Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pane elétrica deixa alunos sem aula

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Quatro de Janeiro, em Porto Velho estão há três semanas sem aula por conta de uma pane elétrica. O curto-circuito ocorreu no dia 29 de agosto pelo fato de um transformador não suportar a carga de energia, que até então era somente para os ventiladores. Com a instalação de 18 centrais de ar condicionado, o mesmo sistema elétrico não suportou e ocorreu a pane, estourando o transformador. Até sexta-feira o problema ainda não tinha sido resolvido e os pais e alunos temem ficar mais uma semana sem aula e perder o ano letivo.
A dona de casa Rosangela Rangel, 35 anos, já não sabe mais o que fazer com os dois filhos que estão há três semanas sem aula. “Eu estou tentando manter eles em casa estudando os livros, mas eles já perderam muito conteúdo e podem perder”, explica. “Isso é uma vergonha, demorar três semanas para arrumar uma pane elétrica”, desabafa. O mesmo problema atinge outras três unidades de ensino estadual na Capital.

Comum acordo

De acordo com a diretora da E.E.E. Quatro de Janeiro, Ivanilce Araujo, as aulas foram suspensas depois do dia seis de setembro a pedido dos próprios alunos que não conseguiam suportar o calor dentro das salas de aula e o ambiente escuro.

Em comum acordo ficou acertado tanto com os estudantes quanto os pais que as aulas seriam suspensas por quatro dias para que fosse trocada toda a fiação da escola, sendo refeita toda parte elétrica desde o transformador até as tomadas nas salas de aula, sendo investido em torno de R$ 70 mil, oriundos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para materiais de construção. E acrescenta dizendo que os alunos irão perder parte das férias devido terem ficado tantos dias sem aula para reporem esses aulas.

Já o secretário Robson Mesquita, da Secretaria Executiva Regional (SER), que é responsável pelos reparos dos órgãos do governo declara que o atraso nos trabalhos se deu pelo fato de que os engenheiros terem constatado que a tubulação não estava apta para receber o cabeamento novo, por estar totalmente podre, tendo que manter as aulas suspensas por mais alguns dias, tendo o retorno previsto para a próxima segunda-feira (20). “Tivemos que arrancar tudo, são oito trabalhadores trabalhando direto sem parar para evitar que novas panes aconteçam e que a escola seja entregue o quanto antes”, disse.

Outras unidades

Tão insatisfeitos quanto os pais dos alunos da Escola Quatro de Janeiro estão os 2.100 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Luiz que sofrem com as altas temperaturas dentro da unidade, pelo fato da instituição estar passando pelos mesmos problemas, onde das 20 salas de aula existentes, apenas oito estão com as centrais de ar funcionando. Segundo a diretora Clarinda de Araujo desde que foram instalados há quatro anos, os mesmos só funcionaram por dois e até hoje a Seduc não tomou nenhuma providência, mesmo tendo conhecimento do assunto. “Os alunos reclamam muito do calor, nosso maior problema é a rede de iluminação que não comporta a carga, a Secretaria já fez reformas, mas não solucionou”, relatou.
Questionado sobre este problema o secretário Robson Mesquita, da Secretaria Executiva Regional (SER), explica que até o momento não foi notificado sobre essa situação na Escola São Luiz e acrescenta que assim que terminar as obras na Escola Quatro de Janeiro, tem um planejamento para a Escola Estadual Murilo Braga que na sua opinião é muito mais grave.
Fonte:Diario da Amazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário