Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Criança é eletrocutada na Praça da Várzea

Um garoto de oito anos sofreu um choque, no começo da noite deste domingo (6), após encostar em uma grade, próxima a um poste, na rua Azeredo Coutinho, na Praça da Várzea, Zona Oeste do Recife. Rodrigo Wanderley Nunes de Souza teve queimaduras na perna, no braço e feridas pelo corpo. A criança deu entrada, às 18h45, na emergência pediátrica do Hospital da Restauração (HR) e o quadro é estável, mas não há previsão de alta.
Segundo o avô de Rodrigo, José da Mata Nunes, 58 anos, ele e mais um colega brincavam na praça quando o garoto segurou a grade, que cerca um campinho de futebol e passa corrente de energia com a proximidade do poste, e recebeu a descarga elétrica. Ele ficou cerca de quatro minutos preso. Os dois estavam acompanhados por suas respectivas mães.
Após o seu amigo avisar a mãe de Rodrigo, Cristiane Wanderley, sobre o acidente, ela conseguiu puxar o garoto, já desacordado. A mãe também sofreu choques, mas não precisou de atendimento médico. Pessoas próximas à praça fizeram massagem cardíaca e conseguiram reanimar a criança. Rodrigo foi levado de táxi para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá e transferido em seguida para o HR. Ele passa por exames e avaliação médica, respira normalmente e ainda está sob o efeito da medicação recebida na UPA.
Uma equipe da Celpe desligou a energia do local. O órgão informou também que o poste é responsabilidade da Prefeitura do Recife. Em comunicado, a empresa notifica que "a manutenção do poste situado na Praça da Várzea, no Recife, é de responsabilidade da administração municipal. Por questão de segurança, a concessionária suspendeu o fornecimento de energia que supre a iluminação pública do espaço. A empresa reitera que postes ornamentais e suas redes elétricas, em geral instalados em praças, pontes e canteiros centrais, pertencem ao acervo das prefeituras".
Em nota, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB) informou que "acionou a equipe de iluminação do plantão noturno do órgão para realizar uma vistoria técnica nos postes da Praça da Várzea entre a noite deste domingo (06) e manhã da segunda-feira (07) e verificar de quem é a responsabilidade para tomar as medidas cabíveis".
Este não é a primeira ocorrência de descarga elétrica na Praça da Várzea. Segundo o morador Luiz Carlos de Souza, 60 anos, duas crianças já levaram choque enquanto brincavam na praça. Ele ainda comentou que, em fevereiro deste ano, um senhor também se acidentou. Moradores do local já entraram em contato com Celpe para notificar os problemas, mas nada foi feito.
Acidentes devido a descargas elétricas são recorrentes na Região Metropolitana do Recife. No último mês de agosto, um adolescente levou um choque após subir num muro de um colégio para pegar uma bola e encostar-se em um fio baixo, no bairro de Ouro Preto, em Olinda. No local, pessoas relataram alguns acidentes envolvendo corrente elétrica na escola. O estado de saúde dele era estável.
Já em Aldeia, em Camaragibe, no mesmo mês, um jovem de 19 anos faleceu após encostar acidentalmente em um fio de média tensão. O garoto foi socorrido e levado para a UPA de São Lourenço da Mata, mas não resistiu.
Outro caso foi a morte de uma criança de cinco anos, em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes. A suspeita era que a causa tenha sido provocada por algum incidente doméstico.
Fonte: Folha PE 06/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário