Pesquisar este blog

sábado, 8 de março de 2014

Consumidores são atingidos por descarga elétrica no centro

O hábito de comer um cachorro-quente foi literalmente apimentado por um grande susto para dois clientes de um estabelecimento comercial localizado no centro de Candelária. Ambos foram atingidos por um choque elétrico no último dia 22 de fevereiro.
Conforme o relato de uma das vítimas, que pediu para não ser identificada, o choque ocorreu no momento que recebia o troco em moedas. "Foi um impacto muito forte e rápido. Acho que o local estava energizado e, quando peguei as moedas, fui atingido", contou. Conforme o homem, outro rapaz, que estava ao seu lado, também recebeu a descarga. Em decorrência do acidente, ambos sofreram ferimentos leves e hematomas pelo corpo. A vítima disse ainda que chovia no momento do acidente.
Uma das suspeitas é de que o choque tenha sido ocasionado por algum fio desencapado, que entrou em contato com a água e o estabelecimento. Ele confirmou que o proprietário se colocou à disposição para auxiliar no atendimento médico. "Foi um acidente, que pode acontecer com qualquer pessoa. Infelizmente foi comigo, mas poderia ter sido com uma criança ou uma pessoa idosa, pois as consequências seriam piores", salientou.
Ouvido pela reportagem da Folha, o proprietário do local, que também teve o seu nome preservado, informou que a descarga elétrica foi motivada por um defeito em uma jarra elétrica utilizada para esquentar água. O empresário disse que já retirou o equipamento e que tomou outras providências para evitar novos acidentes. Além disso, salientou que havia prestado todo o auxílio necessário para as vítimas.
CUIDADOS - Conforme o eletricista Marcelo do Nascimento, é possível que o choque tenha sido ocasionado por algum fio que estivesse encostado no estabelecimento ou por algum objeto que tenha entrado em curto-circuito. Para evitar acidentes semelhantes, o profissional orienta as pessoas a não se encostarem em locais ou objetos metalizados, bem como não se aproximarem de fios suspeitos. "É possível que as vítimas tenham encostado em algum objeto energizado e sofrido a descarga de 220 volts", disse. Com relação às instalações internas, Nascimento sugere que se faça uma avaliação da rede de energia elétrica, verificando se a mesma possui dispositivos de segurança conforme as normas técnicas. "Caso a fiação esteja desgastada, é melhor trocar toda a rede. Remendos e ligações clandestinas podem sobrecarregar os fios, causando sérios problemas", salientou.
Fonte: Folha de Candelária 07/03

Nenhum comentário:

Postar um comentário