O tradicional passeio a cavalo dominical acabou em tragédia para um grupo de amigos de Niterói. Durante o temporal, ocorrido na noite de anteontem, o aposentado Aloísio Ferreira, 60 anos, e dois cavalos morreram eletrocutados quando passavam pela Estrada do Vai e Vem, no Engenho do Mato. Segundo os amigos de Aloísio, um fio da rede de alta tensão - com treze mil volts - se soltou do poste e atingiu uma área molhada e com pequenos alagamentos. O aposentado e os dois animais foram atingidos pela descarga, que aumenta substancialmente quando há contato com a água.
Aloísio e seu grupo de amigos estavam voltando de um passeio a Itaipuaçu, por volta das 20h. Ao lado da vítima, o proprietário do Haras 49, Antônio Carlos Mello, o Carlinhos Lamparão, disse que o acidente aconteceu muito rápido e que não houve tempo para ajudar o amigo. Havia cinco pessoas com cavalos na estrada.
“Eu estava na frente do grupo, quando a minha égua começou a pular fora do trajeto. Não entendi o que era, mas agora vejo que ela já estava tomando choque. Na hora, havia um fogo branco no chão. Estava muito escuro e comecei a ouvir o Aloísio gritar, falando que o seu cavalo estava morrendo. Foi horrível, pois tentei descer do meu animal e não consegui. O cavalo de outro amigo também morreu. Esse amigo ainda tentou fazer alguma coisa, mas não conseguiu. Após alguns minutos, tudo pegou fogo”, lembrou.
“Essa estrada é utilizada até mesmo por carros. Passo por ela há 30 anos. Só que não há estrutura. Os postes estão largados e acidentes como esse são bem possíveis de acontecer”, encerrou Antônio Carlos.
Aloísio era morador de Itacoatiara e deixava o seu cavalo num haras do Engenho do Mato. O caso foi registrado na 81ª DP (Itaipu).
Amigos culpam Ampla
O corpo do aposentado Aloísio Ferreira foi sepultado, no fim da tarde de ontem, no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, Niterói, com a presença de aproximadamente 150 pessoas.
“Não foi uma fatalidade. Quem deixa o fio solto, sem conexão nenhuma, além de galhos e bambus farpados na altura da vista, num local como aquele, tem que ser o responsável. É preciso que haja manutenção da estrada para impedir acidentes”, disse Carlinhos Lamparão, durante o velório de Aloísio. Os moradores querem se mobilizar para reivindicar da Ampla a melhoria da manutenção da rede de energia e dos postes no local.
Nota oficial - A Ampla divulgou nota oficial, informando que o incidente foi provocado por uma árvore, que caiu e atingiu a rede quando o grupo de cavaleiros passava. A empresa informa ainda que existem precauções a serem adotadas para se evitar acidentes durante os temporais, como evitar banhar-se; não usar chuveiro ou torneira elétrica; além de não tocar em objetos com estrutura metálica.
A empresa também recomenda que as pessoas não saiam durante as chuvas. Segundo a Ampla, as que estiverem fora de casa nessa situação, devem evitar contatos com cercas de arame, tubos metálicos e, principalmente, linhas telefônicas ou elétricas. Além disso, deve-se evitar passar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e carroças ou o contato com poças d’agua.
Fonte: O São Gonçalo Online 18/03
Nenhum comentário:
Postar um comentário