Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Incêndio destrói duas secretarias

Um incêndio de causa ainda desconhecida destruiu na madrugada de domingo os prédios onde funcionavam a Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus), a Secretaria de Estado da Ação Social (Seas), a Escola de Estudos e Pesquisas da Sejus, o Programa de Erradicação das Drogras, (Proerd) e a Agência de Defesa Agrosilvopastoril (Idaron). O fogo iniciou por volta das 2h da madrugada e se alastrou rapidamente. No momento do incêndio apenas seis vigilantes estavam no prédio e ninguém se feriu.
Os bombeiros combateram o incêndio com algumas dificuldades, mesmo utilizando toda a estrutura disponível na Capital. Foram utilizados na operação três caminhões auto bomba tanque e mais dois caminhões pipa da Caerd.
Os hidrantes das proximidades não funcionaram e a água dos caminhões auto bomba tanque foi insuficiente para combater as chamas. Diante da impossibilidade de debelar o incêndio nos prédios da Esplanada, os bombeiros tentaram evitar que o fogo atingisse o prédio da Idaron e o almoxarifado da Sejus, entre outros prédios vizinhos. “Foi um incêndio difícil de controlar, pois os tetos eram de alumínio, o que fazia com que o fogo fosse para os lados, queimando os demais prédios”, explicou Major BM Gregório que estava no comando das operações, junto com o comandante Coronel Nunes.
A estrutura antiga de madeira funcionou como combustão para que a chamas se alastrassem rapidamente não dando chances aos Bombeiros, que não conseguiram evitar a destruição total os prédios. O incêndio começou na Secretaria de Estado de Ação Social (Seas) e em pouco tempo se alastrou para os demais prédios.
As labaredas atingiram mais de três metros em alguns locais e as explosões, possivelmente provocadas por munição ou botijões de gás, foram ouvidas há mais de um quilômetro de distância, e dificultavam ainda mais o trabalho de combate ao incêndio. Prédios residenciais vizinhos às secretarias tiveram que ser evacuados pelos bombeiros e uma multidão assistiu ao incêndio na madrugada.
Os vigilantes e servidores da Sejus ainda conseguiram salvar alguns computadores e equipamentos da Escola, responsável pelo Curso de Formação dos novos agentes penitenciários e sócio educadores. Graças à ajuda de populares, quatro carros que estavam no estacionamento da Sejus foram arrastados para fora.
Durante toda a manhã de domingo o Corpo de Bombeiro ainda estava no local tirando os destroços e debelando alguns focos do incêndio. A perícia técnica foi acionada para determinar a causa do fogo, mas até o fechamento da edição ainda não tinha um parecer sobre o incêndio. A suspeita levantada até o momento pela Assessoria do Governo é de curto circuito na instalação elétrica.
Trabalhavam nas duas secretarias e demais órgãos dos prédios incendiados cerca de 300 servidores públicos. Durante a semana, será feita a transferência das atividades desenvolvidas na Sejus e na Seas para outras instalações do governo. Em 2009, as secretarias irão funcionar em novas instalações, o que já era previsto pelo governo.
Fonte: Diário da Amazonia - 15/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário