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sexta-feira, 22 de junho de 2012

Falta de telefone dificulta emergência

Em apenas 10 dias, o Corpo de Bombeiros deste Município registrou três casos de incêndio na cidade. Infelizmente, as famílias não puderam ser atendidas em emergência por falta de telefone na corporação. O primeiro aconteceu com a dona de casa e agricultora Cícera Eliane dos Santos. Ela perdeu sua casa, móveis, roupas e demais objetos, no último dia 13, por conta de um incêndio. Era início da noite e a família comemorava o Dia de Santo Antônio, em torno de uma fogueira, no bairro dos Venâncios.
"A gente corria para tirar as crianças de perto, tentar tirar os móveis e as roupas e jogava muita água. E minha vizinha tentava ligar para os bombeiros e não conseguia. Depois de muito tentar, desistiu e ligou para o telefone da Polícia. Ainda bem que quando os bombeiros chegaram, nós já tínhamos conseguido apagar um bocado do fogo. Graças a Deus que só perdi as coisas, não perdi vidas", relata Cícera Eliane, relembrando os momentos de sufoco com as labaredas de fogo na sua casa.
A criança S.R.S., de apenas 2 anos, não teve a mesma sorte. Morreu carbonizada no último domingo, quando dormia no quarto de casa no bairro São Vicente. Um curto circuito no ventilador rapidamente provocou o incêndio na acomodação. A mãe, cuja identidade não foi revelada, tinha ido até a casa vizinha. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela população e quando chegou já era tarde. Na mesma semana, no bairro Cidade Nova, outra família tentou contato com os bombeiros, quando um incêndio tomava conta da residência, também por curto circuito de aparelho elétrico. O contato pelo 193 foi em vão. Quando a corporação chegou, o fogo já havia sido debelado por familiares e vizinhos. Os Bombeiros ainda prestaram socorro a uma idosa, levando-a para o Hospital com problemas respiratórios devido à fumaça.
Os três casos ilustram a realidade que vive a população de Crateús e região com a falta do telefone no Corpo de Bombeiros. São vários os municípios prejudicados, comprometendo a vida e o patrimônio das pessoas.
A falta da linha telefônica têm trazido transtornos para a corporação e para a população, que vem ligando para o número 190, número da Polícia Militar, para pedir auxílio à unidade do Corpo de Bombeiros. Daí, a Polícia aciona os Bombeiros via rádio.
A situação já foi denunciada pelo Diário do Nordeste, em matéria no dia 28 de março. "Já fizemos inúmeros contatos com a Oi e não obtemos sucesso e nem retorno. Em abril, após a reportagem sair, veio aqui um funcionário, que garantiu a instalação da linha em 60 dias. Findou esse prazo e nada feito. Já procuramos a Anatel, autoridades municipais, a Secretaria de Infra Estrutura do Estado (Seinfra) e até entidades de classe. Estamos buscando todas as formas e não temos uma resposta concreta. Vou apelar agora para o Ministério Público", desabafa o major Sousa Júnior, comandante local.

Contato
A Seinfra informou em nota, pela Assessoria de Imprensa que "desde maio do ano passado, quando demandada pelo Corpo de Bombeiros de Crateús, entrou em contato com a operadora OI pelos procedimentos padrões, para a instalação das linhas telefônicas solicitadas. A Seinfra, ao receber ofício da Assembleia Legislativa, em abril de 2012 solicitando resposta quanto à referida solicitação, recorreu ao órgão de competência maior, a Anatel, para que a mesma interferisse no processo. Em contato com a Anatel, dia 18/05/2012, foi informado que o órgão está no aguardo da manifestação da operadora. Ressalta-se que a função da Seinfra é oficializar demandas de linhas telefônicas nas edificações novas e já implantadas do Governo".
Sobre o assunto, a Assessoria de Imprensa da operadora Oi esclareceu, apenas, que a empresa "já passou ao cliente todas as informações necessárias para efetuar a ativação do serviço no endereço solicitado".
Fonte: Diário do nordeste 22/06

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