Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Choque elétrico mata trabalhador de empresa terceirizada da Celtins

O trabalhador Huilton Vieira Lima, 31 anos, faleceu no último sábado, 28 de maio, em decorrência de um choque elétrico, durante a realização de um serviço de manutenção em rede de distribuição da Celtins, na cidade de Pindorama. O eletricista Huilton era casado, residia em Porto Nacional e era empregado da Comando Norte, empresa terceirizada prestadora de serviço da Rede Celtins.

Segundo informações do presidente do STEET - Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade no Estado do Tocantins, Sérgio Fernandes, essa é a segunda vítima fatal em menos de um ano da empresa Comando Norte. “De outubro do ano passado até o momento já foram quatro vítimas fatais, sendo duas na Comando Norte. Além desses, tantos outros aconteceram em outras empresas terceirizadas, no mesmo período sem vítimas fatais, mas que causaram muitos prejuízos para os trabalhadores”, denúncia Fernandes.

Na avaliação do presidente esses acidentes acontecem devido ao descaso e as inconstâncias das leis brasileiras. “Esses acidentes acontecem e vão continuar ocorrendo, enquanto a Celtins não corrigir a seqüência de erros que comete e permite suas prestadoras de serviços cometerem, como a falta de planejamento de trabalho, de capacitação à altura dos profissionais, de acompanhamento e fiscalização, além da falta dos equipamentos de proteção individuais e coletivos ou de uso destes, necessários para a realização das tarefas”, desabafa.

De acordo com Sérgio Fernandes para evitar mortes prematuras como essa e combater a precariedade desse tipo de mão-de-obra, o sindicato acionou em 2005, o Ministério Público do Trabalho (MPT), denunciando a prática ilegal da Celtins de terceirizar sua atividade fim, que consiste em leitura, ligação, corte religação, montagem de redes e linhas de distribuição e transmissão e a manutenção em geral. Em seguida o MPT impetrou Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho para que a empresa cumprisse a lei, que não permite a terceirização de sua atividade fim.

O Tribunal Superior do Trabalho concedeu parecer favorável ao sindicato, considerando ilegal a contratação de mão-de-obra terceirizada pela Celtins e a mesma recorreu da decisão. “Estamos aguardando e confiantes em uma decisão definitiva”, confia Fernandes.

O sindicalista ressaltou ainda que na tentativa de assegurar a representatividade dos trabalhadores terceirizados, a entidade requereu no Ministério do Trabalho e Emprego o registro de alteração estatuária, estendendo sua base representativa para os trabalhadores terceirizados das empresas prestadoras de serviços das concessionárias de energia elétrica do Tocantins e conseguiu o registro recentemente. “Com essa representatividade, o sindicato tem agora muito mais responsabilidade sobre a defesa dos interesses desses trabalhadores, e, portanto, não medirá esforços para cobrar dos responsáveis, soluções para por um fim a esta situação lamentável e intolerável”, cobra o presidente. (Da assessoria)
Fonte:Portal Stylo

Homem morre eletrocutado em propriedade rural

Um homem de 52 anos morreu eletrocutado na tarde desta segunda-feira (30), em uma propriedade rural em Rio do Salto, distrito de Cascavel.

Familiares contaram que João Garcia Ferreira recebeu uma descarga elétrica quando fazia a instalação de uma antena de celulalar. Ele teria encostado um pedaço de bambu na rede de alta tensão.

O choque que causou a morte do homem foi de aproximadamente 20 mil volts.
Fonte:Bonde

Bombeiros controlam incêndio em loja de bijuterias no Centro

Um princípio de incêndio na loja Feli Bijuterias assustou moradores e comerciantes na tarde deste domino (29/05). A loja localizada na rua Riachuelo, centro de Teresina, teve um curto circuito que começou no ventilador do estabelecimento e acabou se espalhando.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores próximos do local que se assustaram com a forte fumaça. Três viaturas se deslocaram até a loja, que fica no numero 499. A loja ainda nem foi inaugurada e até ontem meio-dia os funcionários estavam preparando o estoque para a abertura do estabelecimento, que deveria ser na próxima semana.

Os prejuízos foram apenas materiais e só alguns produtos, como camisas, foram queimados pelo fogo que começou depois de um aquecimento no ventilador da loja. O princípio de incêndio foi rapidamente controlado pelos bombeiros.
Fonte:180graus

Incêndio deixa parte de madeireira totalmente destruída

Um incêndio destruiu parte de um dos galpões da madeireira São Gabriel, em Jaru, na noite desta quinta-feira (26). O fogo teria iniciado na parte elétrica de uma plaina e rapidamente se alastrou pelo maquinário. Funcionários que residem nas dependências da madeireira acionaram o Corpo de Bombeiros, que conseguiu controlar as chamas.
O sinistro teve início por volta das 20h15 desta sexta numa máquina utilizada na fabricação de forros, assoalhos, rodapés, entre outros produtos derivados da madeira, que fica localizada no galpão principal da madeireira. Ao notar o fogo, um funcionário acionou o Quartel do CB, que enviou para o local uma unidade de combate a incêndio.
Graças à ação rápida e eficiente dos bombeiros militares, o fogo foi controlado e não se alastrou para os demais maquinários existentes no galpão e no estoque de madeiras.
A suspeita é que o fogo tenha começado devido a um curto circuito, uma vez que a máquina estava desligada e não havia ninguém trabalhando no local. O proprietário da madeireira São Gabriel, que fica localizada na BR-364, ao lado do Frigon, Rodolfo Batisti encontra-se viajando para a Bahia.
Fonte:Rondoniaaovivo

Operário morre após levar descarga elétrica

Um operário identificado até o final da manhã de ontem (25) como “Marcier”, ou apenas pelo apelido de “Marciano”, morreu eletrocutado em um pequeno prédio em construção, na rua Rodolfo Chermont Júnior, bairro da Marambaia, segundo testemunhas.

Ele colocava, ao lado de um outro operário conhecido por “Zeca”, telhas no alto do prédio. Por volta das 9h30, fazia-se necessário atingir uma parte do telhado já coberto e, por isso, “Zeca” apanhou uma tábua que seria usada no preparo de uma lage e a esticou para “Marciano” colocar por cima das telhas.

A tábua, que bateu em um fio da rede de alta tensão que passa em frente e bem junto da obra, estava úmida e serviu de condução para mais de 4.800 volts que atingiram em cheio “Marciano” e, em potencial menor, “Zeca”, ainda segundo o que relataram os que assistiram ao acidente.

Os dois caíram de imediato. “Zeca” para dentro do prédio, e “Marciano” em cima do toldo na frente do prédio em obras. Outros operários e moradores da área socorreram os dois. “Marciano”, que estava no toldo, foi puxado para a frente do prédio, no andar superior e ali tentaram reanimá-lo. Em seguida chegaram os socorristas do SAMU-192, que durante 30 minutos também tentaram reanimar a vítima, que acabou morrendo.

Segundo eletricistas presentes no local, as três linhas somam 13,8 mil volts e a madeira que as atingiu estava úmida, o que foi fatal para “Marciano”.

Tão logo foi constatada a morte do operário, o proprietário da obra procurou a Seccional da Marambaia, registrou o acidente e pediu a remoção do corpo do trabalhador para o Centro de Perícias Renato Chaves, assim como as providências policiais de praxe, segundo contou a polícia.

REMOÇÃO

O delegado Arnaldo Mendes foi ao local. Uma guarnição da PM tambérm esteve na área até a remoção do corpo. O outro operário, “Zeca”, foi levado em ambulância do SAMU para o Hospital Metropolitano, onde ficou constatado, segundo informação médica, que ele não corre risco de morte.
Fonte:Diário do Pará

Homem morre eletrocutado ao tentar arrombar estabelecimento

Uma tentativa de arrombamento no centro de Palmeira dos Índios terminou com a morte do acusado 21/05, Edjalma dos Santos, 21 anos, vulgo “Ponha” que residia na Rua São Miguel no Alto do Cruzeiro. Ele faleceu depois de ter sofrido uma descarga elétrica, quando tentava entrar por uma abertura feita na parede de um estabelecimento comercial.

Segundo informações policiais, Edjalma tentava furtar um ferro velho, abrindo um buraco na parede dos fundos. Quando começou a entrar no estabelecimento, tocou em um fio que estava preso em uma chapa de aço, sofrendo uma descarga elétrica falecendo no local.

O corpo foi encontrado pelo proprietário do estabelecimento por volta das 6h30min. Ao chegar aos fundos da loja, se deparou com o corpo caído. Da cintura para cima estava dentro da loja. A outra metade do corpo, para o lado de fora.

Informações dão conta que Edjalma já havia trabalhado no ferro-velho. Depois de ser demitido, ele já teria arrombado o estabelecimento outras duas vezes, sempre furando um buraco na pare
Fonte:Correio do Povo

Operário é eletrocutado ao tocar em fio de alta tensão na Federação

A Coelba cortou parte do fornecimento de energia do bairro da Federação por volta das 18h30 desta sexta-feira (20) após um homem cair de um andaime e tocar em um fio de alta tensão na rua Ferreira Santos.

O operário sofreu queimaduras no corpo e foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O homem foi retirado da fiação, onde ficou preso, e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). O estado de saúde não foi divulgado.

Segundo a Coelba, cerca de 80% do serviço já foi normalizado e em uma hora o fornecimento será reestabelecido por completo.
Fonte:Correio o que a Bahia quer saber

Ex-moradora de Amambai morre eletrocutada em Brasnorte/MT

Samua dos Santos Bonfim de 18 anos morreu ontem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Juína (735 km de Cuiabá), por eletropressão. A jovem saiu de Colniza e teria ido de carona até Brasnorte. Na madrugada de ontem 20/05, Samua tentou retornar para o município quando o fato aconteceu.

Sem poder tocar na vítima, Adilson decidiu dar marcha-ré quando ela caiu ao chão. Rapidamente a jovem foi trazida para Juína onde ficou internada e por volta do meio dia não resistiu aos ferimentos e morreu. Uma irmã de Samua que mora em Colniza veio até o município para retirar a autorização de translado, já que o corpo da jovem será sepultado em Amambaí-MS, cidade natal.

De acordo com a Polícia, a jovem pediu carona ao caminhoneiro Adilson Carlos de Azevedo que negou afirmando não ter autorização para este tipo de transporte. Adilson teria ido dormir quando pela madrugada foi acordado por outro motorista alegando ter uma mulher na carroceria do caminhão dele. Ainda segundo o B.O, Samua encostou-se ao fio de alta tensão e ficou presa pelo braço. Samua era uma jovem linda e considerada "espoleta", por ser muito brincalhona. A notícia deixou a cidade de Colniza abalada.
Fonte:FatimaNews

Verdureira pega fogo por causa de curto-circuito em Joinville

O fogo iniciado por um curto-circuito na fiação da verdureira Santos, no bairro Jardim Iririú, destruiu parte do telhado do comércio e o forro de PVC. O incêndio se iniciou na madrugada de domingo 15 , por volta das 2h30, e assustou aos vizinhos, moradores da rua Itambé. Ninguém se feriu no incidente.

— Os donos estavam bastante assustados —, disse o pedreiro Gunter Lanser Júnior, 42 anos, que mora ao lado do estabelecimento.

Segundo ele, um freezer novo também foi destruído com o incêndio.

Na manhã deste domingo, a verdureira voltou a abrir e a partir de segunda retoma as atividades normalmente.

— Teve pessoas que vieram aqui e nem notaram que pegou fogo. Mas vai ser grande o prejuízo para quem tira o ganha-pão daqui —, comenta o Gunter

Fonte:Diario Catarinense

Homem morre eletrocutado tentando apagar fogo em canavial

Uma tragédia. No final da manhã deste sábado 14, em terras da Usina Paísa, núcleo 2 da Coopet (ccoperativa), um homem morreu eletrocutado após tentar apagar fogo que se alastrou em canavial com a queda de um fio de alta tensão.

O tenente PM Dantas, do 11º Batalhão, informou que a vítima – de nome ainda não divulgado- teria corrido até o canavial ao avistar as chamas com a intenção de evitar uma catástrofe no local.

“Quando chegou lá, pisou no fio, conforme o que nos disseram, e mesmo com a bota teve queimaduras nos dois pés, sendo um deles decepado com a descarga elétrica”, afirma o oficial do 11º Batalhão.

Além da Polícia Militar, peritos do Instituto de Criminalística (IC) e agentes da Polícia Civil foram ao local.
Fonte:Gazeta

Mulher morre em incêndio em Ipanema

Neuzimar Costa Carrascoza, de 43 anos, morreu no Hospital Miguel Couto após sofrer queimaduras em um incêndio que atingiu o apartamento onde morava 11/05, na Rua Alberto de Campos, 256, Ipanema, na manhã desta quarta feira.

Bombeiros conseguiram apagar o fogo e evitaram que as chamas se propagassem para outros apartamentos. Somente a perícia criminal poderá determinar as causas e, de início, a polícia acredita que o fogo tenha começado com um curto circuito. O trânsito ficou complicado no local enquanto os veículos do Corpo de Bombeiros estiveram no local
Fonte:O Dia Online

Jovem tenta salvar sobrinho e morre eletrocutado

Helinaldo Silva Araújo, 20 anos, que residia em Major Izidoro, morreu eletrocutado na noite desta segunda-feira, 9, em um parque de diversão instalado no centro daquela cidade.
De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem se encontrava próximo ao local e ao perceber que o sobrinho estava sendo vítima de um choque elétrico tentou retirá-lo quando, recebeu uma forte descarga elétrica e morreu no local.
A criança conseguiu se salvar com queimaduras na perna, foi hospitalizada mas não corre risco de morte. De acordo com informações de familiares, o solo estava molhado e a vítima estava descalça no momento que recebeu a descarga elétrica.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Arapiraca e será necropciado na manhã desta terça-feira, 10.
Fonte:Alagoas 24 Horas

Cobertura de Conca na Barra da Tijuca tem princípio de incêndio

A cobertura de Conca, meia do Fluminense, sofreu um princípio de incêndio no início da noite deste domingo 8, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os bombeiros foram chamados pelos vizinhos do jogador, que sentiram um cheiro de queimado, partindo da casa do argentino, que não estava em casa. No fim, foi relatado que um curto-circuito causou o susto no apartamento de Conca.

Conca está na Argentina, de folga, mas a administração do prédio ficou de avisar ao jogador sobre o ocorrido, uma vez que os bombeiros tiveram de entrar no apartamento de Conca para detectar que o fio do aquário da sala estava entrando em curto-circuito. A ação dos bombeiros foi por volta das 21h15. Segundo eles, o problema foi solucionado sem maiores problemas.
Fonte:SRZD

Um morre eletrocutado ao encostar em fio de alta tensão em SP

Uma pessoa morreu eletrocutada na manhã deste domingo (8) ao encostar em fios de alta tensão da Eletropaulo, concessionária de energia que abastece a capital paulista, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. O incidente ocorreu na altura do número 10 da Rua Auriverde, na Vila Independência, na Zona Leste de São Paulo.

O corpo da vítima só foi retirado do local após o desligamento da energia e do aterramento da torre de alta tensão pelos técnicos da Eletropaulo, por volta das 13h30.
Fonte:G1

Homem morre eletrocutado em geladeira

Após a morte trágica de um garoto de apenas 12 anos, em uma obra na cidade de São Miguel dos Campos, a eletricidade fez mais uma vítima fatal, desta vez na periferia de Maceió.
Na noite desta quinta-feira, 5, um homem identificado como José Firmino dos Santos, de 42 anos, foi encontrado morto dentro da sua residência, localizada no Complexo Benedito Bentes, ‘preso’ à sua geladeira.

Segundo o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), a polícia foi acionada por vizinhos da vítima. Estiveram no local do acidente peritos do Instituto de Criminalística (IC), Corpo de Bombeiros, além de funcionários do Instituto Médico Legal Estácio de Lima, que providenciaram a remoção do cadáver.
Fonte:Alagoas 24 Horas

Incêndio: Posto de Canabrava ficará fechado

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Canabrava, em Salvador, ficará fechada para reparos, após o incêndio ocorrido no início da manhã desta segunda-feira (30). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a suspeita é a de que o fogo tenha sido causado por um curto circuito na rede elétrica, mas somente a perícia técnica poderá informar as causas do acidente. Enquanto não for normalizado o atendimento, as equipes serão redistribuídas para postos próximos ao bairro. A Defesa Civil (Codesal) emitiu notificação e determinou que as áreas atingidas não sejam utilizadas, sob risco de desabamento. Além disso, o órgão orientou que instalação elétrica das duas salas seja refeita. Ainda segundo a SMS, após a perícia serão feitos reparos e um mutirão de limpeza para que o posto volte a funcionar. O fogo destruiu algumas cadeiras, mesas, armários, material de escritório e médico. A USF, inaugurada em dezembro de 2004, funciona das 8h às 17h, e atende diariamente a cerca de 200 pessoas da comunidade
Fonte:Tô Sabendo.com

Trabalhador morre eletrocutado na PR-180

Um caminhoneiro morreu eletrocutado na madrugada deste sábado (28), na marginal da PR-180, no município de Marmeleiro (7 km a leste de Francisco Beltrão).

Denilson Soares da Silva, 28 anos, descarregava uma carga de ração em uma empresa quando o baú do caminhão encostou em um fio de alta tensão. "Ele trabalhava puxando ração com caminhão da Sadia. Ele descarregava a carga quando o caminhão teria encostado em fios de alta tensão. Ele morreu na hora", revelou o soldado Prado, do Corpo de Bombeiros.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Fonte:Bonde

Jovem morre eletrocutada em Inhapi

Uma tarefa de rotina acabou em tragédia no Sítio Lagoa do Algodão, que fica na cidade de Inhapi. No fianl da tarde desta terça feira (24), a jovem Maria Aparecida do Nascimento Germano, de 20 anos morreu eletrocutada em um tanque de refrigeração, no momento que iria pegar leite.

De acordo com o pai da jovem, Maria estava acostumada a pegar leite no local, que fica próximo a sua residência. “Não sabemos exatamente o que aconteceu”, disse o pai da jovem.

Segundo um menor, que estava com Maria na hora do acidente, ela teria tomado o choque ao tocar no refrigerador. Maria era casada e tinha dois filhos.

O corpo de Maria Aparecida foi encaminhado para o Posto de Saúde do município. Segundo informações, até às 13h desta quarta-feira, 25, os familiares da vítima ainda aguardavam a chegada do Instituto Médico Legal (IML), para que a remoção do corpo fosse feita.
Fonte:Primeira Edição

Incêndio destrói casa no bairro Vale do Sol

Um incêndio destruiu uma casa na noite desta segunda-feira (23), no bairro Vale do Sol, em Campo Belo, no Sul de Minas. Um caminhão-pipa da prefeitura e os bombeiros de Lavras tentaram conter as chamas, mas o fogo consumiu todo o imóvel.

Na casa moravam uma mulher de 38 anos e a filha dela de 13. A maior suspeita é que o fogo tenha começado por causa de um curto circuito. Ninguém ficou ferido.
Fonte:EPTV

Operário é eletrocutado ao cair em fios de alta tensão na BA

Um operário foi eletrocutado após cair de um andaime e atingir fios elétricos de alta tensão em uma obra no bairro da Federação, em Salvador dia 20/05. O homem, que sofreu queimaduras pelo corpo, foi socorrido por agentes do Salvar, do Corpo de Bombeiros, e levado para o Hospital Geral do Estado.

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que a energia foi desligada apenas na área para atendimento da vítima. Por volta das 19h, a luz de 80% da região havia sido restabelecida.
Fonte:Terra

Incêndio no hotel que hospeda funcionários da usina de Jirau em Rondônia provoca pânico na madrugada

Incêndio no hotel onde estão hospedados alguns funcionários da usina hidreletrica de Jirau, localizado na Avenida Amazonas, no bairro Nova Porto Velho, Porto Velho, provocou pânico na madrugada desta quinta-feira (19). O fogo destruiu a parte superior do hotel, onde estavam os trabalhadores.

Amedrontado, um homem pulou da sacada do hotel. Ele socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Pronto Socorro João Paulo II, com suspeita de fratura em uma das perna.

Outras três vítimas que também tentaram pular a sacada para se livrar das chamas, foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas a Policlínica Ana Adelaíde, apenas com ferimentos e pequenas queimaduras leves, sem maior gravidade.

Conforme informações obtidas no local, a supeita de que o incêndio foi causado por curto circuito na fiação elétrica do prédio. No entanto, alguns trabalhadores alegaram que o fogo foi provocado por operários da usina, insatisfeitos com as negociações da empresa.
Fonte:O Nortão Jornal

Incêndio causa transtorno na prefeitura

A sede da prefeitura sofreu na manhã de ontem 17/05 um início de incêndio. Os bombeiros do 10° Grupamento de Bombeiros Militar estiveram presentes e apagaram o fogo, antes que as chamas se alastrassem por todo prédio. Os serviços ficaram paralisados durante todo o dia, dificultando a vida das pessoas, que não puderam usufruir dos serviços dos setores administrativos. O fogo, segundo o GBM, ficou concentrado apenas no setor de dívida ativa. A causa, segundo informou a assessoria da prefeitura, seria um curto circuito na rede elétrica.

O sistema de computadores que controla as atividades ficou inativo, o que fez com que algumas pessoas perdessem viagem. “Moro no Frade, da minha casa ao Centro gasto uma hora de viagem, vim aqui só para resolver o meu IPTU, agora a moça me disse que o sistema está sem funcionamento. Será que amanhã vou perder outro dia com isso?!” questionou Janete Alcântara.

Por volta das 13h30min, o sistema voltou a funcionar, mas devido o ocorrido, de manhã os funcionários haviam sido dispensados. Portanto, hoje, a partir das 9 horas, os serviços da prefeitura estarão normalizados. Em relação ao problema da rede elétrica, a Subsecretaria da Comunicação informou em nota que houve uma reforma recente na rede, e que ela recebe manutenções periodicamente.

A 10° GBM informou que o laudo com a causa do acidente sairá dentro de 20 dias.
Fonte:A Voz da Cidade.

Curto-circuito pode ter provocado fogo em loja de shopping, diz perito

O perito Ariston Mendrot, do Instituto de Criminalística, disse na tarde desta segunda-feira (16) que um curto-circuito pode ter provocado o fogo que atingiu uma loja do Shopping Plaza Sul, na Zona Sul da capital paulista, durante a manhã. Por volta das 17h30, o shopping permanecia fechado. Não havia previsão para a reabertura.

Mendrot disse que não foi possível localizar a origem do incêndio porque o jato d’água utilizado para o combate ao fogo pode ter “retirado tudo do lugar”. O laudo da perícia sai em até 30 dias. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 7h30. A assessoria do shopping diz que o fogo acabou controlado por volta das 11h. Ninguém ficou ferido.

saiba mais

Princípio de incêndio em loja causa fechamento de shopping em SPFuncionários de lojas do shopping ainda aguardavam, por volta das 17h30, a liberação do estabelecimento para começar a trabalhar. Crissie Schmiddke, gerente de uma das lojas, disse que foi informada por uma funcionária do incêndio pela manhã. “Cheguei por volta das 11h. A administração do shopping me passou que o shopping ia abrir, mas sem previsão de horário. Como o pessoal do turno da tarde chegou, liberei o pessoal da manhã”, disse.

Segundo ela, as informações que obteve em conversas com colegas são que a loja que queimou é de roupas e fica no primeiro piso. “Ouvi dizer que queimou tudo”, afirmou. A atendente de cinema Fabiana Rondinelle também disse que esperava o shopping abrir e afirmou que não sabe se vai trabalhar. “O chefe pediu para esperar, mas ele também não sabe se vai abrir”, contou.

De acordo com a assessoria do shopping, “em função do incidente, a abertura do shopping foi postergada para devida limpeza e manutenção”.
Fonte:G1

Presidiário morre eletrocutado em penitenciária do interior

O presidiário Erasmo Carlos Pereira, 26 anos, morreu no início da tarde deste sábado (14) na Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, em Caicó (RN), onde cumpria pena por assalto desde 2006. Ele sofreu um choque elétrico ao encostar-se em uma caixa de eletricidade no pátio do presídio durante o banho de sol.

Erasmo chegou a ser socorrido por outros detentos, que o levaram até os agentes penitenciários, mas já estava sem vida. O Itep foi chamado ao local para recolher o corpo. De acordo com o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, a perícia já foi acionada para apurar o caso.
Fonte:Diario de Natal

Duas crianças são encontradas mortas em Nova Russas

Duas crianças foram encontradas mortas, na noite desta sexta-feira 13/05, em um canavial em Ararendá, localizado na região de Nova Russas.

Segundo o Sargento Soares, da Companhia de Policiamento do Interior (CPI), a morte pode ter sido causada por choque elétrico.

As crianças tinham 14 e 10 anos e provavelmente estavam, ainda segundo o Sargento, brincando no canavial.
Fonte: O Povo Online

Transformador causa princípio de incêndio em Boa Viagem

O curto-circuito em um transformador nas proximidades do Shopping Center Recife, em Boa Viagem, causou um incêndio de pequena proporção esta manhã 13/05. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um foco de incêndio na obra do conjunto residencial Evolution, realizada pela construtora Moura Dubeux. No entanto, a informação foi descartada tanto pela corporação quanto pela construtora.

O fogo foi controlado e ninguém resultou ferido.

Confira a nota da construtora:
A Construtora Moura Dubeux informa que não houve nenhum chamado para os Bombeiros, nem registo de incêndio, no início da manhã de hoje (13), na obra do Condomínio Evolution em Boa Viagem. Segundo o Corpo de Bombeiros, o chamado foi para um atendimento nas proximidades da obra e não no local
Fonte:Diario de Pernambuco

Incêndio na rua Francisco Sá causa transtornos à cidade

Um princípio de incêndio na fiação da Rua Francisco Sá, Calçada da Fama, na madrugada desta quarta-feira, 11, gerou uma grande confusão no Centro da cidade. O fogo, que teria se iniciado às 2h30 da manhã depois de um curto-circuito em um relógio preso ao poste em frente às lojas Péralta e Papelaria O Globo, derreteu vários fios de telefonia, internet e televisão, chegando a atingir também o letreiro de uma loja.

O DIÁRIO já recebeu várias reclamações do emaranhado de fios que passavam por todos os postes da Calçada da Fama. Com isso, o incêndio, cuja causa ainda não foi descoberta, deixou muitos prejuízos no comércio, em agências bancárias, loteria e em órgãos como o INSS.

O incêndio foi controlado pela Polícia Militar, pelos soldados Souza e Magalhães, que por volta das 3h da manhã, com o extintor de incêndio da viatura tentavam apagar o fogo. Logo depois um porteiro do Shopping Francisco Sá também ajudou a controlar a situação.

Um dos prejudicados com a falta de serviços de telefone e internet, tendo o letreiro de uma de suas lojas atingido pelo fogo, o presidente do Sincomércio, Igor Edelstein, que possui vários estabelecimentos na Calçada da Fama, relatou a nossa reportagem que esta não foi a primeira vez que esta situação acontece. “Foi uma surpresa desagradável, até porque passou a não ser mais uma surpresa, já que essa foi à segunda vez que isso aconteceu na principal rua do comércio do nosso município que é a Calçada da Fama. Os emaranhados de fios já vêm de longa data, essa briga nós já temos desde que foi feita a Calçada da Fama, essa necessidade, até por segurança, dessas fiações passarem no meio subterrâneo e não aéreo. Graças a Deus esse episodio aconteceu bem de manhã, na madrugada quando a rua estava vazia”, destacou.

Segundo Igor, pela manhã, quando os comerciantes e funcionários chegavam para abrir as lojas, o que se via na Calçada da Fama era muitos fios queimados, carros de empresas de telefonia, internet e televisão e muita fuligem. “O cenário era de guerra, de fiação toda pelo chão, pedaços de máquinas que ficam em cima preso aos fios, jogados ao chão. Isso nos deixou muito entristecidos, eu até rodei um pouco o comércio e nós vemos a loteria fechada, bancos fechados por ausência de internet e telefone. Todas as nossas vendas de cartão de crédito nesta quarta-feira foram perdidas e quando falo nossas, é de todo o principal centro comercial da cidade”, afirmou Igor.

De acordo com o presidente do Sincomércio, o incêndio causou muitos prejuízos a toda à cidade nesta quarta-feira. Os bancos tiveram que encerrar seus serviços, a loteria da Calçada da Fama fechou devido à falta de internet, o INSS foi prejudicado e muitas pessoas que tinham horários marcados para resolver problemas no órgão, tiveram que ir embora sem solução e o comércio perdeu suas vendas com cartões bancários. Ainda segundo Igor, o sindicato vai tomar as providências necessárias para que essa situação não ocorra novamente. “Estamos muito chateados, vamos cobrar explicações dos meios competentes porque sinceramente não sei se é culpa da Ampla, Oi ou da TV a cabo. Não sei qual motivo levou a esse caos em nossa Calçada da Fama, em nosso comércio, mas com certeza através do sindicato vamos cobrar explicações e até para ressarcimento de prejuízo, que foram incalculáveis. Vamos brigar para que isso não aconteça pela terceira vez. Esse problema já aconteceu próximo ao Santander, também na Calçada da Fama e não podemos esperar que esse fato se agrave com vítimas para tomarmos as providências”, finalizou Igor.
Fonte:O Diario de Teresópolis

Fatal: criança de 1 ano morre eletrocutada em bairro de THE

David da Silva Filho, de 1 ano e 3 meses morreu na tarde desta quarta-feira (11/05) eletrocutado no bairro São Joaquim, zona norte de Teresina.

A criança teria colocado o dedo em uma tomada enquanto brincava com um primo em um quarto após sair do banho.

O primo viu o acidente e avisou à mãe e à avó de Davi. O SAMU foi acionado para prestar socorro, mas a criança não resistiu e morreu.
Fonte:180graus

Menino morre eletrocutado em Goiânia

Um menino de três anos morreu, por volta do meio-dia e meia de hoje 11/05, após sofrer uma descarga elétrica em casa, na Vila Pedroso, em Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros a criança pulou em cima da cama em que estava uma extensão improvisada, que ligava um ventilador à tomada. Os bombeiros alertam que todo o cuidado é pouco com fios desencapados e instalações elétricas improvisadas. Quando elas forem imprescindíveis, a recomendação é usar muita fita isolante e dificultar ao máximo o acesso de crianças.
Fonte:Goiás Agora

Reforma mal feita em escola deixa crianças sem aula

Após uma reforma mal executada, alunos da Escola Municipal Rita Caldas Castrillon, no bairro São Benedito, ficarão três dias sem aulas. O cartaz no portão de entrada do colégio avisa os pais que as aulas estão suspensas nos dias 9,10 e 11.

A suspensão é devido aos reparos que estão sendo feitos na rede elétrica e hidráulica do prédio. Os itens que estão passando por reparos acabaram de ser reformados pela Construtora Verdes Mares.

A obra teve início em agosto de 2010 e teria sido concluída em janeiro deste ano. A escola só foi liberada para receber os alunos no dia 21 de fevereiro, uma semana após o início das aulas na rede municipal. A diretora Marlene Alves, disse que a reforma atrasou o calendário escolar.

"Tivemos liberação para receber os alunos com uma semana de atraso, por isso temos que fazer reposição nos finais de semana. Também teremos de repor estes três dias também", disse Marlene.

A obra começou a apresentar falhas logo que foi concluída. Segundo professores da instituição, alunos têm levado choque elétrico nas tomadas instaladas de forma improvisada.

Todas as salas de aula tiveram nove tomadas acopladas no chão, elas são destinadas para ligar os 298 laptops que o colégio recebeu pelo projeto Um Computador por Aluno. O programa é desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de promover a inclusão digital na educação básica em escolas públicas.

"As tomadas são para ligar os computadores que recebemos. Até agora não as utilizamos, os alunos menores levaram choque. As bancadas também não estão prontas. Esperamos que até o fim de abril os alunos já possam usar os computadores", observou.

Os ventiladores de teto instalados nas salas de aula são antigos e também oferecem risco para os alunos. "Um ventilador eu já mandei retirar para não correr o risco de cair sobre os alunos".

O coordenador de infra-instrutora da Secretaria de Educação, Ivan Garcia, informou que a obra custou R$ 16 mil para a Prefeitura Municipal. Garcia disse ainda que a construtora está fazendo os reparos para poder entregar a obra oficialmente.

"A obra era para fazer a pintura parcial do colégio. Além de reparos nos banheiros e rede elétrica. A construtora não nos entregou a reforma oficialmente. Nestes três dias de reparos tudo deverá ser arrumado" garantiu Garcia.

A escola municipal possui 342 alunos do ensino fundamental, até o nono ano, e funciona nos período matutino e vespertino.
Fonte:Midia News

Braço" de poste cai gera um curto

Os moradores da rua José Bonifácio, no bairro Conceição, em Itabuna, viveram momentos de pânico no domingo 8. Um “braço” de madeira, que sustenta o fio de alta tensão, caiu de um poste provocando curto circuito ao longo da rua.

O fio solto ficou se batendo e soltando faíscas, assustando as famílias, que não sabiam o que fazer. Um morador, Elias, teve a iniciativa de ligar para a central de emergência da Coelba pelo 0800 71 0800, que funciona em Salvador.

Segundo ele, a atendente perguntou "onde ficava Itabuna". Depois de muitas explicações, a queixa foi registrada. Meia hora depois a equipe da empresa chegava ao local. O serviço durou mais de uma hora, mesmo tempo em que o bairro ficou sem energia elétrica.

Segundo os moradores da José Bonifácio, existem mais dois postes com braços de madeira antigos, que estão ameaçados de quebrar. A Coelba já foi comunicada diversas vezes, mas nenhuma providencia foi adotada.

No domingo não houve tragédia porque, no momento em que o fio estourou, não havia crianças brincando no local. Pessoas idosas também costumam sentar-se à porta nos finais de tarde, mas também ficaram livres.
Fonte:A Região

Criança tem queimaduras após curto-circuito em eletrodoméstico

Menina sofre ferimentos de 2º grau, no Parque das Andorinhas; bombeiros a socorrem para posto de saúde do Sumarezinho

Uma menina de três anos sofreu queimaduras de segundo grau após um curto-circuito em um eletrodoméstico, na noite desta segunda-feira 9/5, no Parque das Andorinhas, zona Oeste de Ribeirão Preto.

A vítima foi socorrida por uma equipe do Resgate do Corpo de Bombeiros e levada para o PS Cuiabá, onde passa por atendimento médico nesta noite.
Fonte:Jornal A Cidade

Curto-circuito causa incêndio em residência no Farol

Um incêndio no início da tarde desta segunda-feira, 09, deixou uma residência no bairro do Farol parcialmente condenada. A casa, que fica na Rua Clementino do Monte, próximo a Adefal tem estrutura antiga e um curto-circuito em um dos quartos provocou o início das chamas.

O proprietário da residência, Lauro Pereira de Carvalho de 83 anos, percebeu o início do incêndio e conseguiu alertar os outros moradores para que eles saíssem da casa. As chamas foram controladas com a ajuda dos vizinhos. Logo depois, uma guarnição dos bombeiros chegou ao local.

De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros a fiação da casa era antiga e o curto-circuito ocasionou o incêndio. A casa tinha forro de PVC, altamente inflamável, o que fez as chamas se espalharem mais de pressa. Apesar dos estragos e das chamas, ninguém ficou ferido.
Fonte:Primeira Edição

Acidente fecha shopping em Sto.André

Quem deixou para comprar o presente do Dia das Mães na véspera da data ou simplesmente passear no Grand Plaza Shopping, em Santo André, encontrou as portas fechadas ontem. Um curto-circuito, que causou um princípio de incêndio, atingiu a estação de energia elétrica do shopping, localizada na Avenida Industrial, mas do lado oposto ao centro de compras, por volta das 11h30. A assessoria do shopping não informou, até o fechamento desta edição, se as operações serão normalizadas hoje.
Por causa o incidente, o estabelecimento foi interditado devido à falta de energia. Ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado e rapidamente controlou o princípio de incêndio. Funcionários da AES Eletropaulo estiveram no local para desligar outros equipamentos próximos de onde ocorreu o curto-circuito.

O incidente pegou muita gente de surpresa, como a auxiliar de vendas Aline Pizzorro, 27 anos, que foi comprar o presente de Dia das Mães. A alternativa, segundo ela, seria recorrer ao comércio de rua.

A dona de casa Aparecida Maria Gomes, 55, também teve de recorrer a outras lojas para garantir o presente.

"Observei que tinha muita gente na frente, achei estranho. Foi quando disseram que houve queda de energia."

O aposentado Ismael Antunes Neto, 47,disse que não houve tumulto, e que as pessoas foram orientadas a sair por seguranças. "Estávamos andando quando tudo ficou escuro. As lojas foram fechando e as pessoas saindo, mas sem tumulto."

A autônoma Vera Lucia Correia Martins, 58, também ficou surpresa ao ver o shopping fechado. "É complicado para todos mundo."

PREJUÍZO
Os lojistas ainda não sabem de quanto será o prejuízo. Gerente de um restaurante de culinária japonesa, Igor Toshio, 31, não sabe mensurar em valores, mas espera que haja muitas perdas de matéria-prima. "É um feriado de muita movimento. Além de sermos prejudicados, podemos perder mercadoria."
Operadora de caixa de uma loja de roupa, Ana Carla Blasques, 20, disse que no sábado passado houve queda de energia, mas que foi restabelecida rapidamente. "Desta vez tivemos que sair mesmo. E bem no Dia das Mães, quando o movimento é grande.

NOTA

O Grand Plaza Shopping informou que, por volta das 11h30, precisou interromper as operações comerciais devido à falta de energia provocada por curto-circuito. Para saber se o shopping estará aberto hoje, ligue para 4437-5000
Fonte:Diario do Grande ABC

Apartamento pega fogo após curto-circuito

O Corpo de Bombeiros da Barra da Tijuca (2º GMar) foram acionados na noite deste domingo 08/05 para conter um incêndio em um apartamento de um condomínio na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

O batalhão informou que o incêndio aconteceu após um pico de energia ter causado um problema elétrico no motor de bombeamento de ar do aquário do apartamento. Ainda segundo os bombeiros, os próprios moradores conseguiram conter o incêndio.Ninguém ficou ferido.
Fonte:R7

Fábrica de pães tem princípio de incêndio em Ribeirão

Uma fábrica de pães teve um princípio de incêndio na noite desta sexta-feira 06/05, no bairro Quintino Facci 2, zona Norte de Ribeirão Preto. Ninguém se feriu, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o subtenente dos bombeiros, Vicente Mandu, houve um curto-circuito em dois holofotes dentro da fábrica. Os funcionários, logo que perceberam, desligaram a energia elétrica e acionaram a corporação.

O subtenente afirmou que, se não fosse a ação rápida dos funcionários, o fogo poderia ter se espalhado por embalagens de isopor e papelão próximas dos holofotes.

A proprietária da empresa, Patrícia Ribeiro Queiroz, disse que um eletricista fará, ainda nesta noite, a manutenção nos holofotes danificados.
Fonte:Jornal A Cidade

Fumaça que saía de um bueiro da Light na Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo, Rio de Janeiro, assustou moradores e pedestres nesta terça-feira. Técni

Um menor de 12 anos de idade morreu na tarde desta quinta-feira (05/05) em São Miguel dos Campos ao tocar, com uma haste de ferro, em um fio de alta tensão, que segundo informações da Eletrobrás Alagoas, transmite uma corrente de 13 mil volts de energia.
Genilson Candido de Oliveira ajudava um amigo a retirar telhas de uma casa, quando aconteceu a tragédia.
Uma equipe da Polícia Civil, sob o comando do delegado Regional Mário Jorge Barros está no local e faz os primeiros levantamentos da tragédia.
O delegado já apurou que Genilson saiu de casa sem o consentimento da mãe e em companhia de um adulto e de outros dois menores retiravam telhas velhas de um prédio no centro da cidade, “eles entraram em um prédio em construção para ter acesso ao telhado do segundo prédio no qual retiravam as telhas”, esclareceu o delegado.
O delegado colheu informações de um pedreiro que conduz a obra, no local onde aconteceu a tragédia, “já sabemos que a criança entrou no prédio sem autorização, inclusive o pedreiro já havia proibido a entrada deles no local”, esclareceu o delegado.
Ainda segundo MJ os menores, em companhia do adulto, aproveitaram o horário do almoço para entrar no local.
Um dos menores contou que viu quando Genilson estava com a haste de ferro na mão e se aproximou do fio, “eu disse pra ele não ir, mas ele insistiu e bateu com o ferro no fio”, contou.
Com o corpo completamente molhado o menor recebeu uma descarga elétrica de 13 mil volts e morreu na hora.
O contato do ferro com a parede provocou um incêndio e um curto circuito, deixando todo o centro da cidade sem energia.
Uma unidade da Eletrobrás Alagoas chegou ao local poucos minutos após a tragédia e desligou todo o fornecimento de energia do centro da cidade. “A energia só será restabelecida após o Instituto de Criminalística periciar o local e o corpo”, informou o delegado.

Equipes da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, além de agentes de trânsito e homens da Defesa Civil estão no local.

Genilson Candido era aluno do Colégio Esther Soares Torres e participar do Projeto Sol do Amanhã.
Fonte:O Jornal Alagoas

Curto-circuito de cabo provoca fumaça em bueiro, no Rio

Fumaça que saía de um bueiro da Light na Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo, Rio de Janeiro,04/05 assustou moradores e pedestres nesta terça-feira. Técnicos da concessionária de energia foram ao local para fazer reparos na rede.
A Light disse que a fumaça foi provocada pelo aquecimento de um cabo, devido ao desgaste do seu isolamento. O cabo entrou em curto-circuito, mas, segundo os técnicos, não oferecia risco de explosão. A tampa do bueiro não saiu do lugar.
Segundo moradores, o barulho de pequenos estouros também assustou. Além disso, o bueiro já havia soltado fumaça no sábado. No dia 1º de abril, a explosão de uma galeria subterrânea da Light, em Copacabana deixou cinco feridos. Na época, a empresa informou que vinha trabalhando e fazendo investimentos para recuperar e monitorar toda a sua rede subterrânea.
Fonte:eBand

Adolescente sofre descarga elétrica

Um adolescente de 16 anos sofreu uma descarga elétrica ao subir em um poste na tarde desta terça-feira (3/5) no bairro Amendoeiras, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o rapaz teria subido em um poste de alta tensão para apanhar uma pipa quando sofreu uma descarga elétrica.
Ele foi socorrido na clínica de São Gonçalo e transferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, onde está internado. O estado de saúde do rapaz é grave.
Fonte:R7

Curto-circuito provocou incêndio no IJF, diz superintendente

Um curto-circuito no cabeamento que fornece energia para o centro cirúrgico foi o que provocou o incêndio registrado na madrugada desta segunda-feira, 2/5, no terceiro andar do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza. Foi o que informou o superintendente do hospital Messias Barbosa, em uma coletiva nesta tarde.

Ele informou ainda que sempre há manutenção elétrica no local, mas destacou que "o prédio já tem 18 anos".

Durante o incêndio, um paciente estava sendo operado, mas foi transferido e depois retornou para o término da cirurgia. Quatro pacientes iam ser operados e tiveram que ser transferidos para outras unidades de saúde.

Barbosa explicou ainda que o gerador não parou de funcionar. O Corpo de Bombeiros esteve no local.

Nesta manhã, por volta das 8h, o IJF informou ao O POVO Online que engenheiros estiveram no hospital para verificar as causas do incêndio.
Fonte: O Povo Online