Duas pessoas sofreram ferimentos ocasionados por choque elétrico na manhã deste sábado (30), no Centro de Itapira.
As vítimas, um homem de 41 anos e outro de 30 que pediram pra ter a identidade preservada, trabalhavam na manutenção de um prédio comercial na Rua Comendador João Cintra, no terceiro andar, em obras de pintura e lavagem do imóvel, segundo a GCM (Guarda Civil Municipal).
Segundo apurado pela reportagem, acidente teria ocorrido quando eles manuseavam uma haste metal que não chegou a tocar nos cabos da rede elétrica, mas cuja aproximação dos fios fez com que a corrente “pulasse” a barra de ferro, causando a descarga elétrica. O fenômeno é conhecido como “arco voltaico”.
O homem de 41 anos sofreu ferimentos mais graves, principalmente na região das mãos e dos pés. O outro trabalhador também recebeu o choque nos membros superiores e inferiores, mas com menor gravidade. Ainda assim, estava bastante abalado. Como o chão estava molhado, a suspeita é que a descarga elétrica tenha corrido pelo imóvel, já que a água conduz eletricidade. A haste ficou enroscada na série de quatro fios que correm verticalmente entre os postes da via.
As vítimas foram rapidamente socorridas por equipes do Samu e da Defesa Civil, sendo conduzidas ao Hospital Municipal. Além das unidades de resgate, a ocorrência também mobilizou uma equipe da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que retirou a haste enroscada nos fios. O trânsito na região ficou complicado durante os trabalhos, já que o fluxo de veículos na ão Cintra foi interrompido por alguns momentos.
Em nota, a CPFL lamentou o acidente e informou que a rede que passa pelo local possui tensão de 11.900 volts. “Desde que soube da ocorrência, a distribuidora colocou uma equipe à disposição do Samu para auxiliar no resgate”, informou a concessionária. Apesar da alta voltagem que corre pelos cabos, a assessoria informou que não é possível mensurar com qual potência descarga elétrica atingiu vítimas, enfatizando que nem sempre a tensão existente na rede elétrica é descarregada nos pontos de circuito. A CPFL também informou que “o incidente não afetou o fornecimento de energia elétrica da região”.
Fonte: Itapira News 30/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário