Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de abril de 2013

Menino morre após receber descarga elétrica em Santa Inês

Para tentar se proteger de ladrões, muitos moradores da região do Vale do Pindaré acabam apelando para improvisos, que põem em risco a vida deles e de outras pessoas. Um exemplo desse perigo foi o que aconteceu no último fim de semana em Santa Inês, um menino de 11 anos morreu vítima de um choque em uma cerca eletrificada.
Alian dos Santos Viana, de 11 anos, morreu quando ajudava a mãe recolher a roupa do varal. O vizinho fez uma ligação clandestina na cerca que separa os quintais e a eletricidade chegou ao arame onde as roupas ficavam estendidas.
De acordo com o técnico em Segurança do Trabalho, Almerindo Mendes Reais, toda e qualquer atividade que envolve energia elétrica deve ser considerada de alto risco, mesmo as mais simples devem ser feitas por um profissional capacitado.
O objetivo de quem instala uma cerca elétrica é evitar possíveis invasões em as residências. As cercas são instaladas com rigorosos métodos de segurança, mas nas áreas mais periféricas do município é cada vez mais comum o uso de ligações clandestinas, colocando em risco a vida de outras pessoas.

Mortes
Em 2010, o dono de uma chácara em Pindaré resolveu fazer uma ligação clandestina por conta própria. Um menino de 11 anos morreu ao sofrer uma descarga elétrica, quando tocou na cerca. O dono da chácara fugiu. Em fevereiro de 2012, Joel de Souza Dutra, de 26 anos, morreu depois de tocar em uma cerca de arame farpado. Segundo testemunhas, um pedaço de arame estaria ligado à rede elétrica.
De acordo com o Delegado Regional de Santa Inês, Valter Costa essa prática é considerada crime. E o responsável poderá responder por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Para não ser considerado crime, o dono da residência poderia fazer uma instalação própria, desde que a propriedade seja murada e essa ligação fique no alto.
Fonte: G1 Maranhão, 20/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário