Os moradores da Cabanagem interditaram mais uma vez na manhã de ontem a avenida Independência, próximo à delegacia. Porém, desta vez não foi para reivindicar a insegurança nem as condições das ruas esburacadas e falta de saneamento.
O protesto foi contra a Rede Celpa, apontada por eles como culpada pela súbita morte de um morador. Às 2h da madrugada, um transformador explodiu na área e a fiação ficou exposta no meio-fio. Os moradores desde então tentavam entrar em contato com a concessionária de energia, mas os técnicos da empresa só foram até o local por volta das 7h30.
Uma hora antes, um trabalhador da construção civil, identificado como José Marcklei Pacheco Leão, de 29 anos, morreu eletrocutado quando pedalava sua bicicleta na avenida, em direção à Augusto Montenegro. O veículo passou por cima do fio exposto e ele recebeu uma descarga elétrica. Seu corpo ficou totalmente carbonizado. O esforço de motoristas que passavam na área tentando ajudar a vítima não foi suficiente. O corpo dele pegou fogo totalmente, e uma das pernas praticamente foi arrancada de seu corpo.
Marcley era morador da passagem doutor Osório, no bairro do 40 Horas. Segundo familiares da vítima, todos os dias José Marcley utilizava uma bicicleta para ir ao trabalho, fazendo sempre o mesmo trajeto: saía de casa, na rodovia do 40 Horas e seguia pela avenida Independência até chegar à avenida Augusto Montenegro.
Nesta terça-feira (17), o trabalhador acabou encontrando a morte de maneira violenta. A descarga queimou 50% do corpo e a bicicleta.
O fato chamou a atenção dos moradores, que reclamaram da atuação da concessionária de energia. “Nós passamos a madrugada ligando para eles virem isolar o local, mas, quando chegaram, foi tarde demais. Este rapaz já tinha morrido”, disse o autônomo Isaías do Carmo.
A todo instante, familiares da vítima chegavam ao local desesperados com a cena que viam. Mesmo uma hora depois do acidente, ainda havia fogo no local consumindo o corpo da vítima, em que pese a presença de uma guarnição do Corpo de Bombeiros no local.
Duas viaturas da Polícia Militar isolaram a área até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística, enquanto técnicos da concessionária tentavam restabelecer o serviço de transmissão de energia na avenida Independência, no bairro da Cabanagem.
O acidente foi registrado na Delegacia de Polícia Civil da Cabanagem perante o delegado Jefferson José Gualberto por um familiar de José Marcley, relatando apenas o que ouviu de testemunhas no local do acidente.
Fonte: Diário do Pará 18/06
Nenhum comentário:
Postar um comentário