Pesquisar este blog

sábado, 22 de dezembro de 2012

Homem leva choque elétrico mortal ao limpar terreno em Manaus

Manaus - O presidente da Associação de Moradores do Campos Elíseos, o açougueiro José Ailton Porfilho, 52, morreu eletrocutado nesta sexta-feira (21) por volta das 11h na casa dele, localizada na Rua Tóquio, Planalto, zona oeste de Manaus.
Segundo testemunhas, José roçava o quintal com uma roçadeira descalço, pisando no chão molhado, quando tocou em um fio descapelado e levou a descarga elétrica, morrendo na hora.
A auxiliar de serviços gerais Raimunda Souza, 37, disse que foi a primeira pessoa a encontrar José Ailton jogado no chão. “Eu havia saído do trabalho para comprar algo quando ouvi a roçadeira e em seguida um barulho forte, quando olhei ele estava no chão”, relatou.
Raimunda buscou auxílio de vizinhos para avisar sobre o incidente e ligou para a Polícia Militar em busca de apoio. Todos os equipamentos da roçadeira permaneciam ligados e os próprios moradores desligaram para que não houvesse explosões.
De acordo com a auxiliar administrativa Auxiliadora Cândido, 49, Porfilho não tinha o costume de roçar e sempre pagava outras pessoas para fazer o serviço. “Acho que pela idade e por falta de informação sobre o perigo, ele acabou perdendo a vida”, disse.
O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para perícia e, em seguida, liberado à família para sepultamento.
Fonte: D24AM 21/12

Menino de 10 anos morre após ser atingido por raio

Um menino de 10 anos morreu na tarde desta quinta-feira após ser atingido por um raio no Jardim Nossa Senhora, em Ribeirão Pires.
De acordo com a PM (Polícia Militar), a criança jogava bola no estádio Valentino Redivo, na Rua Coronel Oliveira Lima, quando o incidente aconteceu, por volta das 16h30. Segundo testemunhas, chovia forte.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma viatura ao local. O garoto chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Fonte: Diário do Grande ABC 20/12

Aruana: Homem morre vítima de choque elétrico

Um homem faleceu após ter sido vítima de choque elétrico nesta quinta-feira, 20. Segundo registro do Instituto Médico Legal (IML), Eliel dos Santos Costa, 38, foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) para atendimento. A vítima não resistiu ao impacto do choque, e deu entrada ao IML às 14h10. A ocorrência foi no bairro Aruana.
Fonte: Infonet 20/12

Homem morre eletrocutado ao tentar religar cabo de energia em poste

Um homem morreu eletrocutado na tarde desta quinta-feira (20) ao tentar religar um cabo de energia de forma clandestina no bairro da Liberdade, em São Luís.
A vítima, de 45 anos, usava luva, alicate e cinto de segurança quando levou o choque. Segundo testemunhas, ele subiu no poste, que é equipado com um transformador, para tentar religar um cabo de energia elétrica. Ao tocar no fio de alta tensão, levou um choque de aproximadamente 14 mil volts, caiu no chão e morreu na hora.
Segundo parentes da vítima, ele não tinha formação de eletricista, mas já "fazia bicos" religando a energia elétrica de forma clandestina. O que ninguém soube dizer foi quem contratou ele para fazer o serviço que resultou na tragédia.
O acidente, que aconteceu por volta de 14h, em frente ao Mercado da Liberdade, deixou parte do bairro sem energia. Peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) foram ao local para apurar as circunstâncias do acidente. A Polícia Civil vai investigar quem contratou o serviço clandestino.
Fonte: G1 Maranhão 20/12

TRAGÉDIA: Raio cai e mata mulher de 30 anos no interior

A dona de casa Vanderleia Moraes da Silva, de 30 anos, natural de Nossa Senhora dos Remédios, foi atingida por um raio na noite desta terça-feira (18/12) às 19hs dentro de sua residência na localidade Pitombinha, zona rural do município de Boa Hora.
Familiares informaram a nossa reportagem que na hora da tragédia estava chovendo forte, Valderleia estava em casa com seu esposo Antonio Francisco de Araújo e o filho de quatro meses.
Todos foram atingidos pelo raio, mas Valderleia não resistiu e teve morte imediata. A vítima é filha do lavrador Amadeu, que reside na comunidade Barro Branco em NSR, onde seu corpo está sendo velado.
Fonte: 180 graus 19/12

Homem morre após ser atingido por um raio em Lages, na Serra de SC

Um homem de 47 anos morreu após ser atingido pela descarga elétrica de um raio, em Lages, na Serra de Santa Catarina. O incidente aconteceu por volta das 17h30, em uma área de reflorestamento de pinus no interior do município enquanto o homem trabalhava.
De acordo com o Instituto Geral de Perícias (IGP), Orli Andrade Madruga teve morte fulminante. A árvore em que ele estava encostado foi atingida pelo raio e ele faleceu logo após ser receber a descarga elétrica. O corpo foi liberado no mesmo dia e o caso foi registrado em boletim de ocorrência na Polícia Civil.
O Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado. A Polícia Militar acompanhou a ocorrência, mas não soube afirmar o que o homem estava fazendo no local.

Fonte: G1 Santa Catarina 18/12

Raio atinge fazenda, mata 1 e deixa outra pessoa ferida no Sul de MG

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida depois que um raio caiu na tarde desta quarta-feira (19) na zona rural de São Sebastião do Paraíso. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o raio atingiu uma fazenda por volta de 13h30 próximo ao distrito de Guardinha e atingiu os trabalhadores rurais. Um deles morreu ainda no local.
O homem que morreu foi identificado como José Matos, de 58 anos.Um homem de 29 anos foi socorrido consciente para o hospital. Conforme os bombeiros, os dois trabalhadores rurais foram atingidos pelo raio no momento em que trabalhavam.
Fonte: G1 Sul de Minas Gerais 19/12

Curto circuito causa incêndio em loja na Nossa Senhora de Fátima

Uma princípio de incêndio atingiu um estabelecimento na zona Leste de Teresina no início da noite desta terça-feira (18/12). Lojistas da Mag Mix se assutaram, por volta das 18h, quando o quadro de energia na parte externa da loja começou a pegar fogo. A loja fica localizada na avenida Nossa Senhora de Fátima, cruzamento com a rua João Elias Tajra.
Após a chegada dos bombeiros o incêndio foi contido rapidamente. De acordo com o tenente David Silva, coordenador da equipe, a causa do incêndio foi um curto circuito que aconteceu no quadro regulador de energia. "Essa situação é típica de curto circuito. Agora é preciso contatar a Eletrobras para saber em qual local da ligação de distribuição elétrica se localiza esse curto circuito", disse o tenente ao 180graus.
O tenente também comentou que o quadro de luz ficou queimado pelo fato do disjuntor ter executado a ação correta de cortar a energia a partir do momento que houve o problema. "A função do disjuntor é exatamente essa de interromper o curto circuito. Esse processo gera o incêndio que foi contido com rapidez", desta o coordenador da equipe do corpo de bombeiros.
Fonte: 180graus - 18/12

domingo, 16 de dezembro de 2012

Homem é eletrocutado enquanto trabalhava em laje

Um homem foi socorrido inconsciente após ser eletrocutado enquanto trabalhava em uma laje no bairro Jatobá, na região do Barreiro, na capital mineira, na tarde deste odmingo (16).
Testemunhas contaram que a vítima se desequilibrou e encostou a mão e o pescoço em um fio energizado. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi encontrado desmaiado na laje.
Médicos do Samu prestaram os primeiros socorros e levaram o homem para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Os militares ainda não têm informações sobre identidade ou idade da vítima.
Fonte: R7 Minas Gerais

Criança morre eletrocutada na Zona Oeste

Uma criança de 3 anos morreu eletrocutada na Rua Paulo Rola, próximo ao campo de futebol do Rala Coco, em Senador Camará, na Zona Oeste, na noite desta sexta-feira. O menino teria esbarrado em um fio de alta tensão que havia se desprendido de um poste há três dias.
Parentes da criança disseram ter ligado várias vezes para a Light. A empresa, no entanto,informou que o poste é de responsabilidade da RioLuz. O caso está sendo investigado pela 34ª DP (Bangu).
Fonte: O dia 15/12

Homem morre eletrocutado em Gramado

Um homem morreu eletrocutado, na noite desta sexta-feira, em Gramado, Serra Gaúcha. De acordo com a Brigada Militar, Giovani Gerla, de 41 anos, mexia na instalação elétrica do galpão onde vivia, no interior do município, quando recebeu uma descarga elétrica. Gerla foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar ao hospital da cidade.
Fonte: Wagner Machado / Rádio Guaíba
Fonte da notícia: Correio do Povo 15/12

Menino de 4 anos morre eletrocutado ao tentar ligar pisca-pisca, em RO

O menino Vanderlei de Oliveira Veiga, de 4 anos, morreu após levar um choque quando tentava ligar um pisca-pisca natalino, que enfeitava a fachada da casa onde morava com os pais, em Cacoal (RO). O acidente aconteceu na terça-feira (11), no Bairro Santo Antônio, mas só foi divulgado na manhã desta quinta (13). Segundo o médico Julio César da Rocha, que socorreu a criança, Vanderlei sofreu uma parada cardíaca provocada pela descarga elétrica.
No momento do acidente, a mãe do menino, Alexandra Alves de Oliveira, contou que o filho deveria estar na residência da babá, mas naquela tarde ficou em casa com o pai Valdeci Veiga, que estava de folga.
“Ele sempre ficava com ela [babá], mas na terça-feira o pai dele ficou em casa arrumando o encanamento do banheiro e ele quis ficar também. A gente nunca espera que coisas como essa aconteça, até que acontece. Um pisca-pisca é algo tão normal, até tiramos da parede, pois a gente olha e fica lembrando dele”, conta.
De acordo com Alexandra, Vanderlei estava brincando na área externa da casa onde o pisca-pisca estava. “ Ele [pisca-pisca] estava apagado e meu filho foi acender. Meu marido fazia conserto no banheiro, ouviu o grito e correu para ver, mas ele já estava caído, com a pele toda roxa”, lembra a mãe, que não presenciou o acidente.
Desesperados, o pai e alguns vizinhos ainda tentaram reanimar a criança, mas, quando perceberam que seria inviável, o levaram ao hospital.
De acordo com Julio César da Rocha, médico que atendeu o caso, Vanderlei já chegou à Unidade Mista de Cacoal sem vida. “Quando ele chegou tentamos reanimá-lo, mas não adiantou. Ele já chegou morto aqui e apresentava lesão proveniente de queimadura no tórax, na região do peito”, conta Rocha.
Para o médico, a parada cardíaca aconteceu em decorrência da descarga elétrica. “As tomadas de voltagem 110 são ainda piores do que as de 220. São mais perigosas. A descarga provocada pode interferir nos batimentos cardíacos, enquanto a de 220 dá um tranco na pessoa. As duas são perigosas, mas as de 110 são mais comuns em casa, então tem que haver um cuidado redobrado, principalmente com crianças”, esclarece o médico.
O menino de 4 anos foi enterrado na quarta-feira (12), em Cacoal. Vanderlei era o filho caçula, o único menino entre cinco irmãs.
Fonte: G1 Rondônia 13/12

Curto-circuito provoca princípio de incêndio durante velório no Paraná

Um princípio de incêndio no salão da Igreja São Batista, onde era velado o corpo de Idalina Barreiros, ex-primeira-dama de Cascavel, no oeste do Paraná, e que tentou ser prefeita da cidade nas eleições deste ano, assustou familiares e amigos que participavam do velório.
Segundo o Corpo de Bombeiro, houve um curto-circuito nem uma das lâmpadas, já no final do velório. No momento do incidente, o corpo de Idalina estava sendo retirado do salão. Ninguém ficou ferido e não houve danos significativos na estrutura do salão.
Idalina morreu na noite de segunda-feira (10) dentro do carro. Ela viajava de Cascavel para Curitiba para realizar exames quando passou mal. Ela nasceu em abril de 1935, em Campos Novos Paulista, no interior de São Paulo. Ela casou-se em maio de 1963 com Salazar Barreiros, com quem teve três filhos, um deles já falecido.
G1 Paraná - 11/12

Homem morre eletrocutado ao tentar ligar motor para puxar água de poço em Quixelô

Um homem morreu na última segunda-feira (10), por volta das 15h, ao tentar ligar motor para puxar água de um poço, na própria residência, na localidade de Sítio Lagoa de Baixo, próximo ao município de Quixelô, a 393 quilômetros da Capital.
De acordo com informações da Polícia Militar, o fato aconteceu pela manhã, mas somente à tarde populares que passavam no local encontraram o corpo do agricultor Ricardo Neves Damião, 34, caído próximo ao poço. Os Bombeiros foram acionados para retirar o corpo, pois a vítima ainda se encontrava junta aos fios.
O corpo do agricultor foi levado para o Instituto Médico Legal de Iguatu, para a realização dos devidos exames, e liberado logo em seguida.
Fonte: Diário do nordeste 11/12

Operário é eletrocutado em obra no Parque Jambeiro em Campinas

Um operário, de 48 anos, sofreu uma descarga elétrica na manhã desta segunda-feira (10) emCampinas (SP). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o homem trabalhava em uma obra no Parque Jambeiro e utilizava equipamentos de segurança no momento do incidente.
O helicóptero Águia da Polícia Militar foi chamado para fazer o resgate e os bombeiros também ajudaram no atendimento. O homem foi levado em estado estável para o Pronto Atendimento do São José.
Fonte: G1 Campinas 10/12

Policial morre eletrocutado em Caruaru

Um policial militar morreu eletrocutado por volta das 19h desse sábado (8) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Segundo informações da polícia, o policial militar Orlandy Soares dos Santos, 38 anos, estava lavando o carro em frente a residência, no bairro Rendeiras, quando vazou uma corrente de energia elétrica e morreu. A família chamou uma equipe do Samu, mas a vítima já estava morta.
O corpo do policial foi levado ao IML e liberado. O sepultamento foi realizado às 17h desse domingo (9).
Fonte: NE10 - 10/07

Dona de Casa morre eletrocutada em Sousa

Deu entrada já sem vida no Hospital Regional de Sousa, por volta das 7h desta quinta-feira (06) vítima de uma descarga elétrica, Maria de Lourdes Pereira Rodrigues, 54 anos.
A vítima foi ligar uma extensão da máquina lavadora, quando recebeu a descarga elétrica no interior de sua residência, e teve morte praticamente no local.
O Corpo de Bombeiro esteve na Rua Sales Fagundes de Lira, Jardim Bela, levou o corpo para o Hospital Regional para as medidas necessárias.
Fonte: Folha do Sertão 06/12

Eletricista a serviço da CEB morre eletrocutado em Sobradinho

O eletricista Ildeir Alves Coutinho, de 32 anos, morreu na noite da última quinta-feira (6), após ser atingido por uma forte descarga elétrica no núcleo rural Sarandi Chapadinha, em Sobradinho, região administrativa do DF. Ele levou um choque de 13,8 mil wolts, não resistiu ao choque e morreu no local do acidente. Coutinho estava a serviço da CEB (Companhia Energética de Brasília).
De acordo com testemunhas, toda a rede de energia da região estava passando por manutenção. A CEB contratou uma equipe técnica para fazer o serviço que passou o dia todo checando os postes para saber se estavam funcionando normalmente. Durante uma checagem, o eletricista viu que a cruzeta de um poste, peça que liga os fios, estava quebrada. Quando ele foi trocar a peça levou uma forte descarga elétrica e morreu.
Dionísio Pereira Lopes era colega de profissão de Coutinho. Mas segundo ele, o rapaz trabalhava há pouco tempo na empresa. A equipe do Corpo de Bombeiros foi logo acionada, mas quando chegaram o eletricista já estava morto.
As causas do acidente ainda não foram identificadas, mas segundo os colegas de trabalho da vítima, foi falha humana. Coutinho usava todos os equipamentos de segurança no momento do acidente, inclusive o cinto que o deixou preso ao poste após o choque.
Para a direção da CEB a suspeita de falha humana não esta descartada, mas afirmou que vai apurar os fatos.
O corpo da vítima ficou quase cinco horas pendurado ao poste esperando a perícia. Mesmo sem conhecer o eletricista, moradores da região ficaram abalados com a morte.
No mês passado, um funcionário da CEB morreu durante o trabalho. Ele e outro funcionário faziam uma manutenção de rotina na subestação de energia do Ministério do Esporte quando um gerador explodiu. Ele morreu na hora e o colega foi levado em estado grave para o hospital.
Na última quarta-feira (5), o funcionário que se feriu durante a explosão recebeu alta do hospital. Em entrevista exclusiva para a Record, ele disse que não quer mais trabalhar como eletricista. Os planos agora são terminar o tratamento e começar uma nova vida.
Fonte: R7.com 07/12

Curto circuito provoca incêndio em edifício de Cuiabá

Um curto circuito em fiação de um apartamento no bairro Bosque da Saúde em Cuiabá provocou pânico na manhã desta quarta-feira (05) em Cuiabá. O incêndio começou hall de entrada de um dos apartamento no 22º andar de um edifício.
Segundo o Corpo de bombeiros os moradores foram retirados e o incêndio foi controlado rapidamente. As causas serão investigadas, mas a possível causa seja uma sobre carga provocada por uso de vários equipamento eletrônicos no mesmo local.
Fonte: O Documento 05/12

Incêndio atinge duas residências no beco Santa Terezinha, no São Jorge

Manaus - Um incêndio atingiu duas residências no beco Santa Terezinha, no São Jorge, zona oeste, na noite desta terça-feira (4).
Segundo o major Borges, do Corpo de Bombeiros, quatro viaturas atenderam a ocorrência, registrada às 21h38, e o fogo foi controlado em cinco minutos.
Ainda segundo Borges, houve perda total nas duas casas de madeira, mas sem vítimas. Conforme Railton Galvão, da 21ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), o incêndio começou com um curto-circuito.
No local, o capitão Sulemar Barros informou que, quando a equipe chegou, as chamas já tinham destruído a primeira casa e o fogo passava do muro da Escola Estadual Sólon de Lucena, por onde os bombeiros tiveram acesso mais rápido. "Tivemos que emendar várias mangueiras até iniciar o combate" explicou.
Até a chegada da corporação, os moradores contaram com o apoio da Polícia Militar, que impediu que o fogo atingisse o colégio, ajudou a retirar os objetos das residências e isolou a área. Um dos enferemeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), só houve feridos com ferimentos leves.

Testemunha
O garçom Celso Gausel, 58, acompanhou dois incêndios em um curto espaço de tempo. Ele morava na comunidade Artur Bernardes e, agora, está morando no Beco Santa Terezinha.
Apesar do incêndio não ter atingindo a nova casa, ele fez uma comparação com a tragédia do dia 27 de novembro. "Dessa vez, as coisas foram rápidas. Os policiais chegaram na hora certa e os bombeiros também. Além disso, não houve saques por parte dos moradores", contou.
Celso explicou que a localização também facilitou apagar o incêndio. "Aqui, teve um caminho para o incêndio, pelo Sólon de Lucena, não foi como no Artur Bernardes, que não tinha como chegar facilmente", disse.
Fonte: D24AM 04/12

Homem morre depois de receber descarga elétrica e cair de uma altura de seis metros na Boa Vista

Um homem morreu nesta terça-feira depois de cair de uma altura de seis metros no bairro da Boa Vista, no Recife. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para resgatar a vítima, o trabalhador teria recebido uma descarga elétrica quando limpava as vidraças de um imóvel no Edifício Sumaré.
O acidente aconteceu no final da manhã de hoje perto do Cinema São Luiz, no número 27 da Rua da União, esquina com a Avenida Conde da Boa Vista.
A vítima foi identificada como Luiz Carlos Lima da Silva, de 28 anos. O síndido do prédio, Marcos Siqueira, disse que o trabalhador havia sido contratatado para fazer um serviço de pintura na fachada do edifício mas, na hora do acidente, aproveitava a folga do almoço para realizar um serviço particular de lavagem de janelas para um morador do prédio.
O caso está sendo investigado pela Delegacia da Boa Vista. O corpo será encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) que deve trabalhar para investigar a causa da morte.
Fonte: Diário de Pernambuco 04/12

Homem eletrocutado continua não identificado na UTI do Hospital São José

Criciúma - Um homem, que deu entrada no Hospital São José de Criciúma na última terça-feira (27), ainda não foi identificado. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, não é possível ver bem o seu rosto, pois está todo entubado.
Ele foi eletrocutado na terça-feira, pouco antes das 19h, quando ficou preso em fios de alta-tensão durante uma tentativa de assalto, da qual participou, em uma empresa do bairro Primeira Linha. Outros dois envolvidos conseguiram fugir, mas este homem acabou caindo na subestação de energia e levou um choque de alta voltagem. Quando foi encontrado ainda estava consciente, mas com sérios ferimentos pelo corpo e com as víceras aparentes.
O paciente passou por cirurgia e foi levado direto pra UTI Cardiovascular.
Ele mede, pelo menos, 1,80m, tem pele clara, barba, e idade entre 30 e 34 anos. Seu estado de saúde é gravíssimo.
Fonte: Radio Crisciúma 29/11

Menina de sete anos é eletrocutada ao usar modelador de cabelo no CE

Uma criança de sete anos morreu após pôr um aparelho modelador de cabelo na tomada e receber uma descarga elétrica na tarde desta sexta-feira (30), na cidade de Icó, a 360 km de Fortaleza. Segundo a mãe da criança, Claudelúcia Pereira Oliveira, a menina tentou usar o Baby Liss escondida dela.
De acordo com o relato da mãe à polícia, ela notou quando a filha, chamada Débora, entrou no quarto tentando esconder algo. Após alguns minutos sem fazer ruídos, a mãe decidiu chamar pela menina, mas não foi atendida. Ao ir até o quarto, a encontrou caída ainda com o aparelho em uma das mãos e ligado na tomada. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Iguatu. O corpo de Débora será levado para necrópsia.
Fonte: G1 Ceará 30/11

Homem é eletrocutado ao ficar preso em subestação de energia

Um homem foi encaminhado em estado grave ao Hospital São José, de Criciúma, por volta das 19 horas dessa terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros de Criciúma ele foi encontrado na subestação de energia de uma empresa no bairro Primeira Linha. Ele estava consciente e pedia ajuda, mas segurava em um fio elétrico e tinha diversos traumas. Ele tinha queimaduras generalizadas na cabeça, no pé e o abdômen estava aberto, com as vísceras para fora.
Segundo populares que moram nas proximidades da empresa, o rapaz teria entrado no local com a ajuda de mais duas pessoas para tentar assaltar a empresa. Os outros dois conseguiram fugir, mas ele caiu na subestação e acabou sendo eletrocutado.
Fonte: Engeplus 28/11