Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Garoto encosta em postes e morre eletrocutado

Um menino de 12 anos morreu eletrocutado após encostar, por volta das 14h30 de ontem 11/02, em dois postes de metal, colocados na Rua João Pinheiro dos Santos, no Jardim São Camilo, bem perto da casa em que vivia. Walison Antonio Kerber tinha acabado de ajudar um vizinho, que trabalhava na reforma de uma casa, e mexia em um monte de areia, quando resolveu descansar.

Uma perna do garoto tocou em um dos postes (na cor amarela), e um braço, em outro (azul). De repente, Walison caiu inconsciente. Vizinhos acionaram a família e Kerber logo foi levado ao Pronto Atendimento (PA) do Bairro Ponte São João, mas já chegou ao local sem vida.

O cenário em que a vítima perdeu a vida apresenta uma série de ligações clandestinas de eletricidade, conhecidas popularmente por “gatos”. Suspeita-se que Walison levou uma descarga causada pela condução da energia entre os postes. O tio do garoto, o pintor Amaury Rodrigues da Costa, 33, explicou que várias pessoas já tinham reclamado de choques, ao tocarem os objetos.

Família abalada
“Já pedimos providências à CPFL. A última vez que isso ocorreu foi em dezembro de 2010. Infelizmente, desta vez, meu sobrinho morreu após levar um choque”, disse Amaury. Ainda de acordo com o tio, a família está muito abalada. “Minha irmã, mãe do menino, teve que tomar calmantes”.

Quem olha para o local em que Walison faleceu, vê inúmeros emaranhados de fios. Os postes estão situados quase em frente à Viela Newton de Oliveira, antiga Travessa 3. A alguns metros dali, um pequeno grupo de moradores fechou a Rua Angelo Rivelli, com sacos de lixo e pequenas caçambas onde estes são depositados antes de serem recolhidos. Foi uma forma de protesto pelo que ocorreu na Rua João Pinheiro dos Santos.

Escola hoje
O caso da morte do garoto foi registrado no 1º DP, na Rua Anchieta, no Centro. Um exame necroscópico foi pedido pela polícia. Quem esteve ontem no Distrito foi o pai do menino, Dorival José Kerber, acompanhado de um amigo da família e de um irmão. Visivelmente transtornado com a morte do filho, ele disse - chorando - que estava descansando quando soube do fato. “Eu até já tinha comprado o material escolar dele, para que hoje começasse a estudar”, encerrou Dorival.
Fonte:Jornal de Itupeva

Menina de 1 ano morre eletrocutada em Flores

Uma criança morreu eletrocutada na tarde dessa quarta-feira (09/02) no município de Flores, no Sertão de Pernambuco.

A menina Maria Izabele da Silva Araújo, 1 ano e 2 meses, sofreu uma descarga elétrica ao colocar os dedos em uma tomada na área de serviço da casa. Segundo a Polícia Militar, a mãe da criança Marisa Cordeiro da Silva, 21 anos, tinha se afastado da menina para ir até outro cômodo da casa, quando perceu os gritos da filha e saiu correndo.

Marisa ainda tentou retirar a filha e também acabou levando um choque, mas não se feriu. A menina morreu no local.

O corpo da criança foi levado para a Unidade Mista de Saúde Genésio Xavier. O velório de Maria Izabele da Silva será na tarde dessa quinta-feira (10).
Fonte:JC Online

Homem eletrocutado não morreu em função da chuva

Cachoeira do Sul - Ao contrário do que foi noticiado mais cedo, o homem que morreu eletrocutado na divisa entre Esteio e Cachoeirinha nesta quinta-feira, 10/02, não sofreu o acidente em função da chuva desta manhã. Segundo familiares, o caso aconteceu pela manhã, antes dos alagamentos, e ele estava seco no momento.

Ainda segundo familiares, Ezequiel Antônio da Silva de Oliveira, 26 anos, foi atingido por uma descarga elétrica quando ajudava um vizinho a fazer uma instalação.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Esteio esclareceu que a região onde aconteceu o acidente, conhecida como Antena, tem limites difíceis de definir, por isso a confusão nas informações sobre o ocorrido.
Fonte:Diario de Canoas

Duas pessoas morrem eletrocutados em Chorozinho

Um jovem e um adolescente morreram em decorrência de um choque elétrico no município de Chorozinho (Região Metropolitana de Fortaleza), na manhã desta quinta-feira, 10/02.

Os vizinhos Ricardo Tavares da Silva, 19, e Álvaro Barone da Costa Silva, 15, estavam montando uma antena de TV, quando o suporte de ferro do equipamento encostou em um poste de alta tensão. Com a descarga elétrica, os dois tiveram morte imediata.
Fonte:O Povo Online

Incêndio atinge empresa de reciclagem em Salto

Um incêndio destruiu uma empresa de reciclagem em Salto, localizada na estrada Jurumirim, na segunda-feira, dia 7 de fevereiro. Apesar dos estragos, os funcionários conseguiram escapar a tempo e ninguém ficou ferido. As chamas, que chegaram a 15m de altura, teriam se espalhado por uma área de 500m².

O fogo, que foi iniciado por meio de um curto-circuito em um dos galpões, foi combatido somente no início da noite do mesmo dia. A ação do Corpo de Bombeiros teve início por volta das 15 horas, quando o órgão foi acionado. A estrada Jurumirim fica localizada no bairro da Canjica e liga a cidade de Itu a Salto.
Fonte:Itu.com.br

Fogo destrói oficina e cinco viaturas na Póvoa de Varzim

Um incêndio, provavelmente causado por um curto circuito, destruiu esta manhã 09/02 uma oficina de reparação automóvel na freguesia de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim. Ninguém se encontrava a trabalhar no local à hora do sinistro

Cinco viaturas ficaram totalmente destruídas num incêndio ocorrido esta manhã, pelas 6.25, na oficina Multi Impacts localizada na rua do Silêncio, em Aguçadoura, Póvoa de Varzim.

As instalações da empresa ficaram totalmente destruídas assim como cinco veículos. O fogo causou ainda danos em outros três. No local, a combater as chamas, estiveram os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Vazim, com seis viaturas e 20 elementos.

À hora do sinistro a oficina estava ainda encerrada pelo que não há vítimas a registar.
Fonte:DN Portugal

Ato de vandalismo paralisa metrô por 40 minutos

Por volta das 6h25 desta terça-feira (08/02) uma haste metálica foi arremassada nos fios da rede elétrica do metrô, entre as estações Mangueira e Ipiranga, no bairro de Afogados, Zona Oeste da cidade, causando um curto circuito. Por isso, o metrô ficou parado por cerca de 40 minutos.

De acordo com o gerente de operações do Metrorec, João Dueire, entretanto, a demora na volta das operações foi devido à saída de alguns passageiros. "Depois de 5, 10 minutos, as pessoas começaram a sair para os trilhos." As atividades teriam voltado em 15 minutos se os passageiros tivessem permanecido no vagão, mas demoraram mais que o dobro. "Por medida de segurança, o trem só anda depois que a última pessoa saiu do trilho", explicou o gerente.

Depois da paralisação, o trem foi levado para manutenção, e após ter seu sistema avaliado, já voltou a circular.

Viaturas com seguranças do metrô chegaram a ser acionadas e foram ao local, mas não encontraram os responsáveis pelo ato de vandalismo.

CONSCIENTIZAÇÃO - João Dueire também informou que o Metrorec pretende realizar uma campanha para conscientizar os passageiros sobre o uso correto do metrô. "Sempre fazemos campanha, mas quando há casos assim, fazemos panfletos e nos juntamos a líderes comunitários das redondezas das estações para dialogar com a população."
Fonte:JC Online

Falta de luz atinge bairros das zonas sul e oeste de São Paulo

Um blecaute atingiu parte da cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira 08/02. Por volta das 15h, um transformador apresentou uma falha e, os outros dois aparelhos, como parte do sistema de proteção, também pararam de funcionar.

Dez minutos após o problema, a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) colocou os dois transformadores em operação.

As regiões atingidas foram Paulista, Brigadeiro, 13 de Maio e imediações, além de parte da zona sul, como Vila Olímpia, Itaim Bibi, e parte da zona oeste, como Leopoldina, Perdizes, Pinheiros.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, também registrou falta de luz. Segundo a assessoria, a queda de energia ocorreu às 15h12, e o aeroporto funcionou com auxílio de gerador até às 15h25.

Não houve interferência nos voos e o aeroporto opera normalmente com condições visuais. No momento, são 11 pontos sem energia elétrica de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Fonte:eBand

Incêndio destrói 70 carros em concessionária de MG

Setenta carros foram destruídos em um incêndio no pátio de uma concessionária em Formigas, na região centro oeste de Minas Gerais. O proprietário não soube informar as causas do incêndio.

Cerca de 18 mil litros de água e quatro viaturas com 15 homens do Corpo de Bombeiros foram necessários para apagar as chamas. Além desse caso, os bombeiros foram acionados para conter dois incêndios que atingiram a capital mineira.

O primeiro aconteceu durante a madrugada deste domingo 06/02, em um supermercado no bairro Padre Eustáquio. As chamas começaram após um possível curto-circuito em uma máquina de cartão de crédito. O fogo atingiu fiações elétricas, o teto do local e também parte da parede do local.

O outro caso foi o incêndio de um veículo em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O dono do carro suspeita de um superaquecimento.

Nos três casos não houve feridos.
Fonte:eBand

Bombeiros apagam incêndio em panificadora

Duas equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas na tarde de hoje (06/02) para controlar um incêndio em uma panificadora. O estabelecimento fica em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) II, na rua Europa, no bairro Brasília, em Cascavel.
As chamas atingiram a parte de trás do comércio, onde ficam os maquinários e o forno. Os bombeiros controlaram o fogo em poucos minutos. De acordo com as primeiras informações, parte das máquinas teria sido danificada e o forro destruído. A causa do incêndio pode ter sido um curto circuito.
Muitas pessoas se aglomeraram para acompanhar o trabalho dos bombeiros. A rua Europa entre a rua Vinícius de Morais e a Pedro Raimundo ficou interrompida por alguns minutos.
Fonte:CGN Noticias

Jovem morre eletrocutado após chuva no RS

Um jovem de 19 anos morreu eletrocutado na enxurrada que atingiu São Leopoldo (RS), no Vale do Sinos, na manhã deste domingo (06/02). Conforme informações do Jornal NH, de Novo Hamburgo, Josias Samuel Martins de Lima era morador do bairro Santo André, o mais atingido pelo temporal no município. Uma equipe do Samu ainda tentou socorrê-lo, mas ele não resistiu e chegou sem vida ao Hospital Centenário.

A forte chuva que caiu nessa manhã em São Leopoldo fez com que o Corpo de Bombeiros montasse uma operação para retirada de alguns moradores do bairro Santo André. Com apenas cinco homens para atender a cidade inteira, parte do efetivo que estava de folga neste domingo foi convocado para voltar ao quartel.

De acordo com os bombeiros, os bairros próximos ao Rio dos Sinos, como o Santo André e o Chácara dos Leões, foram os mais afetados pela precipitação. O arroio que transbordou na divisa com Sapucaia do Sul já começou a baixar.

O trecho da BR 116 entre os km 252 e 253, no sentido capital-interior, em Sapucaia do Sul, foi liberado para trânsito por volta das 17h deste domingo.

O excesso de água prejudicou o funcionamento do Trensurb, sistema de trem metropolitano. A empresa informa que os trens já estão operando, porém, da estação Sapucaia até a estação São Leopoldo. O setor de manutenção da Trensurb está no local. A previsão é que no início desta segunda os trens circulem normalmente.

Situação começa a se normalizar em Sapucaia do Sul

Em Sapucaia do Sul, a situação já está se normalizando especialmente nos bairros mais altos do município. Mais cedo, a água acumulada em alguns bairros chegou à altura de 1,2 metro. Quase 30 pessoas, entre crianças, idosos e deficientes, precisaram ser retiradas de suas casas pelos bombeiros. Elas já retornaram às residências. Conforme a corporação, apenas o bairro Fortuna exigia atenção por volta das 16h.
Fonte:R7

Incêndio atinge barracão de escola do Grupo de Acesso

Um incêndio atingiu no início da tarde deste sábado (05/02) parte do barracão da escola de samba do Grupo de Acesso Alegria da Zona Sul, na rua Equador, 250, bairro de Santo Cristo, zona norte do Rio de Janeiro.

Bombeiros controlaram as chamas e afirmaram que não houve feridos. De acordo com a agremiação, o incêndio foi provocado por um curto-circuito na parte direita do galpão onde ficam as alegorias, fantasias e adereços.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a escola afirma ter contabilizado perda de seis alas que já estavam prontas, além de esculturas, materiais de decoração, espuma, resina, isopor e tecido.

Contudo, o texto informa que os carros alegóricos não foram atingidos. “O prejuízo está orçado em aproximadamente R$ 250.000,00”, estima o documento encaminhado pela assessoria.

No texto, o presidente da escola, Marcus Vinicius Almeida, afirma que a situação está totalmente controlada e que a equipe de funcionários já voltou a trabalhar. “Graças a Deus fomos socorridos à tempo e estamos recebendo ajuda e apoio de muitas pessoas. Não deixaremos que o fato ocorrido prejudique o nosso Carnaval”, disse ele por meio de assessores.

Por conta do incêndio, a agremiação cancelou o ensaio técnico que realizaria na Praia de Copacabana neste domingo (6). As atividades da escola, segundo seu presidente, serão retomadas na próxima quarta-feira, a partir das 20h, em frente ao barracão.

Fundada em 1992, a escola retornou este ano ao Grupo de Acesso. A Alegria da Zona Sul será a primeira a desfilar no sábado de carnaval na Marquês de Sapucaí com o enredo "Os Doze Obás de Xangô", desenvolvido pelo carnavalesco Lane Santana.
Fonte:IG

Curto-circuito após apagão provoca incêndio em lanchonete

Após o apagão, a população contabiliza os estragos provocados pela queda do fornecimento de energia. Em Vitória da Conquista, um curto-circuito na rede elétrica, ocorrido logo após a volta do fornecimento de energia, provocou um incêndio que destruiu uma lanchonete na madrugada desta sexta-feira (04/02). Segundo a Coelba, 87,5% dos municípios brasileiros sofreram com a queda de energia.

Segundo o blog do Anderson, as chamas tiveram início por volta das 2 horas da manhã. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o incêndio. Técnicos da Companha Elétrica da Bahia (Coelba) e agentes da Polícia Civil estiveram no local na manhã desta sexta.

Os consumidores dos oito estados - incluindo a Bahia - que sofreram danos com o apagão ocorrido na noite de quinta-feira (3) no Nordeste terão 90 dias para pedir o ressarcimento à distribuidora de energia. A determinação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Caso seja verificado a perda de algum aparelho por conta da interrupção do fornecimento, a distribuidora terá um prazo de 45 dias para ressarcir o consumidor. Geladeiras e freezers, utilizados para conservar alimentos perecíveis, devem ser vistoriados em até 1 dia útil.
Fonte:Correio o que a Bahia quer saber

Incêndio é controlado e bombeiros liberam sede da Agência Brasil no Rio

Rio de Janeiro - O princípio de incêndio em uma sala do 9º andar, que provocou a evacuação do edifício A Noite, na Praça Mauá, no início da tarde de hoje (04/02), foi controlado por volta das 13h pela própria brigada de incêndio do prédio. Cerca de 450 a 500 funcionários trabalham no local. Acionado, o Corpo de Bombeiros já liberou o prédio.

Construído entre os anos de 1928 e 1930 com a nova tecnologia do concreto armado, o edifício foi o primeiro arranha-céu da cidade do Rio de Janeiro e considerado durante mais de duas décadas o maior prédio da América Latina.

Hoje, ele abriga o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e duas unidades da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Agência Brasil e a Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro. O prédio é considerado um marco da arquitetura art deco no Brasil.

De acordo com o Inpi, o incêndio pode ter sido provocado por um curto circuito em um aparelho de ar condicionado. A causa real, entretanto, será determinada pela perícia que já está em curso. Na sala, estão guardados documentos de registros de softwares (programas de computador). Segundo o Inpi, os códigos dos softwares não foram afetados pelo incêndio. Também não houve feridos.

O Inpi, que já estava trabalhando na reforma do prédio em parceria com a EBC, garante que os trabalhos serão retomados em breve.
Fonte:Agência Brasil

Apagão afeta 8 estados do Nordeste de quinta para sexta-feira

SÃO PAULO (Reuters) - Oito Estados do Nordeste brasileiro foram afetados por um apagão por volta das 23 horas de quinta-feira 03/02, informou a TV Globo. O abastecimento de energia começou a ser retomado no início da madrugada desta sexta-feira.

Foram afetados os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará.

Ainda não há informação oficial da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pelo fornecimento de energia para a região, sobre as causas do apagão, mas segundo fontes ouvidas pela emissora o problema teria sido causado por um curto circuito em uma linha de transmissão entre a Bahia e Pernambuco, no município de Jatobá, no sertão pernambucano
Fonte: O Globo

Homem morre por descarga elétrica

Na manhã de segunda-feira, 24, por volta das 08h10, Sidnei Aparecido Amâncio Cruz, comerciante de 42 anos, residente na Vila Brasil, faleceu após acidente de trabalho.
Ele colaborava com obra de reforma no estabelecimento de sua irmã, “Lilian Cosméticos”, localizado na avenida Nove de Julho, n.º 164. Ele se encontrava sobre a cobertura do segundo pavimento do prédio quando, ao movimentar uma peça metálica – rufo se seria assentado sobre uma das paredes –, a encostou acidentalmente à rede elétrica de alta tensão da rua, sofrendo forte descarga elétrica.
Segundo pedreiro que trabalha no local, ele nem sabia que Sidnei estava na obra. Um vizinho de frente disse ter escutado um forte ruído seguido de um grito. Ao verificarem sobre a cobertura do segundo pavimento, encontraram Sidinei caído, quando acionaram o socorro.
Dois funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, João Bosco e Moura Bálico, que chegaram de ambulância, pediram ajuda de vizinhos para remover a vítima, imediatamente levada ao Pronto Socorro. Segundo informou o socorrista João Bosco, Sidnei ainda estava vivo quando foi removido, apresentando queimaduras pelo corpo, mas chegou morto ao Pronto Socorro Municipal.
Para retirar Sidnei do local onde estava caído – sobre o telhado do segundo pavimento –, foi utilizada uma prancha de madeira e cordas para imobilizá-lo, assim descendo-o em segurança, informou Moura Bálico.
Momentos após o acidente, chegaram à cidade duas viaturas do Corpo de Bombeiros de Mococa, mas a vítima já havia sido levada para o Pronto Socorro, onde o óbito foi confirmado pelo médico Rodrigo, que respondia pelo plantão naquele momento.
Fonte:Segurança Elétrica

Engenheiro morre eletrocutado em obra da linha 4 do Metrô de São Paulo

Um engenheiro de 48 anos morreu eletrocutado na obra da futura estação Fradique Coutinho, a linha 4 - Amarela do Metrô, na zona oeste de São Paulo. O acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (1º), quando a vítima fazia manutenção na subestação do local. Segundo relato de testemunhas, Ricardo Martins encostou sem querer em um equipamento energizado e levou uma descarga de 20 mil volts.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas Martins já estava morto quando as equipes chegaram ao local. O caso foi registrado no 14º Distrito Policial, em Pinheiros, também na zona oeste. O delegado Mauro José Artur, instaurou inquérito para apurar as causas do acidente.

Em nota, o Consórcio Via Amarela, responsável pelas obras, lamentou a morte do trabalhador e disse que o que ocorreu foi uma fatalidade. Segundo o consórcio, Martins tinha muita experiência e era contratado de uma empresa terceirizada, a qual informou que tomará todas as providências cabíveis e dará todo o apoio necessário à família.

O Metrô informou está analisando as causas do acidente que resultou na morte de Martins.
Fonte:R7

Mauro Machado morre em acidente ao cortar grama

Um acidente doméstico causou a morte do empresário Mauro Machado, na manhã 29/01 do último sábado, no bairro Conceição.

Conhecido também como Maurinho, ele foi gerente do posto Ipiranga do bairro Conceição, que foi criado pelo seu pai José (Zeca) Machado., grande empresário do bairro Conceição, da segunda metade do século passado.

Mauro, de 55 anos, cortava a grama no pátio da sua casa quando sofreu um choque elétrico em virtude do fio estar quebrado. Um contato com o fio desencapado deve ter sido a causa da morte, que foi instantânea. Na vizinhança, não se ouviu um grito ou pedido de socorro.

O acidente deve ter ocorrido entre oito e nove horas da manhã e o corpo caído sobre o gramado, foi encontrado pela irmã da vítima pouco depois do meio-dia, por Maria Monalisa, que mora na casa ao lado.

Depois do posto de gasolina ser vendido para Heleno Van Groll, Mauro trabalhou na direção de outras empresas do grupo familiar. Principalmente a Braço Forte Guindastes, situada na cidade de Portão.

Mauro passou por uma grave cirurgia no ano de 2007, com duração de 12 horas. E teve ainda o agravante dele sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) durante a cirurgia. Ele conseguiu se recuperar, depois de um pós-operatório que o deixou seis meses internado no hospital, em Porto Alegre.

Casado com Fátima Nascimento, Mauro deixou cinco filhos: Moisés, Monalisa, Josué, Gisele e Caian.
Fonte:Fato Novo

Bombeiros resgatam trabalhador eletrocutado

Daniel Milhomem Borges, 29, foi resgatado no início da noite de ontem(02/02) pelo Corpo de Bombeiros após receber uma descarga elétrica. A vítima trabalhava em um poste na instalação de rede de TV por assinatura. Ao ser eletrocutado, o trabalhador ficou dependurado pelo cinto de segurança. Ele foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia – Hugo e depois transferido ao Instituto Neurológico. Seu quadro na manhã de hoje é regular, embora permaneça na UTI.
Fonte:Goiás Agora

FOGO DESTRÓI LOJA NO CENTRO DA CIDADE

Segundo informações o incêndio começou com um curto circuito na fiação de uma residência do gerente que fica nos fundos da loja (31/01).

Ao perceber o principio do fogo o gerente pediu ajuda para os populares que moram nas proximidades da loja. De pronto começaram a tirar computadores, prateleiras e algumas mercadorias, mas o incêndio alastrou rapidamente queimando a loja e a casa.

A loja Camila confecções que fica ao lodo do Rei do Pano foi esvaziada rapidamente assim como uma casa também. O fogo não provocou um prejuízo maior graças ao morador que trabalha com auto fossa e usou o caminhão com água para lutar contra o incêndio.

O Corpo de Bombeiros da cidade de Cerejeiras foi acionado, apesar da grande presteza dos bombeiros quando eles chegaram o fogo já havia consumido toda a loja, restou apenas realizar o rescaldo.
Fonte:Portal de Rondonia

Incêndio assusta funcionários da Sesap

Um princípio de incêndio na sala da central de ar-condicionado do quarto andar do prédio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), na avenida Deodoro da Fonseca, assustou os funcionários e visitantes, na manhã de ontem (01/02). Pouco após as 10h, um curto-circuito provocou o fogo que atingiu algumas pastas com disquetes de computador que estavam guardadas na sala.


alex régis
Funcionários da Sesap se assustaram com a fumaça pelo prédioA ação de funcionários da própria Sesap impediu que o fogo se propagasse. Eles utilizaram extintores e conseguiram debelar o incêndio antes das chamas atingirem o corredor ao lado, onde estavam armazenadas pilhas de jornais antigos. “Vi as pessoas descendo apressadas as escadas e então subi para tentar ajudar”, explicou o vigilante Marcelo Marques.

Ele e outros servidores agiram rápido e quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, poucos minutos após ser acionado, às 10h22, não havia mais perigo. Ninguém ficou ferido, mas houve corre-corre nas escadas, pois uma das primeiras medidas tomadas foi o desligamento da rede elétrica, parando os elevadores.

“Felizmente ninguém ficou preso nos elevadores”, destacou o eletricista Ariano Gonçalves. Ele informou que os fios onde houve o curto-circuito são novos, foram trocados há aproximadamente três anos e teriam uma vida útil por volta de 10 anos. Ele cogita que uma das causas tenha sido a proximidade entre os fios, o que poderia ter gerado fagulhas quando a rede aqueceu. O sargento José Filgueira, do Corpo de Bombeiros, confirmou que a suspeita era de curto-circuito, mas lembrou que a causa só poderia ser esclarecida após a realização da perícia. No quarto andar do prédio ainda havia, uma hora depois, muito cheiro de fumaça e marcas do pó utilizado para apagar o fogo.

No saguão de entrada da Sesap, servidores criticavam as condições do prédio, antigo e com uma estrutura “insuficiente” para atender a demanda da rede elétrica. Os elevadores, quatro ao todo, sempre enfrentam problemas e têm de sair de funcionamento para passarem por reparos. É visível ainda a fiação exposta em alguns locais e a grande presença de material inflamável, como papéis.

Medo

Durante a tarde de ontem quem teve que entrar no prédio estava com receio. A situação do edifício está longe de ser primordial. Para se ter uma idéia do caos o edifício foi erguido pela construtora Guarantã S.A. Em 1970 (na placa de inauguração não consta o dia e o mês), porém, de lá para cá, o que se vê é um prédio em péssimas condições. Dos quatro elevadores apenas um está funcionando precariamente. Quem entra no elevador se assusta com o que vê. Ferrugens nas portas e um barulho que assusta. Parece que vai parar. O calor forte é amenizado por um ventilador que fica no teto – daqueles bem antigos. O funcionário que permanece no elevador trabalhando, quando questionado sobre as condições do equipamento respondeu: “Está meio capenga. Isso é verdade”.

Já um outro funcionário que faz a limpeza do prédio apontou vários problemas no edifício. Sobre o elevador, ele foi mais crítico: “Tem hora que pára tudo. As instalações são velhas e os fios estão expostos. O sistema aqui não funciona”, contou o homem que preferiu não se identificar.

E é o mesmo funcionário que lembrou a situação das vidraças do 12º andar. “Estão quebradas, mas é melhor não ir até lá porque o elevador pode parar com você dentro”, desabafou o homem que para ganhar o pão de cada dia precisa utilizar o equipamento para chegar até os andares mais altos.

Segundo um vigilante que trabalha no prédio e que pediu para não ser identificado disse que são 13 andares, destes o 1º e o 2º não estão funcionando. O 9º e o 11º também não estão funcionando devido o princípio de incêndio.

De acordo com o secretário responsável pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesad) Domício Arruda, o que ocorreu ontem foi mesmo apenas um curto-circuito resolvido pelos funcionários do órgão antes da presença do Corpo de Bombeiros. Arruda para evitar problemas posteriores solicitou ao CB uma vistoria completa no edifício.

“O que ocorreu prejudicou o expediente, mas é verdade que a situação do prédio é precária”. Sobre os elevadores, o secretário afirmou que sempre há problemas. “Esse prédio não é nosso. Pertence ao Ministério da Previdência, mas o governo ainda não sabe se vai ou não adquirir o edifício e reformá-lo”, disse o secretário de Saúde.
Fonte:Tribuna do Norte

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Incêndio atinge a Santa Casa de Louveira

A Santa Casa de Louveira registrou na manhã deste domingo 30/01 um incêndio dentro do prédio principal. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Jornal de Vinhedo, o fogo atingiu o refeitório da instituição e pode ter começado por um curto-circuito na fiação elétrica.

Cerca de 40m² do local foram queimados, o Corpo de Bombeiros foi chamado para controlar as chamas que começaram por volta das 11h, no entanto, um Guarda Civil Municipal e um Bombeiro Civil conseguiram controlar o fogo com o auxilio de pó químico.

Ninguém ficou ferido, mas muitos objetos foram perdidos tais como: ventiladores, exaustores e luminárias. Além disso, ainda houve danos no telhado, paredes na energia elétrica do local. Ninguém ficou ferido.
Fonte:Jornal de Vinhedo

Incêndio atinge barracos na Vila Caic

No final da tarde desta sexta-feira (28/01), um incêndio na Vila Caic, na região da Vila Esperança, destruiu totalmente dois barracos, desalojando duas famílias, que tiveram perda total da moradia e bens. Outros dois barracos foram parcialmente desmontados para abrir acesso ao local do acidente para bombeiros e Defesa Civil do município.

O incêndio foi logo controlado pelo Corpo de Bombeiros, evitando que atingisse outras moradias. Técnicos da Defesa Civil suspeitam que a origem do fogo foi um curto circuito na fiação da rede elétrica. Contudo, somente uma análise mais apurada, por parte dos bombeiros, poderá confirmar esta suspeita.

As famílias ficarão alojadas em casas de parentes e vizinhos. Funcionários da secretaria de Cidadania e Inclusão Social prestaram atendimento no local para verificar as necessidades imediatas destas famílias. Amanhã (29/01), elas deverão receber cestas básicas, colchões e roupas, provenientes do estoque da Prefeitura, utilizado justamente em casos emergenciais como este.

A Vila Caic é um dos bairros que serão totalmente urbanizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, cujas obras já iniciaram no local.

Atendimento - O incidente fez acionar o pronto atendimento do Plano Municipal de Defesa Civil - PMDC, que é composto, além da Defesa Civil, por secretarias e autarquias da Prefeitura de Cubatão, encarregadas de prestar socorro e assistência imediatos às vitimas de acidentes e/ou tragédias no município. O Plano é dividido por coordenadorias, como alojamento, trânsito, assistência social, saúde, etc. Secretários municipais, responsáveis pelas coordenadorias do PMDC, estiveram no local, prestando socorro às vitimas.
Fonte:Cubatão.sp.gov.br

Corpo de Bombeiros é chamado para atender ocorrência no Shopping Boa Vista

Um curto-circuito em um dos geradores de energia do Shopping Boa Vista ocorrido no final da tarde desta quinta-feira (26/01) assustou os frequentadores do local. Ao avistarem a fumaça, alguns clientes saíram correndo do centro de compras. Apesar do corre-corre, as duas viaturas do Corpo de Bombeiros (CB) enviadas não chegaram a atuar, pois, ao chegarem ao local, a brigada de incêndio já havia apagado as chamas. O shopping voltou a funcionar normalmente.

O incidente chamou a atenção de quem passava pelo local. Pelo Twitter, vários usuários da rede social relatarem ter visto fumaça saindo do prédio, localizado na Conde da Boa Vista. Pessoas que transitam pela avenida relataram que duas viaturas do CB se dirigiram para o centro de compras pela contra-mão.

Segundo um dos funcionários da manutenção do shopping, uma das peças do gerador pode ter quebrado, o que levou ao vazamento de óleo. O líquido escorreu e atingiu o motor, o que teria ocasionado o princípio de incêndio. No entanto, as causas ainda serão investigadas
Fonte:Pernambuco.com

Curto-circuito deixa 200 mil sem água

Cerca de 200 mil pessoas ficaram sem água ontem, 26, por causa de um curto-circuito que danificou o maquinário da ETA (Estação de Tratamento de Água) Capim Fino, que responde por 85% do abastecimento de Piracicaba.

O serviço foi suspenso das 4h às 13h. De acordo com o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Vlamir Schiavuzzo, as regiões mais atingidas foram Bairro Alto, Paulista, Vila Rezende, Santa Teresinha, Santa Rita, Santa Rosa e Cecap.

A previsão do Semae era de que o abastecimento fosse normalizado ainda nesta madrugada e durante a manhã de hoje, 27/01.

A falta d’água pegou a população de surpresa e os 15 ramais telefônicos de atendimento do Semae não deram conta de atender os chamados e entraram em colapso.

Quem sentiu a falta de água logo nas primeiras horas da manhã de ontem foi a dona de casa Raquel Granato Sotto, moradora do Bairro Alto.

"Abri a torneira para lavar a louça e adiantar o almoço e nada de água. Liguei várias vezes para os telefones do Semae e ninguém atendeu para nos informar sobre o que está acontecendo".
Fonte:Jornal de Piracicaba

Curto-circuito causa princípio de incêndio no apartamento de Emerson, jogador do Fluminense

Um curto-circuito na rede elétrica do apartamento do jogador Emerson, do Fluminense, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, causou um princípio de incêndio na noite desta quarta-feira (26/01).

O jogador, que não mora no apartamento, não estava no local. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

O fogo começou por volta das 19h e foi controlado rapidamente pela a equipe de bombeiros da Barra.

Ainda de acordo com os bombeiros, não houve grandes danos matérias. As chamas se concentraram próximas ao ar-condicionado do apartamento.
Fonte:R7

Pedreiro encosta calha em fiação elétrica e morre eletrocutado

O pedreiro Joaquim dos Santos, conhecido como Salame, morreu eletrocutado ao ser atingido por uma descarga elétrica da Cemig por volta das 14h40 desta terça-feira, 25 de janeiro, na praça São Thomé, em Itabira.

Ele trabalhava com o ajudante Joaquim José Barcelos, de 51 anos, sobre uma laje, na construção de um terraço, na casa de número 60. Segundo informações repassadas à PM, Salame manuseava uma calha e, sem perceber, encostou na rede elétrica de alta tensão.

O ajudante chamou socorro imediatamente, mas quando o Samu chegou, Salame já tinha morrido. Ainda não se sabe ao certo, mas a descarga elétrica pode ter sido de 3 mil a 13 mil volts. O médico e coordenador do Samu, Julio Lage, foi ao local, mas não conseguiu salvar a vida do pedreiro.
Fonte:Defato Online

Incêndio destrói casa em Rio Grande

Um incêndio começou por volta das 2h30min,25/01 em uma residência na Rua Carlos Vignoli, em Rio Grande. As chamas se espalharam rapidamente pela casa de madeira, chamando a atenção dos vizinhos. O Corpo de Bombeiros foi logo acionado para combater as chamas.

O fogo também atingiu a garagem, onde um veículo estava estacionado. O dono da casa não estava presente no momento do incêndio e ninguém ficou ferido.

Uma das preocupações dos bombeiros foi evitar que o fogo atingisse as casas ao lado. Um curto circuito pode ter provocado o incidente, mas as causas ainda serão investigadas.
Fonte:zerohora.com

Incêndio destrói quarto de meninas

O quarto das duas filhas de Domingos de Oliveira ficou totalmente queimado após um incêndio no início da noite desta segunda-feira (24/01) no bairro Jardim Brasília, zona norte de Uberlândia. As causas possíveis, segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Rodrigo Avelar, podem ter sido um curto circuito na fiação, esquentamento do computador –que estava ligado- ou muitos eletrônicos ligados em uma tomada só. “Não sabemos as causas, essas são hipóteses”, disse. Para saber as reais causas seria necessária a realização de uma perícia no local.

A dona da casa, Cleunice Vitorina Dias, mulher de Domingos de Oliveira, estava em casa no momento em que o incêndio começou e ainda nervosa contou à reportagem que o susto foi grande. “Só senti o cheiro e vi a fumaça. Saí correndo e pedi ajuda. Jogamos água, mas ainda assim perdemos muita coisa”, disse.

A cama tipo beliche, onde as filhas dormiam, o guarda-roupas delas e o computador ficaram totalmente danificados. Segundo o Corpo de Bombeiros, graças à ação rápida dos populares e também dos bombeiros, o fogo não se alastrou para o restante da casa e ninguém ficou ferido. Todos os móveis foram retirados para fora do quarto para que fosse feito o resfriamento do quarto.

A estrutura da casa, conforme o Corpo de Bombeiros, ainda será avaliada para ver se corre o risco de cair e se provoca riscos para a família.
Fonte:Correio de Uberlândia

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Homem é eletrocutado no Distrito Industrial

O eletricista Nilson César Dongui, de 31 anos, foi eletrocutado enquanto trabalhava, na manhã de sábado (22/01), no Distrito Industrial de Sertãozinho.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o eletricista estava no alto de uma escada, fazendo reparos elétricos quando recebeu a descarga.

Dongui não chegou a cair, mas teve queimaduras de terceiro grau e foi levado para a Santa Casa de Sertãozinho e, segundo a assessoria do hospital, teve queimaduras na perna direita, peito, costelas e ombro. Ele está consciente e não corre risco de morte e poderá ser encaminhado para a unidade de queimados do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
Fonte:EPTV

Dona de casa morre vítima de choque em fogão elétrico

A dona de casa Maria Elizabete Fiumari, de 36 anos, morreu vítima de um choque elétrico na manhã desta sexta-feira 21/01, em Nova Casa Verde, distrito de Nova Andradina.

Ela morava em um assentamento. Conforme o Corpo de Bombeiros, ela sofreu a descarga em um fogão elétrico, por volta das 7h.

De acordo com o Nova Notícias, o Corpo de Bombeiros chegou a tentar reanimá-la com massagens, mas não teve sucesso.
Fonte:Jornal do Povo de Três Lagoas

MENINA DE 5 ANOS MORRE ELETROCUTADA EM SANTA MARIA

Uma menina de cinco anos, com familiares em Ajuricaba e Panambi, morreu depois de sofrer um choque em Santa Maria, por volta das 21 horas de ontem 21/01.

Wiliane Emanuele Nuglisch levou a descarga elétrica na cerca de uma propriedade vizinha, no bairro Camobi.

Familiares informaram que a criança brincava no pátio da casa, momento em que encostou em um fio energizado, o que causou o óbito.

O pai de Wiliane, Vilmar Nuglisch, é natural de Ajuricaba. A mãe, Elenice é professora da Universidade Federal de Santa Maria.

A família reside em Santa Maria há pouco mais de um ano. O corpo de Wiliane deve chegar a Ajuricaba até o início da tarde de hoje para o velório que vai acontecer na Igreja Batista.
Fonte:Radio Progresso

Pintor morre eletrocutado em Santo Antônio de Jesus

O pintor Antônio Barbosa Bittencourt, de 29 anos, morreu eletrocutado na manhã desta quinta-feira (20/01) em Santo Antonio de Jesus, na Região Metropolitana de Salvador. Ele trabalhava na pintura da parte externa de uma igreja, quando o cabo do rolo de metal encostou em um fio de alta tensão. Ele morreu na hora.

Segundo o site Voz da Bahia, o pintor estava dependurado em uma janela, no 3° andar. Agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local para fazer a perícia e o levantamento cadavérico.
Fonte:Correio o que a Bahia quer saber

Menino morre vítima de descarga elétrica em Novo Hamburgo

Novo Hamburgo - Um menino de 11 anos morreu na noite de ontem vítima de uma descarga elétrica. Vitor Hugo da Rosa Teixeira brincava com amigos na casa de vizinhos na Vila Kräeff, bairro Santo Afonso, quando se encostou em uma moto e foi eletrocutado por volta das 21 horas 19/01. Segundo familiares, a bateria do veículo estava carregando e moto estava energizada. Ele foi socorrido até o Posto de Saúde do bairro Santo Afonso, e depois foi transferido pelo Samu até o Hospital Municipal onde deu entrada às 22h11, mas não resistiu. Ele morreu às 22h55. Vitor era estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Grin. O sepultamento ocorre no fim da tarde no Cemitério Municipal.
Fonte:Diario de Canoas

Criança de 1 ano e 11 meses morre eletrocutada após enconstar em fio da geladeira

Uma criança de um ano e 11 meses morreu eletrocutada no último sábado 15/01 enquanto brincava em casa, no bairro Solo Sagrado, em Catanduva. A mãe e a avó da criança contaram para a polícia que deixaram a menor brincando sozinha na cozinha.

O bebê levou o choque elétrico depois de encostar em um fio da geladeira. O chão da cozinha, ainda segunda a mãe, estava molhado. Elas encontraram a criança já desacordada depois de 30 minutos. De acordo com a polícia, a menor teve uma parada cardiorrespiratória.

O médico que a atendeu fez todos os procedimentos, mas não conseguir reanimá-la.
Fonte:Bom Dia

Seis estudantes morrem eletrocutados em Alagoas

De acordo com a Polícia Militar de Arapiraca, responsável pela região, o ônibus seguia em uma estrada rural em direção ao povoado de Canafístula do Cipriano 27/01, na zona rural, onde os cerca de 30 passageiros teriam aulas na Escola Estadual José Enoque de Barros. Eles cursavam o ensino fundamental e médio.

O caminhão-pipa seguia no sentido oposto. Segundo a PM, o motorista estava em alta velocidade, perdeu a direção e bateu contra um poste de alta tensão, derrubando a fiação elétrica.

Ainda de acordo com a PM, o ônibus não bateu no caminhão, mas parou no momento em que os fios caíram. Assustados com as faíscas da fiação que ricocheteava, os estudantes tentaram sair do veículo.

O primeiro aluno a descer encostou em uma cerca de arame carregada de eletricidade, segundo a PM. Um colega tentou soltá-lo e também foi eletrocutado. Outros quatro adolescentes tentaram ajudar e morreram no local.

Mais quatro estudantes, com idades entre 19 e 23 anos, tiveram hematomas e escoriações em consequência da correria dentro do ônibus. Eles foram socorridos e encaminhados para a Unidade de Emergência em Arapiraca.

Os motoristas do ônibus e do caminhão fugiram do local e ainda não foram identificados.

A Secretaria Estadual de Educação enviou representantes para acompanhar o caso. Uma equipe de criminalística de Maceió foi destacada para apontar as possíveis causas do acidente.
Fonte:Jornal Floripa

Avicultor morre eletrocutado na Vila Maria

No final da manhã desta quarta-feira (26/01) veio a óbito Gélson F. Bonotto, 46 anos. O avicultor levou um choque elétrico quando trabalhava em um aviário. O acidente aconteceu na localidade de Vila Maria em Nova Veneza. Duas viaturas do SAMU foram deslocadas para atender a ocorrência, mas ao chegar ao local a vítima já havia falecido.
Fonte:Portal Veneza

Homem morre eletrocutado em Nova Veneza

Gélson Fiorazante Bonotto, 46 anos, morreu ao levar um choque elétrico quando trabalhava em um aviário esta manhã 26/01. O acidente ocorreu na Rua Silvio Bonotto, Bairro Vila Maria, em Nova Veneza.

O Corpo de Bombeiros de Forquilhinha e o Samu foram deslocados para o atendimento. A vítima morreu na hora. O corpo já foi liberado do IML de Criciúma aos familiares.
Fonte:A tribuna Net

Descarga elétrica mata dois homens em hangar de Congonhas (SP)

Uma explosão muito forte ao lado do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, provocou pânico, nesta segunda-feira (25/01) de manhã. Foi um acidente de trabalho que matou dois operários.

Primeiro veio um barulho. “Foi impressionante. Depois aquela fumaça muito forte e as explosões aqui em baixo”, disse o advogado Helder Cavalcanti.

Em seguida, um curto circuito na rede elétrica. Funcionários de um posto de combustíveis entraram em pânico. “Nós desligamos a energia toda aqui do posto, podia acontecer algo mais grave”, lembrou o frentista Irineu Antonio Silva.

O acidente foi às 10h30. Dois homens faziam reparos no prédio da empresa aérea Avianca, ao lado do Aeroporto de Congonhas. Segundo testemunhas, um dos homens serrava um poste de alumínio, ao lado da guarita de segurança do prédio.

O poste se desprendeu e caiu sobre os fios de alta tensão na rua. A descarga elétrica foi de 13,5 mil volts. O outro homem que estava perto e ajudava no trabalho também foi atingido.

A descarga elétrica foi tão forte que os dois morreram na hora. Os corpos ficaram carbonizados. Eles eram parentes: sogro e genro estavam na empresa como prestadores de serviço. Um funcionário que tentou socorrê-los também levou um choque, de menor intensidade. Ele está internado e passa bem.

A energia na região ficou desligada por três horas e o trânsito isolado.

A Ocean Air, responsável pelas operações da Avianca, divulgou nota e disse que está prestando assistência às famílias. A polícia está investigando as reais causas do acidente.

Seu Irineu, o frentista que presenciou a tragédia ainda está apavorado. “Eu nunca vi isso aí não. Nem quero ver isso mais de novo. Muito feio mesmo”, contou.
Fonte:Jornal Floripa

Pedreiro morre eletrocutado em fiação no São Camilo

Ao tentar consertar uma fiação sobre o teto de sua casa, o pedreiro José Carlos Liberato, 52 anos, levou um choque e morreu, na tarde desta terça-feira 25/01 , no Jardim São Camilo.

O corpo de José Carlos estava energizado e não podia ser tocado pelos bombeiros do Resgate e pelos enfermeiros do Samu, por isso só foi possível a retirada após a chegada da CPFL para desligar a energia de todo o bairro.

O corpo caído gerou curiosidade e, pouco depois do estouro gerado pelo choque, o barulho das crianças brincando na rua deu vez à tragédia da morte do pedreiro.

Seu irmão, Mauro Sérgio Liberato, 46, que mora na casa ao lado, chegou ao local da tragédia alterado e precisou ser seguro por seu sobrinho. Pouco depois, precisaram leva-lo para dentro da casa para acalmá-lo.

“Era uma pessoa trabalhadora, ajudou eu e minha mãe a erquer todas essas casas”, afirmava Mauro, sobre sua moradia e a do irmão, a de número 347.
Fonte:Bom Dia

Curto circuito deixa parte do Hospital Municipal sem energia

Novo Hamburgo - Por volta das 18 horas desta segunda-feira 24/01, um curto circuito provocou falta
de energia elétrica no Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Até as 23h30, o local ainda seguia com algumas áreas sem luz, como as alas administrativas e corredores.

Apesar das reclamações de parentes dos pacientes, alas com risco como as da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não foram prejudicadas.

Equipes da Prefeitura estão no local tentando resolver o problema e a previsão inicialmente é de que a energia retornasse até às 22 horas.

Ainda não há previsão de retorno completo da energia.
Fonte:Diario de Canoas

Carroceiro morre após pisar poça em que fio elétrico havia caído

O carroceiro Paulo José de Oliveira morreu, na manhã desta sexta-feira (21/01), eletrocutado na Avenida Caxangá, próximo ao supermercado Extra. Ele estava trabalhando ao pisar em uma poça d′água onde havia caído um fio de eletricidade, que foi rompido após a queda de um galho de árvore sobre a rede de baixa tensão.

Paulo José foi socorrido por pessoas que estavam no local. No entanto, o carroceiro já chegou sem vida ao Hospital Getúlio Vargas. O corpo já foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).

A Celpe divulgou uma nota sobre o acidente. A Companhia lamentou o caso e que “após ser informada da ocorrência, uma equipe de prontidão se dirigiu ao local para isolar a área e promover as ações necessárias. A Celpe se coloca à disposição para prestar assistência à família da vítima”. Paulo José era casado e tinha quatro filhos.
Fonte:Diario de Pernambuco

Queda de galho rompe fio de energia e homem morre eletrocutado

Morreu na manhã desta sexta-feira (21/01), no bairro do Cordeiro, no Recife, Paulo José de Oliveira Sobrinho, 27 anos, após receber uma descarga elétrica e cair numa poça d’água. O acidente aconteceu na avenida Caxangá e ele foi socorrido para o Hospital Getúlio Vargas, mas já chegou morto à unidade de saúde.

Em nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que “o acidente foi causado por um fio rompido após a queda de um galho de árvore sobre a rede de baixa tensão”. A Celpe diz ainda que enviou equipe logo que soube da ocorrência, para isolar a área e fazer os reparos necessários.

A empresa afirma ainda que “lamenta a fatalidade e se coloca à disposição para prestar assistência à família da vítima”.
Fonte:Pe360graus

Menino morre após suposto choque elétrico em São José (SC)

Um menino de 12 anos que teria levado um choque em cerca elétrica de São José, na região de Florianópolis (SC), morreu por volta das 21h de terça-feira (18/01). Ele estava internado, em coma, desde a noite da última quinta-feira (13) no Hospital Infantil Joana de Gusmão. A Polícia Civil aguarda a conclusão do laudo médico e da perícia do local do acidente.

De acordo com testemunhas, Amaro Schvartz Bau e um amigo tinham ido a um carrinho de cachorro-quente que funciona em frente a uma revendedora de carros, no bairro Campinas. Segundo o delegado Rodolfo Cabral, do 3º Distrito Policial de São José, o garoto encostou as mãos numa grade da loja e ficou grudado, mas não teve contato direto com a cerca elétrica, e passou mal.

"Ainda não está totalmente comprovado o choque elétrico. O rapaz teria grudado na grade e foi ajudado pelo amigo, mas este não levou choque. Pode ter sido um aneurisma. Vamos esperar o laudo médico e a perícia", afirma o delegado. Caso fique comprovado que a causa da morte foi choque ou mau funcionamento da cerca, o dono da loja e a pessoa que instalou o equipamento devem responder à Justiça por homicídio culposo (sem intenção de matar).

Segundo Cabral, a cerca estava instalada a 1,90 m de altura. O técnico em segurança eletrônica Cristiano Azarias afirma que o aparelho deve ser colocado em muros de no mínimo 1,80 m, sendo que a parte inferior da cerca costuma ficar a 1,95 m de altura.

Amaro está sendo velado no cemitério de Barreiros e deve ser enterrado na manhã desta quinta-feira (20).
Fonte:Jornal Florida

Casa de máquinas da Fazenda sofre curto-circuito

Um curto-circuito na casa de máquinas do Ministério da Fazenda movimentou o prédio da Esplanada no início da noite desta segunda-feira 17/01. Um problema num transformador acabou gerando fumaça e odor de queimado pelos andares da sede da Fazenda. Brigadistas presentes no prédio desligaram os equipamentos e acionaram o Corpo de Bombeiros.

Um grupo de seis homens subiu às 18h20 até o nono andar do edifício, pelas escadas, para verificar a situação. O Corpo de Bombeiros informou, no entanto, que, com a ação preventiva dos brigadistas, não havia mais risco de incêndio. A orientação foi a de que os equipamentos permanecessem desligados até que técnicos da empresa de elevadores visitassem o local e constatassem que não havia mais problemas para religar as máquinas.

Desde que os brigadistas identificaram a fumaça, funcionários que ainda estavam no prédio saíram pelas escadas, sem usar os elevadores. Não foi necessário evacuar o edifício
Fonte:Diario do Grande ABC

Santa-cruzense morre por descarga elétrica em Rio Pardo

Thiago Luciano Almeida de 21 anos morreu após sofrer um choque elétrico em uma tomada(16/01). Natural de Santa Cruz do Sul, o jovem estava passenado no Balneário Santa Vitória, Praia do Areal em Rio Pardo quando foi ligar um rádio na luz em um bar. Por estar de pés descalços sobre uma poça d"água, a descarga elétrica foi inevitável.
A vítima foi socorrida por enfermeiras no local e chegou a ser encaminhada para o Pronto-atendimento do Hospital de Passos do município, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
Fonte:Gazeta