Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Temporal causa uma morte e deixa 12 mil sem luz no Noroeste do Paraná

O temporal que atingiu Maringá e região durante a tarde desta quarta-feira (16/12) provocou estragos e colocou equipes da defesa civil, Copel e prefeitura em alerta. Boa parte da região norte da cidade ficou sem luz por pelo menos duas horas e vários pontos de alagamento pelas ruas deixaram o trânsito complicado. Infelizmente, dessa vez os estragos não foram apenas materiais. Um agricultor morreu ao ser atingido por um raio em São Pedro do Ivaí, 84 quilômetros de Maringá.
A chuva durou apenas 10 minutos, mas quedas de árvores sobre a rede elétrica deixaram 11.939 residências ficaram às escuras. Até 17h30 havia ainda cerca de 7,5 mil clientes sem energia, que foi restabelecida totalmente por volta de 20h30. Segundo a Copel, quatro alimentadores deixaram de transmitir eletricidade, provocando o apagão. A companhia precisou colocar 31 equipes para restabelecer o serviço em 44 bairros atingidos.
Ventos de até 80 quilômetros por hora foram medidos pelos equipamentos da meteorologia do Aeroporto Silvio Name Junior. O vendaval derrubou 22 árvores, segundo o secretário de obras públicas, Vagner Mussio. Foram verificados 14 pontos de alagamento que deixaram o trânsito complicado, principalmente na Avenida Paraná, onde os semáforos ficaram apagados por aproximadamente 40 minutos. Os agentes da Secretaria de Transportes (Setran) precisaram organizar o tráfego.
Entre as árvores que caíram, alguma obstruíram totalmente o trânsito, como na Rua Caxambu, quase esquina com a Av. Morangueira, no Jardim Alvorada e a na também Av. Curitiba. Outras caíram sobre carros e motos, mas ninguém ficou ferido.
Em Paiçandu, região metropolitana de Maringá, a água também tomou conta das ruas e a enxurrada invadiu casas. Em Sarandi, os bombeiros registraram apenas um curto circuito na rede elétrica, mas sem gravidade nem feridos.
São Pedro do Ivaí
O produtor rural Vanderlei Moraes de Souza morreu durante o temporal, vítima de uma descarga elétrica por volta de 15 horas. Ele estava numa propriedade no município de São Pedro do Ivaí, cerca de 80 quilômetros de Maringá, quando foi atingido por um raio. O homem de 45 anos chegou a ser socorrido, mas morreu no Pronto Socorro da cidade.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Apucarana, que atendeu a ocorrência, Souza estava descendo de um trator, numa área descampada, quando foi atingido. Quando os bombeiros chegaram o homem já havia sido levado para o hospital. O CB encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana.
Fonte:Jornal de Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário