Pesquisar este blog

domingo, 21 de outubro de 2012

Curto circuito causa interrupção em abastecimento de água de toda Teresina

Um curto circuito ocorrido na última terça-feira (16), por volta das 20h, destruiu todo o sistema elétrico que alimenta a Estação de Tratamento de Água de Teresina, o que provocou a paralisação total no complexo de produção de água da Agespisa, localizado no Distrito Industrial. Esse complexo fornece águas para maioria da cidade.
Segundo a assessoria de comunicação informou, os técnicos da Agespisa estão trabalhando desde o início do dia para colocar em funcionamento, pelo menos, uma das três estações que formam o complexo de produção de água. A previsão é a de que ainda hoje, a companhia consiga restabelecer cerca de 50% da produção do complexo. "Vamos unir todos os esforços o mais rápido possível para minimizar os transtornos", afirmou o presidente da Agespisa, Raimundo Neto, que esteve no local ontem a noite, acompanhado dos técnicos da companhia.
De acordo com a Eletrobras, o curto circuito foi causado pela quebra de um dos fios da linha que transmite energia para a Estação de Tratamento de Água (ETA), da Agespisa, no Parque Piauí. Segundo o órgão, um cabo de 69 mil KV quebrou e caiu sobre um rede de alta tensão (de 13.8 kv) dentro da estação. O cabo rompido caiu sobre um dos 5 fios da rede, a assessoria explicou que este fio é o que carrega a mais alta tensão e por isso a interrupção na trasmissão de energia foi imediata assim como o cancelamento do abastecimento de água. O curto circuito foi visto por várias pessoas em diversos pontos da cidade devido à alta tensão do fio que se rompeu.
A assessoria da Eletrobras informou que o fornecimento de energia é automaticamente interrompido para preservar a vida das pessoas, a integridade física do sistema de eletricidade e os eletrodomésticos domésticos da população. Eles informaram também que a responsabilidade na manutenção e sistema operacional da ETA é da Agespisa, mas que eles vão prestar assistência para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

Produção por dia
Atualmente, a Agespisa produz 235 milhões de litros de água por dia em seu complexo de produção, que inclui três estações de tratamento de água. A produção de água da capital também é reforçada por 50 poços existentes em vários bairros, com uma concentração maior na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte. Com os poços, a produção diária total de água em Teresina chega a 250 milhões de litros.
Fonte: Portal AZ 17/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário