Vinte e seis borregos, um carneiro, alguns pintos e duas vacas morreram na sequência de um incêndio no palheiro de um estábulo junto ao bairro das Morenas, na madrugada de 30 de Junho, no qual arderam cerca de 700 fardos de palha.
O fogo deverá ter começado por causa de uma lâmpada no palheiro que poderá ter entrado em curto-circuito ou aquecido demais e incendiado a palha.
Segundo Alcino Pereira de Almeida, sobrinho do proprietário daquela exploração agrícola (Luís Pereira) onde também trabalha, o seu tio estava desde as 4h30 da manhã a carregar borregos para serem vendidos quando começou a ver fumo a sair de cima do palheiro. “Ele chamou-nos e nós viemos a correr, porque já estávamos vestidos, mas quando chegámos já estava muito fogo e não conseguimos fazer nada”, contou Alcino Almeida que mora numa casa ao lado.
O alarme para os bombeiros foi dado cerca das 4h50, mas com a quantidade de palha existente naquele local o fogo propagou-se rapidamente e os soldados da paz já só vieram a tempo de manter o incêndio circunscrito ao palheiro.
O estábulo tinha mais animais, mas estes acabaram por ser salvos. “Tirámos o gado para fora mas mais um minuto ou dois e não conseguíamos salvar nenhum”, disse Alcino Almeida. Alguns animais que encontraram posteriormente, porque se tinham escondido, tinham algumas mazelas, mas vão sobreviver.
Os bombeiros tiveram que ficar no local durante algumas horas para evitar reacendimentos na palha.
Fonte:Jornal do Oeste Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário