Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Homem morre eletrocutado em casa

Valdir Machado da Rosa, de 32 anos, morador do bairro Januária, em Sombrio, teve morte instantânea ao levar um choque de 220 volts na manhã da última sexta-feira, por volta das 11h30mim, na sua casa. A fatalidade ocorreu antes da chegada de uma tormenta à cidade, o que descarta que ele tenha sido vítima de uma descarga elétrica provocada por relâmpagos.
Valdir era pedreiro e também atuava na colheita de fumo, era separado, tinha um filho de 13 anos e morava com a mãe. Segundo os bombeiros, que chegaram a ser acionados pela família junto com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Valdir utilizava uma extensão para ligar a máquina de lavar. A suspeita é que parte do fio estava descascado e provou o choque. Como a vítima estava descalça, a corrente passou pelo seu corpo e coração, o que pode ter provocado uma parada cardíaca. As mãos e pés de Valdir estavam bem queimados.
A irmã dele, Maria Machado da Rosa, precisou realizar os trabalhos de registro em cartório do óbito, atestado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Araranguá, que recolheu o corpo. Ela estava muito abalada e recebia o constante consolo do companheiro. “Foi uma perda que não consigo nem falar. Pegou todos de surpresa”, lamentou Maria.
O corpo foi velado no Salão Comunitário da Januária e sepultado no Cemitério Rio Novo, em Balneário Gaivota. A funerária Menino Deus realizou todos os preparativos. A Polícia Civil esteve na casa de Valdir para trabalhos de rotina.
Quase no mesmo horário de sexta-feira, outra pessoa, uma jovem de 19 anos havia levado um choque. O fato foi registrado no Parque das Avenidas, também em Sombrio. Érica Silva de Quadros foi salva pelo marido, que por sorte estava em casa. “Ele conseguiu desligar o aparelho da tomada, que por sinal também era uma extensão velha que seria utilizada em uma máquina de lavar”, lembra um bombeiro que atendeu a vítima, que passa bem e não corre risco de morte.
Cuidado com eletricidade

Verifique sempre o estado das instalações elétricas. Fios desencapados podem ser perigosos e as tomadas devem estar protegidas por tampas, fita isolante ou mesmo ocultas pelos móveis. Coloque protetores nas tomadas que estão ao alcance de crianças para evitar acidentes. Os fios elétricos devem estar isolados e longe do alcance das mãos das crianças. Os benjamins ou extensões devem ser evitados. Muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem causar sobrecarga e curto circuito na fiação. Antes de efetuar consertos e reformas, é preciso desligar a chave geral. Dê preferência a um eletricista profissional e desligue o chuveiro antes de mudar a chave verão/inverno.
Recomendações para evitar acidentes:

• Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos;
• Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou nas emendas;
• Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor, não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Segure a lâmpada pelo vidro (bulbo). Não exagere na força ao enroscá-la, pois você pode provocar acidentes;
• Não mexa com eletrodomésticos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou pés molhados.
• Em caso de choque providencie socorro imediatamente, ligando para o Corpo de Bombeiros, pois é preciso ser rápido. Os primeiros minutos após o choque são vitais para o acidentado;
• Desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral se houver algum problema nas instalações internas da casa;
• Não toque na vítima ou no fio elétrico sem saber se existe passagem de eletricidade;
• Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda, etc;
• Ao carregar a vítima, tome muito cuidado para não complicar eventuais lesões, principalmente na coluna vertebral.
Fonte: Grupo Correio do Sul 29/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário