Quando em todo o mundo é celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em 28 de abril, uma triste notícia abateu os trabalhadores das prestadoras de serviços às concessionárias de energia elétrica. O eletricista de linha viva da empresa Eletec, Gilson da Silva Santos, 41 anos, sofreu uma descarga elétrica e morreu, ao meio dia de ontem (27), ao executar serviço de linha viva na Avenida Jorge Amado.
O trabalhador é natural de Tocantins, mas residia com seus familiares em Sergipe. O sepultamento deverá ocorrer em uma dessas cidades.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-Ba), José Ribeiro, lembra que a data foi instituída em maio de 2005, para debater e buscar soluções para acabar com a ocorrência de acidentes no meio ambiente do trabalho. “É preciso que as empresas valorizem e cuidem mais da segurança dos seus trabalhadores”, ressaltou.
Nesta sexta-feira (29), às 7 horas, será realizada uma manifestação na porta da Eletec, ao lado da Estação Pirajá. E a partir das 8 horas, como parte da programação em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho, acontece um Seminário no auditório do Ministério Público do Trabalho, Corredor da Vitória, promovido pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat).
Em Salvador, o Forumat está lembrando a data com debates e apresentação do resultado de análises sobre as mortes que ocorreram nas obras do condomínio de luxo Le Parc. O objetivo é difundir informações e conhecimento, para contribuir com a prevenção de novos acidentes do trabalho.
O Le Parc é a obra onde mais ocorreram acidentes nos últimos anos: o ajudante comum Genildo dos Santos morreu ao cair da sétima laje da obra, no dia 23/11/2009; e os operários Leandro Marques Cardoso e Roberto Robson dos Santos morreram esmagados por uma grua, em 08/09/2010.
No Brasil, os setores onde ocorrem mais acidentes do trabalho são os de serviços, alimentos e construção civil. O Forumat na Bahia é composto pelo MPT, SINTRACOM-BA, FETRACOM-BA, CTB e outras entidades sindicais.
Fonte:Portal Mundo Sindical
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário