Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Moradores de SP dizem que homem eletrocutado colhia abacate em árvore

Moradores do bairro Brasilândia, Zona Norte, confirmaram que o homem que morreu eletrocutado na tarde desta terça-feira (26) estava colhendo um abacate. A árvore fica em uma praça na Rua Severino Nunes da Costa e está posicionada próxima à fiação da estrada (veja no vídeo acima).
Ele foi achado pelos bombeiros, por volta das 15h40. Os bombeiros no local tiveram que aguardar que a Eletropaulo cortasse a energia no local para ter acesso à vítima, que tinha entre 25 e 30 anos. Durante o período de espera, o homem não respondia ao chamado da equipe de resgate. Quando a energia da fiação foi cortada, o corpo foi resgatado e a equipe constatou o óbito, de acordo com os bombeiros.
Segundo Karla Morais, de 27 anos, porteira, o homem trabalhava como montador de móveis na mesma rua do acidente, de acordo com os moradores da região. No início da tarde, ele teria escalado a árvore para pegar um abacate.
“Estava ventando e pulsando a árvore, que encostou no fio e e ele já ficou preso. Ele grudou lá no fio e ficou”, disse. Karla diz que o homem “ficou duro” e “parecendo um boneco”.
De acordo com relatos dos moradores, o homem subiu em uma árvore para pegar o abacate e estava ventando naquela hora. Um dos galhos teria encostado em um fio desencapado e o homem acabou caindo nos fios. Segundo os bombeiros, ele foi atingido por três fios, cada um com cerca de 13 mil volts de carga elétrica.
José Rodrigo da Silva, de 45 anos, e José Carlos Carneiro, de 42 anos, disseram que também viram o homem subindo para pegar o abacate. Eles costumam frequentar um bar em frente à árvore.
“Um dia antes ele também tinha subido e conseguiu pegar dois sacos cheios”, contou Carneiro. Os dois moradores contam que as crianças costumam subir no abacateiro.
Karla lembrou que, uma semana antes, um outro homem tentou tirar uma fruta usando uma vareta comprida e levou um choque. Mas ele passa bem.

Eletrocutados
O capitão do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo informou que, no ano passado, 14 pessoas morreram atingidas por fiação elétrica em São Paulo.
Palumbo diz que acidentes como o de ‘Neguinho’ são comuns em construções de laje.
“Não é comum a pessoa subir numa árvore e sofrer um choque, mas é comum subir em uma construção muito próxima e ser atingida por um fio”, explica.


CUIDADOS COM A REDE ELÉTRICA
De acordo com o Corpo de Bombeiros, no caso de uma vítima estar eletrocutada, algumas dicas são importantes:

- Não tentar usar uma vassoura ou qualquer outro cabo de madeira para tentar isolar a rede elétrica. A madeira é má condutora, mas não quer dizer que, dependendo da voltagem, ela não possa conduzir eletricidade. Cada fio da rua tem, geralmente, 13 mil volts.
- Caso uma pessoa esteja sendo eletrocutada, a primeira coisa a fazer é ligar para os bombeiros. A segunda, é desligar a chave de energia da residência. Caso seja um prédio, é preciso ligar na Eletropaulo.
- Se a chave estiver desligada e a pessoa estiver com risco de vida, é importante não encostar a palma da mão no corpo da vítima. Se ela ainda estiver com a corrente, a musculatura do socorrista será contraída e ele também será eletrocutado. Por isso, a dica é encostar o dorso da mão e evitar que os dedos se contraiam sobre a vítima.
- Se a vítima não estiver mais com choque, após o teste do dorso da mão, é importante retirá-la do local e colocar no chão. A massagem cardiorrespiratória deve ser feita até o atendimento do Corpo de Bombeiros.
Fonte: G1 - São Paulo 27/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário