Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Curto-circuito teria causado incêndio

Um curto-circuito num aparelho condicionador de ar deve ter sido a causa do incêndio que levou pânico aos moradores do Edifício Pinhal, neste domingo (7), e chamou a atenção de quem transitava nas proximidades da Rua Dom Estevão Brioso, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Por volta das 16h, o fogo começou em um dos quartos do apartamento 501 do prédio de 16 andares, localizado perto do Bar Entre Amigos. Nenhum dos quatro moradores estava na residência no momento. Apenas o cachorro da família. O animal foi resgatado e as chamas foram controladas graças ao esforço do síndico e de um funcionário do prédio. Eles contaram com a ajuda de um morador da Comunidade do Veloso que sonha em ser do Corpo de Bombeiros.
O reciclador João Manoel Cardoso Neto, 54 anos, mora num barraco a poucos metros do Edifício Pinhal. Conhecido na Comunidade do Veloso como bombeiro voluntário, ele contou que foi acordado às pressas por vizinhos depois que a fumaça preta já havia ganhado o céu e anunciado o incêndio. "Já ajudei a apagar incêndio outras três vezes. Minha preocupação era se tinha criança ou idoso no apartamento", disse João Manoel.
O Corpo de Bombeiro foi acionado, mas quando chegou ao local o fogo já havia sido apagado e o prédio, evacuado. De uma varanda de um andar acima, os moradores jogaram água pela janela do quarto do 501 com a ajuda de uma mangueira. Irritados, alguns moradores reclamaram da demora. "Quem apagou foi o síndico e mais umas três pessoas. Todos sem máscara no meio daquela fumaça. Os bombeiros chegaram uns 40 minutos depois", protestou o artesão Cláudio Marques, 54, morador do apartamento 702.
Após o fim do incêndio, uma equipe do Corpo de Bombeiro vistoriou o local. Um quarto e um banheiro do 501 foram consumidos pelo fogo. Outro quarto ficou parcialmente destruído. Apesar da mancha preta na fachada do edifício, as chamas não chegaram a comprometer outros apartamentos.
O cabo Gilberto Belmiro afirmou que o foco do incêndio foi no quarto destruído. "Alguma coisa deve ter ficado ligada, provavelmente um aparelho de ar condicionado", contou. Ele, porém, discorda que as equipes tenham demorado no socorro. "Nossa guarnição chegou seis minutos depois do aviso", disse. Dois carros foram ao local. O primeiro a chegar se deslocou da unidade de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O segundo saiu do quartel da Avenida João de Barros, no Recife.
Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário