Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Piauí é líder no Nordeste em mortes por acidentes com descargas elétricas

As chuvas no Piauí ainda não chegaram. São registradas algumas ocorrências no Sul do Estado, mas nada que ainda chame a atenção. Mesmo assim, uma forte chuva que atingiu o município de Redenção do Gurguéia, distante quase 700 quilômetros ao Sul de Teresina, na semana passada, deixou uma pessoa morta. A dona de casa Lúcia das Neves, 44 anos, foi atingida por uma descarga elétrica, provocada por raios durante a referida chuva.
Conforme testemunhas, a vítima estava debaixo de um cajueiro, no quintal de sua casa, apanhando um carro de mão com o seu cachorro, quando houve a descarga. O animal morreu no local. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para Bom Jesus, mas não resistiu e veio a óbito na localidade Barra Verde, distante 30 quilômetros da cidade.
Dona Lúcia foi à segunda vítima fatal de descarga elétrica provocada por raio no Piauí, neste ano. E apesar de não estar sendo registradas muitas descargas elétricas, o Estado lidera o ranking nordestino de mortes envolvendo raios. De 2000 até aqui, um total de 57 pessoas morreram desta forma no Piauí, ficando um falecimento a mais que a Bahia, segundo no ranking da região com 56 mortes no mesmo período.
Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e que já somou aproximadamente 1,5 mil mortes causadas por raios no Brasil, entre os anos de 2000 e 2012. São Paulo é o campeão nacional com 230 falecimentos, no mesmo período analisado. Já o Amazonas é o que registrou menor número de mortes: 17.
Quanto ao total de raios registrados no Piauí, o ELAT informou que a média anual de raios no Estado é de pouco mais de 1 milhão, ou de um raio a cada meio minuto. Apesar disso, o Piauí aparece apenas na 15ª posição entre os estados com maior incidência média de raios no país.
Fonte: Portal A a Z 7/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário