Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Três homens da mesma família morrem em consequência de choque elétrico no interior de Estrela

Uma instalação elétrica de mais de 40 anos e o vento que soprou no Vale do Taquari podem ter sido a combinação que vitimou três homens da mesma família na madrugada deste domingo no interior de Estrela.
Eles morreram em consequência de choques elétricos e foram encontrados na manhã de ontem no matagal de uma propriedade de Linha Geralda Baixa, distrito rural da cidade.
Segundo a Brigada Militar, a primeira vítima foi Décio José Walter, 63 anos. Ele saiu de sua propriedade por volta das 17h de sábado e não retornou. Seu genro, Charles Thomas, 32 anos, saiu para procurá-lo por volta da meia-noite, sem sucesso. Próximo das 3h, Charles pediu ajuda ao irmão, Virgílio Thomas, 37 anos, para repetir a busca. Os dois também não voltaram para casa.
A polícia trabalha com a hipótese de que uma queda de luz na residência tenha motivado Décio a tentar consertar a rede elétrica. O poste de luz ficava no matagal, a 40 metros da casa. Segundo o delegado Humberto Roehrig, da Polícia Civil de Lajeado, havia um fio no chão – provavelmente derrubado pelo vento ou pelas pancadas de chuva — no qual as vítimas tocaram, sofrendo os choques.

— Os três foram encontrados com o fio nas mãos — disse o delegado.
Ele ainda afirmou que a rede elétrica, embora de baixa tensão, era caseira, precária e muito antiga – tinha mais de 40 anos. A localização das instalações elétricas em um matagal também teve potencial, segundo ele, de aumentar a situação de perigo.
— Os fios deveriam passar por outro lugar. Qualquer vento ou qualquer movimentação de galhos de árvores pode fazer um fio cair — avaliou.

Quedas de energia seriam frequentes na localidade
Segundo um dos quatro filhos de Décio, Marcelo Walter, as quedas de luz eram frequentes na propriedade onde o pai ordenhava suas vacas e onde o cunhado Charles gerenciava um minimercado.
— Mas sempre que isso acontecia, o disjuntor caía. Dessa vez, o fio arrebentou, mas não caiu o disjuntor. Então, o fio estava energizado — contou.
A filha de Décio e mulher de Charles, Cristiane Walter, encontrou os três corpos no matagal próximo das 6h de ontem. Além da Brigada Militar, foram acionados o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A AES Sul, empresa distribuidora de energia na região, foi chamada para desligar a rede e permitir, com segurança, a remoção dos corpos e a perícia na área.
A companhia afirmou que não é responsável pelas instalações internas das residências e que o fornecimento de energia se dá apenas até o ponto de entrada – delimitado pelo medidor — de qualquer unidade consumidora.
Fonte: Zero Hora 12/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário