Pesquisar este blog

sábado, 4 de agosto de 2012

Jovem morre eletrocutado no Rio e família pede 'que justiça seja feita'

Abalados e revoltados com a morte do jovem George Anderson da Silva Castro de 19 anos, a tia da vítima, a funcionária pública Verônica de Souza Carvalho e o pai, George Alberto Souza Castro, de 45 anos, relataram ao G1que o incidente que ocorreu com o auxiliar de produção foi um descaso. Os parentes da vítima estavam o Instituto Médico-Legal (IML), na Leopoldina, na Zona Portuária do Rio, nesta segunda-feira (30).
O jovem morreu na noite deste domingo (29) após sofrer uma descarga elétrica de um poste da Rioluz, na Praça do Jardim Anil, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.De acordo com Verônica, ele estava jogando futebol com os amigos, quando foi buscar a bola perto de um poste.
"Estava sereno e ele estava sem camisa e descalço, aí os amigos contaram que ele buscou a bola e, quando estava retornando, passou ao lado de um poste do campo e foi praticamente puxado e agarrado pela corrente elétrica do poste. Esperamos que a justiça seja feita o quanto antes, declarou a tia de George.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, informou por meio de nota que 2 mil metros de cabeamento elétrico foram roubados e que "em razão do furto, parte do cabo energizado ficou solta e em contato com o poste, o que ocasionou o acidente". A Rioluz também lamentou o ocorrido. (Veja a nota na íntegra no final desta reportagem).
O pai do jovem, George Alberto disse que a praça onde o sobrinho foi eletrocutado é muito movimentada e que se nenhuma providência for tomada, outras pessoas podem morrer também.
"Minha sobrinha mesmo contou para a mãe que às vezes ela e as amiguinhas tomam choquinho ali. Ontem [domingo, 29], quando meu filho morreu, a Rioluz foi lá com uma equipe e desligou a energia, mas só isso não basta. Queremos justiça, por favor", contou o pintor.
"Isso é um absurdo, é muito triste. Ele era tão novo, tão jovem, estava trabalhando, namorando e tinha um mundo para conquistar pela frente. Essa pracinha é muito movimentada, a minha filha que é criança frequenta ali junto com as amiguinhas dela. Se a Rioluz não tomar uma providência, com certeza terá outras mortes", complementou Verônica de Souza.
O corpo do jovem será enterrado às 15h desta segunda-feira (29), no Cemitério do Pechincha, também na Zona Oeste.

Leia a nota na íntegra da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos:
"A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, informa que em vistorias realizadas neste domingo, dia 29/07, na Praça Jardim do Anil, identificou-se que foram furtados 2.000 metros de cabeamento elétrico do circuito subterrâneo do local. Em razão do furto, parte do cabo energizado ficou solta e em contado com o poste, o que ocasionou o acidente. A Rioluz lamenta o ocorrido e informa que, em medida preventiva, todo circuito elétrico foi desligado até que o cabeamento seja substituído. As equipes da Rioluz estão no local trabalhando na normalização do sistema de iluminação pública. A Praça Jardim do Anil recebeu serviço de reformulação dos 95 pontos de luz em fevereiro, com a instalação de 3.000 metros de novos cabos e luminárias".
Fonte: G1 Rio de Janeiro 30/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário