeu resolver o problema o mais rápido possível. "Eu vou arrumar um eletricista que entenda do serviço para fazer o serviço direito", disse.
Fonte Globo Rural - 1/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário