Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

Com ligações improvisadas, relógio de luz pega fogo e derrete no Leme

Uma bomba-relógio no Leme. Com ligações improvisadas e sustentado por arames e madeira, um medidor de luz derreteu após pegar fogo em um poste da orla de Copacabana, local frequentado por milhares de pessoas. Um outro, que fica ao lado, se manteve intacto. O leitor Carlos Alberto Rego vêm acompanhando há meses as más condições dos relógios de luz daquela área: “Eles podem ainda estar energizados e provocar uma morte. Além de serem uma verdadeira aberração estética”. Especialistas concordam quanto ao risco para os banhistas, mas a Light descarta perigo de choques, pois o fornecimento de energia foi interrompido.
A concessionária de energia afirma que uma sobrecarga provocou o princípio de incêndio. Segundo a empresa, as instalações criticadas pelo leitor não têm relação com o incidente. Um técnico da Light esteve no local e adotou os procedimentos de emergência necessários, interrompendo o fornecimento de energia. A empresa recomendou ao cliente uma nova montagem do padrão de instalação, que deverá estar de acordo com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT). Somente após a preparação do local, a Light fará vistoria para aprovação do local e reativar o serviço.
As alterações devem ser feitas rapidamente para evitar riscos aos banhistas, alerta o conselheiro do Crea-RJ, Luiz Antônio Cosenza, presidente da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes. Segundo ele, se uma pessoa encostar no equipamento energizado, poderá sofrer um choque fatal. Isso porque o corpo molhado e salinizado se transforma em um potente condutor de eletricidade. Ele destaca, ainda, que os materiais utilizados no improviso não são ideais, como o arame envolto nos relógios, por ser um condutor, e o saco plástico, por ser inflamável.
“É inadmissível que uma estrutura precária como essa esteja numa praia. É um absurdo. Não podemos tomar providências só quando um acidente acontece. Esses relógios precisam ser transferidos para uma área fechada, sem acesso do público”, recomeda Cosenza.
Na última semana, o Eu-repórter mostrou três caixas elétricas sem cabos de isolamento na Praça Cuauhtémoc, ao lado do Aterro do Flamengo, e ameaçavam a tranquilidade dos frequentadores da área de lazer.
A solicitação de ligação nova pode ser feita em uma das Agências Comerciais da Light (endereços disponíveis no site da Light) ou pela Agência Virtual, também no site www.light.com.br.
Fonte: O Globo -EU Reporter

Nenhum comentário:

Postar um comentário