Pesquisar este blog

domingo, 21 de julho de 2013

Cabo cortado por pipa pode ter causado choque

Cauã Henrique Mello Camargo, 7 anos, permanece internado em estado grave na UTI do Hospital Estadual de Bauru.
Na tarde de anteontem, Cauã saiu de casa acompanhado da mãe para ir comprar uma lanterna de brinquedo.
A mãe, Ana Paulo Mello Camargo, empurrava o carinho de bebê onde estava o outro filho, de 3 anos. Ao passar pela quadra 13 da rua Pedro Fernandes, no bairro Popular Ipiranga, o menino se aproximou de um fio que estava solto da rede elétrica. “Ela falou: cuidado, sobe na calçada”, conta a avó Vera, 48 anos.
Mas Cauã acabou colocando a mão no fio e recebeu uma descarga elétrica. Ocorreram duas explosões, e a criança caiu no chão, insconsciente. O acidente aconteceu perto da UPA do Ipiranga, onde o menino recebeu os primeiros socorros.
De acordo com depoimento de uma testemunha, a queda do fio foi causada por uma linha de pipa. Agora, a polícia investiga qual foi a causa do rompimento do fio: se foi forçado, cortado, ou houve curto-circuito.
Uma das hipóteses apresentados no boletim de ocorrência aponta que uma linha de pipa especial, usava em campeonatos de corte, possa ter causado o rompimento.

No entanto, outras teses serão analisadas.
“Não acredito que a linha possa ter cortado o fio. A linha chilena, tanto como o cerol, são condutores de energia. Talvez, ao encostar no fio, a linha da pipa pode ter feito uma conexão entre as duas fases da rede, provocando o curto e, com isso, o rompimento”, diz Afonso Fábio, engenheiro elétrico, presidente da Assenag (Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Bauru). Silvio Teixeira da Silva, 20, que soltava pipa no local, foi preso como suspeito pelo acidente.
Após ver fio quebrado, rapaz foi para casa
De acordo com depoimento de testemunhas, Silvio estaria soltando pipa na rua quando a linha ficou enroscado na rede elétrica.
Ele passou a puxar a linha, tentando resgatá-la.
Uma vizinha viu a ação e chegou a pedir para ele parar de forçar a linha, já que poderia causar um acidente, mas Silvio não obedeceu. O resultado foi o rompimento do fio de alta tensão. Com isso, o rapaz saiu do local e foi para sua casa. Ele mora em frente ao local onde o acidente aconteceu.
De acordo com o boletim de ocorrência, a linha da pipa de Silvio poderia ser de um tipo especial e perigoso, conhecido como “linha chilena”, com quartzo moído e óxido de alumínio, que tem poder cortante quatro vezes mais forte que o cerol.
Silvio foi encontrado em sua casa e preso por tentativa de homicídio, uma vez que foi avisado pela vizinha para não forçar a linha e insistiu no ato, causando o dano e negligenciando-o. O carretel da linha foi apreendido e será submetido a análise pericial. Somente após a divulgação do laudo pelo Instituto de Criminalística que vai ser possível avaliar o que teria rompido o cabo.
A CPFL esclarece que realiza anualmente campanhas de orientação e informação sobre os riscos trazidos pelas pipas ao sistema elétrico, podendo provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica, bem como, acidentes graves de consequências imprevisíveis.

MAIS
Orientações para evitar acidentes com pipas
De acordo com orientações da CPFL Paulista, pipas devem ser empinadas longe de rede elétrica e de preferência em espaços abertos como praças, parques e campos de futebol. Isso evita interferências na qualidade do fornecimento de energia elétrica, serviço telefônicos e em antenas. O uso do cerol (mistura de cola, limalha e vidro moído) ou da “linha chilena” deve ser evitado.
Fonte: Rede Bom dia - 17/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário