Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Descarga elétrica fere duas pessoas no Centro

Duas pessoas sofreram ferimentos ocasionados por choque elétrico na manhã deste sábado (30), no Centro de Itapira.
As vítimas, um homem de 41 anos e outro de 30 que pediram pra ter a identidade preservada, trabalhavam na manutenção de um prédio comercial na Rua Comendador João Cintra, no terceiro andar, em obras de pintura e lavagem do imóvel, segundo a GCM (Guarda Civil Municipal).
Segundo apurado pela reportagem, acidente teria ocorrido quando eles manuseavam uma haste metal que não chegou a tocar nos cabos da rede elétrica, mas cuja aproximação dos fios fez com que a corrente “pulasse” a barra de ferro, causando a descarga elétrica. O fenômeno é conhecido como “arco voltaico”.
O homem de 41 anos sofreu ferimentos mais graves, principalmente na região das mãos e dos pés. O outro trabalhador também recebeu o choque nos membros superiores e inferiores, mas com menor gravidade. Ainda assim, estava bastante abalado. Como o chão estava molhado, a suspeita é que a descarga elétrica tenha corrido pelo imóvel, já que a água conduz eletricidade. A haste ficou enroscada na série de quatro fios que correm verticalmente entre os postes da via.
As vítimas foram rapidamente socorridas por equipes do Samu e da Defesa Civil, sendo conduzidas ao Hospital Municipal. Além das unidades de resgate, a ocorrência também mobilizou uma equipe da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que retirou a haste enroscada nos fios. O trânsito na região ficou complicado durante os trabalhos, já que o fluxo de veículos na ão Cintra foi interrompido por alguns momentos.
Em nota, a CPFL lamentou o acidente e informou que a rede que passa pelo local possui tensão de 11.900 volts. “Desde que soube da ocorrência, a distribuidora colocou uma equipe à disposição do Samu para auxiliar no resgate”, informou a concessionária. Apesar da alta voltagem que corre pelos cabos, a assessoria informou que não é possível mensurar com qual potência descarga elétrica atingiu vítimas, enfatizando que nem sempre a tensão existente na rede elétrica é descarregada nos pontos de circuito. A CPFL também informou que “o incidente não afetou o fornecimento de energia elétrica da região”.
Fonte: Itapira News 30/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário