Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Trabalhador morre eletrocutado no Dia em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho

Quando em todo o mundo é celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em 28 de abril, uma triste notícia abateu os trabalhadores das prestadoras de serviços às concessionárias de energia elétrica. O eletricista de linha viva da empresa Eletec, Gilson da Silva Santos, 41 anos, sofreu uma descarga elétrica e morreu, ao meio dia de ontem (27), ao executar serviço de linha viva na Avenida Jorge Amado.

O trabalhador é natural de Tocantins, mas residia com seus familiares em Sergipe. O sepultamento deverá ocorrer em uma dessas cidades.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-Ba), José Ribeiro, lembra que a data foi instituída em maio de 2005, para debater e buscar soluções para acabar com a ocorrência de acidentes no meio ambiente do trabalho. “É preciso que as empresas valorizem e cuidem mais da segurança dos seus trabalhadores”, ressaltou.

Nesta sexta-feira (29), às 7 horas, será realizada uma manifestação na porta da Eletec, ao lado da Estação Pirajá. E a partir das 8 horas, como parte da programação em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho, acontece um Seminário no auditório do Ministério Público do Trabalho, Corredor da Vitória, promovido pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat).

Em Salvador, o Forumat está lembrando a data com debates e apresentação do resultado de análises sobre as mortes que ocorreram nas obras do condomínio de luxo Le Parc. O objetivo é difundir informações e conhecimento, para contribuir com a prevenção de novos acidentes do trabalho.

O Le Parc é a obra onde mais ocorreram acidentes nos últimos anos: o ajudante comum Genildo dos Santos morreu ao cair da sétima laje da obra, no dia 23/11/2009; e os operários Leandro Marques Cardoso e Roberto Robson dos Santos morreram esmagados por uma grua, em 08/09/2010.

No Brasil, os setores onde ocorrem mais acidentes do trabalho são os de serviços, alimentos e construção civil. O Forumat na Bahia é composto pelo MPT, SINTRACOM-BA, FETRACOM-BA, CTB e outras entidades sindicais.
Fonte:Portal Mundo Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário