Por três horas moradores da região do Parque Júlio César acompanharam a confusão instalada dentro da Boate 071 Music Bar, às 3h, após início de um incêndio por conta de um curto circuito em um ramal do transformador que atende a casa noturna. Há informações de que os seguranças teriam impedido os clientes, em pânico, de deixarem o lugar, sem antes pagarem as comandas. Na polícia, entretanto, não há qualquer registro, como informaram os plantonistas da 16ª Delegacia territorial (DT/Pituba) e 1 ª Delegacia Territorial (DT/Barris).
De acordo com o que circulou nos sites de notícias durante o dia desse domingo (4/8), o fogo no poste de iluminação pública, ocorreu por volta de 3h30 e acarretou falta de energia na boate. O proprietário de um barzinho vizinho a boate, que se identificou como Irineu, disse que tentou apagar o fogo que se iniciava com extintor de seu estabelecimento.
Há denuncias de que dois seguranças teriam sido agressivos com os jovens que queriam deixar o estabelecimento. Os proprietários da boate não foram localizados para falar sobre o assunto, e a Coelba confirmou um curto-circuito no ramal que atende a casa noturna. A companhia adiantou que está avaliando o que teria causado o problema.
Uma moradora da área relatou que ouviu um barulho semelhante a fogos de artifício, mas a gritaria em seguida mostrou que era algo mais grave. Ao sair na varanda, viu fogo em um poste próximo e muita fumaça. A caixa de luz começou a estourar. Faltou luz na boate e aí foi um desespero, porque todo mundo queria sair.
A moradora ainda observou certa superlotação. “O lugar é tão pequeno que não sei como cabe tanta gente”, disse. Segundo ela, a boate possui apenas uma porta de saída, menor que a de um apartamento, sem saída de emergência, sem rota de fuga. Apesar dessas irregularidades há informações de que existe alvará da Superintendência de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) para funcionamento da casa noturna.
Boate Kiss
Na madrugada de 27 de janeiro deste ano, durante uma festa de universitários, um incêndio na boate Kiss resultou na morte de 242 pessoas e deixou mais de uma centena de feridos, em Santa Maria (RS).
Numa situação idêntica a Boate 071, a casa noturna de Santa Maria tinha também e apenas uma saida, estava com superlotação e os seguranças impediram os jovens de saírem. Para a sorte dos baianos, ao contrário do Sul, ninguém ficou ferido no Parque Júlio César.
Fonte: Tribuna da Bahia 05/08
Parece que o incÊndio na boate kiss não serviu de exemplo...
ResponderExcluir