Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Homem morre vítima de choque elétrico em São Luís

O corpo de um homem de 34 anos deu entrada na manhã de sábado (6), no Instituto Médico Legal do Maranhão (IML-MA), em São Luís. Segundo o boletim do Instituto, ele morreu após receber uma descarga elétrica em sua residência, no São Raimundo, e chegou a ser levado para o Hospital Geral, mas não resistiu aos ferimentos.
No dia 20 de dezembro, outro homem, de 45 anos, morreu eletrocutado ao tentar religar um cabo de energia de forma clandestina no Mercado da Liberdade, mesmo usando luvas, alicate e cinto de segurança.
Os casos chamam a atenção para os cuidados ao manusear equipamentos elétricos dentro e fora das residências. De acordo com o executivo de Imprensa da Companhia Energética doMaranhão (Cemar), Luiz Carlos Cardoso, somente profissionais capacitados e habilitados podem intervir na rede de energia elétrica de vias e estabelecimentos públicos, pois utilizam equipamentos específicos para a proteção da vida, os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva).
“Embora trabalhando na eminência do risco, essas pessoas sãos treinadas para isso”, destacou Luiz Carlos Cardoso.
Já para evitar acidentes e descargas elétricas dentro de casa, alguns cuidados são necessários, como: desligar a chave geral quando for fazer algo que envolva componentes elétricos ou que estejam ligados à rede elétrica.
Os eletrodomésticos, se não utilizados da maneira correta, também pode trazer riscos. Colocar a colher dentro do liquidificador enquanto a tomada está ligada é um risco, pois pode haver descarga elétrica.
Ao lavar a cozinha, todos os eletrodomésticos devem ser desconectados da tomada. A combinação de água e energia é extremamente perigosa, pois a água é um excelente condutor de energia.
Tomadas devem ficar superior a um metro e meio para evitar acidentes com crianças que estejam engatinhando e aprendendo a andar. Caso as tomadas já existam em altura inadequada, a recomendação é utilizar protetores para isolar a tomada. Até mesmo a fita crepe pode ser isolante.
“É importante frisar que criança não pode e não deve manusear equipamentos elétricos, ainda que este seja um videogame. Já o adulto, deve estar sempre calçado com sandália de borracha para evitar receber descarga elétrica”, alertou Cardoso.
Se ocorrer um acidente, a primeira orientação é desligar no disjuntor de energia. Depois, fazer procedimentos de primeiros socorros, como massagens cardíacas e respiração boca a boca. A recomendação é ligar imediatamente para a Polícia Militar (190), o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: G1 Maranhão 6/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário