Pesquisar este blog

domingo, 11 de dezembro de 2011

Curto-circuito afetou árvore natalina de Mirassol

A árvore de Natal localizada no bairro Mirassol (Natal - RN) foi religada ontem. Na noite da terça-feira passada, data marcada para a inauguração do espaço, a iluminação foi acesa, no entanto, poucas horas depois, um "apagão" na estrutura tirou o brilho da festa. A prefeita Micarla de Sousa chegou a afirmar, durante entrevista a um canal de televisão, que o problema foi causado porque "os fios que ligavam a caixa de energia à árvore foram cortados por alguém". No entanto, eletricistas responsáveis pela manutenção da árvore e o secretário-adjunto da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Mounarte Brito, confirmaram que a árvore apagou por causa de um curto-circuito na estrutura.
O defeito na instalação elétrica, segundo Mounarte Brito, foi provocado pelo furto de quase mil metros de cabos elétricos da rede de iluminação pública. "Os vândalos começaram a roubar os fios lá perto da passarela de Neópolis. Por causa disso, aconteceu o apagão não só na árvore como na decoração natalina da BR-101", disse. O secretário adjunto explicou ainda que não há pistas de quem cometeu o crime. A Prefeitura informou que solicitou ajuda à secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). Também foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Plantão da zona Sul. Posteriormente e será aberto um inquérito policial para investigar o delito.
A prefeita Micarla insinuou que o episódio teve conotação política e classificou a ação dos possíveis opositores como vandalismo. "Por conta do corte nos fios, houve o curto-circuito. Fazer isso com um bem público é fazer sabotagem, maucaratismo e vandalismo". Mounarte Brito disse que o roubo de fiações públicas é comum em Natal. "Isso são usuários de drogas que roubam o fio para vender o cobre. Com o dinheiro, compram drogas. O prejuízo para a população é muito grande. Todos os dias acontece algo desse tipo", alertou.
O eletricista Vinícius Fernandes, da empresa Enatec Construção e Serviços LTDA - responsável pela montagem e manutenção da árvore - confirmou que, apesar do problema elétrico, nenhuma lâmpada queimou. "Só alguns fios que precisaram ser trocados", disse.
A árvore foi religada ontem, por volta das 18h, e até o fechamento desta edição, não apresentou um novo problema. Porém, um dos sistemas de lâmpadas, responsável pelo efeito "cascata luminosa", não foi ligado. Segundo Brito, o curto circuito provocou uma pane na parte eletrônica desse sistema. "Mas isso está sendo resolvido e sexta-feira estará tudo funcionando normalmente", afirmou. O secretário adjunto da Semsur nega que seja necessário esperar por peças vindas de outros países. "É um conserto simples, sem maiores complicações".
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário