Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Incêndio em supermercado de Três Lagoas é contido pelos Bombeiros

Na manhã deste domingo (09/01), o Corpo de Bombeiros de Três Lagoas foi acionado para ir até um supermercado na Avenida Clodoaldo Garcia para averiguar um princípio de incêndio na cozinha do local.

Segundo os Bombeiros, o incêndio aconteceu na parte da cozinha que fica ao lado da padaria, possivelmente em algum tipo de material usado para fritar salgados. A possibilidade de algum curto circuito nas instalações do estabelecimento foi descartada pelos militares.

No local havia muita fumaça e os clientes foram orientados a saírem do supermercado. Policiais da Rondas Ostensivas e Táticas do Interior (Rotai) estiveram no supermercado para preservar a área e manter a segurança de todos que estavam próximo do estabelecimento.

Ainda segundo os bombeiros, no incidente não tiveram vítimas.
Fonte:midiamax

Eletricista morre após levar choque no Porto de Santos

Acidente aconteceu na manhã deste domingo (16/01/11).
Segundo empresa, vítima pode ter esquecido de procedimentos de segurança.
Um eletricista de 38 anos morreu na manhã deste domingo (16) em Santos, no litoral de São Paulo, após receber um choque de mais de 6 mil volts no Porto de Santos. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp), responsável pelo porto, o rapaz trabalhava em uma empreiteira que prestava serviços no local e fazia um trabalho de manutenção na central elétrica da sede da Codesp.

O acidente aconteceu em um galpão que fica atrás do prédio da presidência da Codesp. Ronaldo Oliveira trabalhava em um disjuntor cuja energia era suficiente para abastecer de dois a três terminais.

O abastecimento de energia no porto é feito pela Usina de Itatinga e pela CPFL. A segunda pediu o desligamento da linha de transmissão neste domingo, e a Codesp aproveitou para fazer a manutenção.

Ainda segundo a empresa, a morte pode ter sido causada porque a vitima não cumpriu todos os procedimentos de segurança antes de iniciar o trabalho.

Por causa do acidente, toda a margem direita do porto ficou sem energia por sete horas. O terminal e passageiros não ficou sem luz, pois foi usado um gerador. O setor de segurança da Codesp vai investigar as causas do acidente.
Fonte:Diagnerg

Rapaz morre eletrocutado no bairro Engordadouro

Fabiano Neri de Souza, 29 anos, morreu eletrocutado na madrugada deste domingo 15/01no bairro Engordadouro, altura do Km 63 da rodovia Anhanguera.

De acordo com testemunhas, ele recebeu uma descarga elétrica ao tentar roubar fios de cobre de um poste de iluminação. O corpo foi encaminhado ao IML e reconhecido por familiares.

O rapaz não tinha residência fixa e era usuários de drogas. O enterro será hoje no cemitério Montenegro.
Fonte:Rede Bom Dia

Incêndio destrói residência no bairro de Areias

Um incêndio atingiu uma residência no bairro de Areias, no Recife, na noite da última sexta-feira (14/01). Por volta das 22h, um curto-circuito originou as chamas, que se espalharam rapidamente, e deixaram três cômodos da casa completamente destruídos. Não houve vítimas.

A moradora do imóvel, Lenilda Silva de Lima, acionou o Corpo de Bombeiros, que enviou duas viaturas para o local. Toda a operação durou menos de uma hora.
Fonte:Pe360graus

Dois operários morrem eletrocutados em BH

Um trabalhador morreu, na tarde desta sexta-feira 14/01, depois de sofrer um acidente dentro da subestação da Cemig no Sion, na Região Centro-Sul de BH. Lucas Rodrigues dos Reis, de 24 anos, sofreu um choque elétrico, na quinta-feira. Ele chegou a ser levado para o Hospital do Pronto Socorro João XXIII, mas morreu 24h depois do acidente.

Segundo informações do Sindieletro, o funcionário da empreiteira WD cavava uma vala para construção de uma rede de esgoto, quando atingiu uma tubulação da rede energizada com 13,8 quilowatts. Lucas trabalhava há apenas 10 dias como serviços gerais da empresa.

Na tarde desta sexta-feira, outro homem foi eletrocutado quando podava uma árvore. Segundo os bombeiros, um dos galhos atingiu a rede alta tensão. O operário ficou pendurado na árvore e foi atendido com parada cardio-respiratória. Sebastião Lages dos Santos, de 45 anos, foi encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro Risoleta Neves. A Cemig foi chamada ao local do acidente no Bairro Candelária, em Venda Nova.

Em 2010, oito operários morreram eletrocutados em postos de trabalho. Segundo o Sindieletro, uma pessoa morre a cada 45 dias e o perfil dos acidentados é sempre o mesmo, terceirizados que prestam serviços.

A Cemig trabalhador que morreu na subestação Sion não prestava serviços para a empresa.
Fonte:Alagoas 24 horas

Pedreiro morre eletrocutado em obra de Parobé

O incidente ocorreu no começo da tarde de ontem 12/01 num prédio em construção na rua Adroaldo Mesquita, no bairro Colina do Leão, matando Antônio Alves da Silva, de 45 anos. Conforme os registros feitos pela Brigada Militar e Polícia Civil, um colega de serviço da vítima ouviu um grito e, ao verificar, encontrou Antônio abraçado à betoneira que estava operando. O pedreiro já não apresentava sinais vitais e estava com os braços queimados, além de sinais de sangramento na face. O corpo foi recolhido, e a polícia solicitou perícia na máquina para tentar identificar as causas do choque elétrico.
Fonte:Jornal Panorama

Bombeiros de Goianésia socorrem vítimas de choque elétrico

Dois homens foram eletrocutados em uma construção em Goianésia. Os trabalhadores atuavam no segundo pavimento de uma construção quando uma barra de ferro tocou a rede de alta tensão. Além do choque, ambos sofreram queda. J.A.N., de 33 anos, morreu no local. A.S., de 33 anos, foi encaminhado para o hospital do município e ainda hoje 10/01 deve ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva em Anápolis.
Fonte:Goiás Agora

SP: homem morre eletrocutado ao praticar tirolesa em hotel

Um homem morreu na tarde de domingo 09/01 com uma descarga elétrica quando praticava tirolesa em um hotel fazenda em Itapira, no interior de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, Antonio Carlos Campos, 33 anos, foi eletrocutado quando caiu no rio. Ele morreu na hora.

A polícia informou que a descarga elétrica pode ter vindo do equipamento que faz o transporte pelo cabo aéreo. O hotel fazenda estava fechado há mais de seis meses, mas a polícia não soube informar como o homem teria entrado no local.

O caso será investigado pela Polícia Civil.
Fonte:Terra

Princípio de incêndio coloca em alerta os funcionários da ALESC

Por volta das 10h30, desta sexta-feira, 7 de janeiro de 2011, um foco de incêndio poderia ter danificado vários gabinetes parlamentares no Anexo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

O fogo que ocorreu na sala 123 do anexo, do deputado Romildo Titon (PMDB) quase ganhou grandes proporções, mas foi contido por policiais do Corpo da Guarda, funcionários da Coordenadoria de Serviços Técnicos, entre outros colaboradores que estavam próximo no local.
O incêndio iniciou por um curto circuito em um computador, ou impressora que estavam ligadas durante muito tempo, incendiando tomadas e após as divisórias que são de madeira e forradas com espoja inflamável.
Os funcionários usaram mais de 10 extintores para apagar as chamas.
Após o incêndio ter sido controlado o Corpo de Bombeiros tomou todas as providências para assegurar a segurança no local.
Fonte:Jornal Metropolitano

Homem morre ao levar choque em fazenda de SP

Um homem de 22 anos morreu eletrocutado durante o trabalho, em uma fazenda de Miguelópolis, São Paulo, neste sábado 15/01. De acordo com a Polícia Civil, ele fazia o preparo da ração quando foi atingido por um fio. A vítima morreu a caminho do pronto-socorro. A perícia do Instituto de Criminalística (IC) irá apontar as causas do acidente.
Fonte:Segurança Elétrica

Homem morre eletrocutado no Recife

Um homem morreu eletrocutado, na tarde deste sábado 15/01, ao realizar um serviço de manutenção de uma ponte rolane para a empresa Montadora Recife. De acordo com as informações, Oséas Rufino de Lima, 48 anos, sofreu uma descarga elétrica e ainda chegou a ser socorrido para o Hospital da Restauração, mas morreu cerca de dez minutos depois de dar entrada na unidade de saúde.
Fonte:Diario de Pernambuco

Moça morre eletrocutada ao colocar roupa no varal

Uma moça de 22 anos morreu eletrocutada no início da noite desta sexta-feira (14/01), no bairro Almerinda Chavesao estender suas roupas em um varal de ferro. Segundo a PM, o varal se desprendeu e acabou encostando no motor da máquina de lavar roupa. A vítima não resistiu e morreu no local.
Fonte:Rede Bom Dia

Bombeiros apagam incêndio em restaurante na av. Independência

O Corpo de Bombeiros apagou um incêndio em um restaurante na avenida Independência, na tarde desta sexta-feira (14). O fogo ocorreu na sala de estoque de bebidas do estabelecimento, com curto circuito de lâmpadas fluorescentes.

Houve danos parciais no teto de uma sala do restaurante, mas o fogo foi controlado sem afetar outros locais. Não houve vítimas, e o proprietário teve autorização para manter o recinto aberto para atendimento ao público
Fonte:Jornal a cidade

Homem morre eletrocutado ao tentar assaltar barraca de lanches em Casa Forte

Um homem morreu eletrocutado, na manhã desta quinta-feira 13/01, ao tentar furtar um fiteiro onde eram vendido lanches localizado entre a Rua 17 de Abril e a Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte.

De acordo com informações de populares, o comércio fica próximo à Ponte da Salvação, que liga o bairro à comunidade do Detran. A vítima não foi identificada. Mas era visto constantemente na área.

Quando o dono do estabelecimento chegou ao local na manhã desta quinta-feira, encontrou o corpo do homem dentro da barraca.
Fonte: Diario Pernambuco

Sinop: residência é incendiada e causa pode ter sido curto circuito

A gerente de oficina Joelma Calassara Galácio, 35 anos, procurou a Polícia Civil para registrar um incêndio em sua residência na rua dos Tamarindos, no Jardim Celeste 11/01. De acordo com o boletim de ocorrências, o fogo teria queimado os quartos, não foi mencionado quantos são, com todos os objetos e documentos pessoais.

Ainda segundo o boletim, testemunhas disseram que o incêndio teria iniciado após curto circuito na rede elétrica, da rua para a casa. A polícia irá investigar a versão apresentada.
Fonte:Só Notícias

Pilotos têm dia de descanso; dois trabalhadores morrem

Os pilotos participantes do Rali Dakar 2011 tiveram ontem o primeiro dia de folga, uma semana após o início da prova que viaja pela América do Sul. Já os mecânicos tiveram trabalho redobrado, aproveitando período mais longo para poder colocar os veículos em plenas condições para a etapa de hoje, no trajeto entre Arica e Antofagasta, no Chile - 839 quilômetros no total entre deslocamento e especial.

"Utilizamos esse dia para fazer a manutenção de todos os veículos, garantindo que no domingo (hoje 09/01) estejam 100% para continuarem na prova", disse o piloto brasileiro das motos, Jean Azevedo.

O dia de trabalho dos mecânicos e descanso dos pilotos, porém, foi de luto por parte de todos. Isso porque na sexta-feira dois funcionários da organização do rali morreram eletrocutados e um espectador acabou atropelado por um veículo da prova e corre risco de morte.

O primeiro caso ocorreu durante a montagem da tenda que abrigaria a coletiva de imprensa do presidente chileno Sebástian Piñera. A estrutura caiu sobre uma linha de alimentação elétrica e acabou descarregando um choque elétrico no trabalhador.

Outro incidente envolveu um homem de 46 anos e ocorreu quando ele instalava uma estrutura que suporta um banner que recepcionará os competidores. A placa também desabou em uma rede de alimentação e acabou desencadeando a onda elétrica.
Fonte:Diario do grande ABC

Homem morre com choque elétrico

César Souza Pantoja, 52, tentava consertar a fiação elétrica da casa de um vizinho, na Marambaia, e morreu na hora. Ele sofreu uma descarga elétrica e caiu da escada.

O acidente ocorreu às 16h30 do dia 09/01, na passagem Haroldo Veloso, às proximidades da avenida Pedro Álvares Cabral. O senhor estava em casa, quando foi acionado por um vizinho, que estava sem luz em sua residência. O filho de César ainda pediu para que ele não fosse, já que havia começado a chover e seria perigoso.

O senhor não atendeu a solicitação do filho e foi até a casa do vizinho. Em frente à residência, ele subiu na escada e com um pedaço de pau, passou a mexer na fiação elétrica da casa. César sofreu uma descarga elétrica e caiu no chão, morrendo na hora.

Uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas quando chegou ao local, constatou que o homem estava morto.

“Eu não sei direito como foi porque não estava em casa. Me ligaram avisando. Poxa, hoje de manhã quando eu saí ele estava na parada e eu ainda ia mexer com ele, mas não deu tempo”, contou Maria José Pantoja, irmã da vítima. Segundo Hamilton Albuquerque, perito do Instituto Médico Legal (IML), foi constatado que a vítima estava a uma altura considerável.
Fonte:Diário do Pará

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Jovem é eletrocutado em linha de trem em Plataforma

Os pais de Cássio Santos de Santana, 20 anos, já sabiam que o sábado 09/01 seria inesquecível para toda a família. Este foi o dia escolhido por ele para pedir a mão da namorada em casamento ao pai dela. Mas, a partir de agora, a data será lembrada por um motivo trágico.

Antes que pudesse fazer o pedido, Cássio morreu vítima de uma forte descarga elétrica na tarde de anteontem, por volta das 16h30, em Plataforma, Subúrbio Ferroviário. O acidente aconteceu quando ele tentava pegar um passarinho que estava preso na fiação da linha do trem, com a ajuda de um jereré, espécie de cesta usada para pesca de siri.
O corpo do rapaz foi enterrado ontem à tarde, no Cemitério Municipal de Plataforma. “Na certa, ele achou que, com os trens desativados por causa da greve, os fios também não estariam funcionando e se descuidou. Ele acabou morrendo no caminho do Hospital do Subúrbio”, contou o tio da vítima, Péricles Bonfim Santana.

Segundo Alessandra Neres da Conceição, 17, com quem Cássio namorava há três anos, ele estava voltando da praia quando o acidente aconteceu. “A bermuda dele ainda estava úmida e, quando ele levou o choque, caiu em um lugar molhado, como se fosse uma vala.
Na hora, meus irmãos tentaram socorrer, mas não conseguiram atendimento no posto. Vou guardar as alianças pra sempre”, emocionou-se. Cássio estava morando em Pojuca, junto com a mãe e uma tia, por conta do trabalho, mas passava os finais de semana em Salvador.

“Ele era um menino honesto, trabalhador e já ia casar. Quando a gente chegou na sexta, ele foi direto pra casa da namorada e dormiu lá. Eles estavam fazendo aniversário de namoro naquele dia. A última vez que vi ele foi no dia seguinte, quando ele voltou pra casa e saiu de novo. Eu mesma não ia voltar pra cá nesse final de semana. Parecia que tava adivinhado”, contou a mãe do rapaz, Angela Maria Santos de Santana.
Fonte:Correio 24 horas

Incêndio é registrado na rodoviária

Um incêndio assustou as pessoas que utilizavam e circulavam pelo Terminal Rodoviário Presidente Castelo Branco de Uberlândia nesta sexta-feira (07/01) pela manhã. Quando funcionários faziam manutenção nos domos da cobertura do prédio, um material acrílico que divide as camadas, pegou fogo e logo alastrou as chamas. O acrílico incandecente chegou a cair em cima do saguão do terminal, queimando parte dos bancos de espera. O Corpo de Bombeiros foi acionado e usou o sistema de hidrantes do terminal para controlar o fogo. Ninguém ficou ferido.
No momento em que foi percebido as chamas, segundo pessoas que estavam no local, houve correria e tumulto. A Polícia Militar (PM) isolou a área para que ninguém se machucasse. O casal Fabrício Luciano e Adriana Michele haviam acabado de chegar com as malas para embarcarem quando o fogo começou. “Foi um susto. Agora, ficamos aqui enrolados sem viajar”, disse Fabrício.
Segundo administrador da rodoviária, Humberto Franco Ribeiro, o ocorrido foi um acidente e houve apenas danos materiais. “Temos que fazer as averiguações e manutenções para voltar ao atendimento normal”, disse. Ainda segundo ele, provavelmente o incêndio pode ter começado quando houve uma tentativa de solda no acrílico. O embarque e desembarque de passageiros será feito, momentaneamente, pela avenida Minervina Cândido, na marginal da BR-365 até que a Defesa Civil libere o uso normal do local.
O major Itamar Caetano, do Corpo de Bombeiros, disse que a princípio não haverá problemas para liberação, em curto prazo, do local. “Poderia ser uma situação mais grave. Pelo atendimento rápido, nós conseguimos evitar o pior e apenas uma pequena parte foi atingida”, disse.
Fonte:Correio de Uberlândia

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fogo em chuveiro atinge casa no jardim Colméia

Um susto durante o banho. Um princípio de incêndio que começou no chuveiro da casa localizada na rua Serra do Parati no jardim Colméia, colocou em alerta os moradores(06/01).
O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém o apoio não foi necessário. Quando a equipe chegou ao local, as chamas já haviam sido controladas pelo dono da casa que estourou o forro e se utilizou de água.
“Começou um curto circuito e se alastrou pela casa inteira, sorte que nós conseguimos conter as chamas e apagamos o fogo” conta o morador Admilson Taborda.
Ninguém ficou ferido.
Fonte:CGN Noticias

Acidente em obra deixa parte do Renascença sem luz

Um acidente de trabalho ocorrido há pouco nos altos da Rua João Kist Sobrinho, no Bairro Renascença, zona norte de Santa Cruz do Sul,(04/01) deixou parte do bairro sem luz. Os operários envolvidos na construção de um reservatório de água da Corsan manuseavam um cabo de aço para o recebimento de concreto para a obra quando o material encostou na rede de alta tensão da AES Sul.
O curto-circuito assustou os trabalhadores e moradores das proximidades. Dois operários manuseavam o cabo de aço no momento do acidente, mas nenhum recebeu a descarga elétrica. Eles atribuem isso ao uso de equipamentos de proteção. O Corpo de Bombeiros foi chamado. A AES Sul deve resolver em breve o problema da falta de energia nos altos do Renascença. A concessionária de energia possui uma campanha de conscientização para os trabalhadores da construção civil.
Fonte:Gazeta do Sul

Jardineiros morrem eletrocutados em condomínio de luxo

Dois homens morreram eletrocutados no condomínio Aldebaran Ville por volta das 8h30 da manhã desta segunda (3/01). A Polícia Militar está no local verificando qual a causa da morte e o Instituto Médico Legal foi recolher os corpos. Um dos corpos, segundo o IML, ficou carbonizado.
Os dois eram jardineiro de uma empresa tercerizada que presta serviço no local. Um dos mortos foi identificado como Raimundo Nonato Borges, 40 anos. Familiares da vítima tentaram ter acesso ao local, mas a segurança só premitiu que dois membros tivessem acesso. Há uma grande movimentação na região do condomínio.
A outra vítima é João da Silva Lima, 44 anos. A sogra dele, Maria Silva Macedo, entrou no local e disse que os responsáveis pela obra se prontificaram a tomar todas as providências e disseram que seu genro morreu porque estava descalço e sem proteção.

Segundo informações de populares, o incidente aconteceu quando os funcionários estavam trocando lâmpadas.

O representante da Delegacia Regional do Trabalho, auditor do trabalho e médico Luiz Lima, entrou no local para averiguar as razões do acidente.

Segundo o soldado Bernardo Magalhães do 5º BPM, por volta das 8h30 da manhã os dois jardineiros estavam carregando um andaime que tocou na rede de alta tensão e desferiu o potente choque elétrico. Uma das vítimas ficou com o rosto completamente carbonizado.
A área do condomínio está isolada e parte da avenida Presidente Kennedy que dá acesso à União está interditada.
Fonte:Cidadeverde.com

Incêndio é registrado na rodoviária

Um incêndio foi registrado no fim da manhã desta sexta-feira (07/01), no Terminal Rodoviário Presidente Castelo Branco.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que as chamas tenham começado após um curto-circuito provocado durante um processo de solda no teto da rodoviária. Parte das chamas atingiu as poltronas localizadas no saguão do terminal rodoviário. A fumaça pode ser vista de longe.

Não houve vítimas. A rodoviária está interditada e a administração do local criou uma área alternativa de embarque e desembarque na avenida Minervina Cândida de Oliveira.
Fonte:Correio de Uberlandia

Bombeiros cortam cerca elétrica para conter incêndio em consultório

Os militares do Corpo de Bombeiros que atendem uma ocorrência de incêndio em um consultório odontológico, na Avenida Marechal Rondon,(06/01) precisaram cortar a cerca elétrica para entrar e combater as chamas.

Segundo informações de vizinhos, no local funciona um consultório odontológico, de propriedade de uma dentista de nome Vanessa. Nos fundos, ela mora com o esposo. Os dois, dizem, estão viajando.
Um morador disse à reportagem que por volta das 16h ligou para a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica (Enersul) para informar sobre a ruptura de um fio de alta tensão, porém a solicitação não foi atendida até o momento.
Com os fortes ventos que aconteceram juntamente com a chuva da tarde desta quinta-feira, o fio ficou balançando e acabou provocando um curto circuito e em seguida o foco de incêndio.
Os bombeiros também aguardam a presença de funcionários da Enersul para melhor trabalhar, uma vez que há risco de choque elétrico.
Não foi permitido o acesso de jornalistas dentro do imóvel que precisou ser arrombado, pela ausência dos proprietários e pelo risco no local. Não foi detalhada a proporção do incêndio e aonde foi o foco.
Fonte:Midiamax

Serralheiro leva choque e morre após queda de quatro metros de altura

O serralheiro Francisco Rios Neto, 32 anos, morreu na manhã de hoje(06/01) em Mundo Novo vítima de uma descarga elétrica seguida de uma queda da altura de 4 metros em Mundo Novo. O caso foi registrado como morte a esclarecer e segundo consta em boletim de ocorrência registrado pelo proprietário Luis Fernandes Carlesso, 45 anos, a vítima trabalhava na edificação de uma antiga olaria na rodovia BR-163 quando, acidentalmente, tocou em fios de alta tensão. Ele foi eletrocutado e caiu do segundo piso. Francisco chegou a ser socorrido por equipe do Corpo de Bombeiros mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Pronto Socorro da cidade.
Fonte:Correio do Estado

Queda de fios de alta tensão deixa duas pessoas feridas no bairro da Mangueira

Ao menos, duas pessoas ficaram feridas após uma pipa se enroscar na rede elétrica e provocar um curto-circuito que rompeu fios de alta e baixa tensão próximo à Estação da Mangueira, no Recife, na manhã desta quarta-feira (05/01). Fábio José de Farias, de 30 anos, e Alderico Luiz de França, de 60 anos, foram encaminhados para o Hospital da Restauração (HR).

Fábio sofreu um choque elétrico de alta tensão e seguiu para atendimento na Unidade de Trauma do HR, onde passou por exames e está em observação neurológica. Ele está consciente e orientado e seu estado é estável, mas não tem previsão de alta.

Já Alderico foi vítima da queda de fio de alta tensão e também foi atendido na Unidade de Trauma do hospital, onde passou por exames. Ele está em observação, sem previsão de alta.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi acionada para isolar a área e restabelecer a energia do bairro da Mangueira, que teve o fornecimento parcialmente interrompido.
Fonte:pe360 graus

Caminhão cegonha derruba fiações da rua Ceará e provoca curto-circuito

A fiação da rua Pernambuco, cruzamento com a avenida Ceará foi danificada por um caminhão cegonha que transportava veículos da Ford. O incidente aconteceu por volta das 17h na Capital(03/01).

Segundo informações, os fios são das empresas Oi, GVT, Net e Enersul. De acordo o motorista do caminhão, José Cavalcante Vieira, os cabos estavam instalados a menos de 5 metros de altura, que é a medida estabelecida.

Testemunhas que estavam no local, disseram que por pouco um carro e uma moto não foram atingido pelas fiações, que provocaram curto-circuito.

Os bombeiros isolaram a área e colocaram escadas improvisadas para segurarem os fios.

Até às 19h15min os trabalhos prosseguiam.
Fonte:Correio do Estado

2011 começa com incêndio em atacado em Novo Hamburgo

Novo Hamburgo - Os bombeiros de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Campo Bom começaram o ano-novo combatendo as chamas no atacado Mais Econômico, localizado na rua Victor Hugo Kunz, no bairro Canudos. Equipes da Guarda Municipal desviaram o trânsito no local e da AES Sul desligaram a rede elétrica para evitar curto-circuito e outros sinistros. Com isso, parte dos moradores tiveram de entrar 2011 no escuro. Postes em brasa ameaçavam tombar. Muitos curiosos se aglomeravam no local para assistir à destruição.

O trabalho intenso foi necessário para evitar que as chamas se alastrassem pela vizinhaça. A fumaça era visível do Centro da cidade e de Hamburgo Velho. Os bombeiros seguem tralhando. As causas ainda são desconhecidas.

Um outro incêndio ocorreu em uma moradia, na rua Pedro Quaresma, no bairro Boa Saúde. Segundo os moradores, ele foi controlado por volta das 21h45min de sexta-feira.
Fonte:Diario de Canoas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Criança leva descarga elétrica em catraca de terminal de ônibus

A auxiliar de biblioteca Maria de Lourdes Rodrigues de Oliveira, 40 anos, ficou desesperada no final da tarde da última quarta-feira 29/12, quando o filho Tiago Rodrigues de Oliveira, de 3 anos, recebeu uma descarga elétrica quando passava por uma das catracas eletrônicas de acesso ao terminal São Paulo.

O menino, segundo a mãe, ficou com a mão esquerda grudada nas barras giratórias e, sem conseguir retirá-la, começou a gritar e chorar até o socorro dela e de funcionários do terminal. A criança foi levada pela mãe para o Atendimento Pré-Hospitalar da Zona Norte (PA), depois de aguardar por quase meia hora pela chegada de uma ambulância que, de acordo com Maria, não apareceu no terminal enquanto estavam lá. O garoto passou no PA por uma avaliação médica e não foi encontrado nele nenhuma anomalia causada pela descarga elétrica que recebeu ao tocar na máquina, mas o incidente deixou mãe e filho assustados.

“Ouvi falar que choques podem atingir o fígado e os ruins. Fiquei desesperada. Mas fizemos exames de sangue e urina e está tudo bem com ele”, disse Maria aliviada, mas não menos indignada. Ela contou que também acabou sentindo choque elétrico quando puxou a criança pelo braço e o livrou do equipamento energizado. Quando os funcionários do terminal apareceram para ajudar no socorro do menino, teria ouvido um deles comentar que outras três pessoas já haviam reclamado que aquela mesma catraca estava dando choque.

“Eles sabiam do problema e não fizeram nada. Só interditaram a máquina depois que meu filho levou um choque. Isso é um absurdo”, revoltou-se a trabalhadora. Ela disse que resolveu não fazer um boletim de ocorrência na polícia, mas decidiu contar o seu drama e o que considerou como descaso da administração do terminal para alertar sobre o problema, que precisa ser resolvido, até para poupar outros usuários do transporte coletivo de sofrerem o mesmo acidente.

Pelo terminal São Paulo passam diariamente 80 mil usuários. Nele os passageiros embarcam em 49 linhas de ônibus que saem da parada de ônibus coletivo. Durante o funcionamento diário 87 funcionários dão atendimento aos passageiros.


Urbes
A Urbes Trânsito e Transportes informa que os bloqueios dos terminais urbanos (Terminal Santo Antônio e Terminal São Paulo) são utilizados cerca de 40 mil vezes/dia e não há registro de ocorrências de descargas elétricas em equipamentos envolvendo usuários. Como os bloqueios são equipamentos mecânicos, com dispositivos elétrico-eletrônico com a voltagem de 110 volts, é possível que eventualmente isso possa ocorrer. Como foi o caso ocorrido no último dia 29.


A Urbes esclarece que, segundo os registros das imagens do bloqueio, o fato ocorreu às 17h21m12s e, três segundos após, as mesmas imagens registraram a mãe e a criança já afastadas do bloqueio. O bloqueio foi imediatamente fechado. A Urbes também informou que todos os bloqueios e, principalmente, os validadores passam por revisões rotineiras e preventivas. Na eventualidade de alguma avaria o bloqueio é imediatamente fechado.
Fonte:Jornal Cruzeiro do Sul

Homem leva choque e morre após bater a cabeça na calçada em Bauru, SP

SÃO PAULO - Um homem morreu após levar um choque elétrico nesta quinta-feira 30/12 em Bauru, a 323 km da capital paulista. Kléber Crispim Ferreira, de 34 anos, fazia reparos em um luminoso de um clube da cidade quando recebeu a descarga elétrica, se desequilibrou e caiu. A vítima bateu com a cabeça na guia da calçada. O resgate do Corpo de Bombeiros a vítima com vida, que morreu no pronto-socorro.
Fonte:Extra Online

Incêndio atinge parte de prédio Ipen na Cidade Universitária em SP

Um incêndio atingiu parte do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), que fica dentro da Cidade Universitária da USP, no bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo, na tarde desta terça-feira 28/12.

O fogo começou no local onde funciona um ambulatório médico e atingiu também uma copa. Uma das salas afetadas guardava papéis de formulários médicos e um arquivo morto.

De acordo com o Ipen a brigada de incêndio do instituo tentou apagar o fogo com os extintores de incêndio mas não conseguiu e acionou os bombeiros. A corporação enviou quatro viaturas para o local.

O fogo começou por volta das 12h30 e já foi extinto, de acordo com os bombeiros. Não houve vítimas.

A causa do incêndio ainda é desconhecida, mas o instituto acredita que ele pode ter sido causado por uma descarga elétrica.

O Ipen ainda não tem balanço sobre prejuízos causados pelo acidente.
Fonte:Segurança Elétrica

Princípio de incêndio destrói quarto de casa no interior de MS

Um princípio de incêndio em uma residência foi controlado na tarde de hoje (29/12) na cidade de Paranaíba, região do Bolsão sul-mato-grossense. A vítima, R. C. Q., de 37 anos, suspeita que a ação tenha sido criminosa, já que não há sinais de curto circuito nas fiações.

Conforme o boletim de ocorrências, quando a mulher chegou em casa, notou que havia fumaça saindo de seu quarto. Quando abriu a porta, viu que algumas roupas e tapetes, pendurados em um “cabideiro”, estavam em chamas. Alguns objetos foram derretidos com o calor, como impressora, televisor e algumas bolsas escolares.

Outro motivo que leva R. C. Q. a crer que o incêndio foi criminoso, foi o fato de uma janela da casa estar aberta.

O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Paranaíba.
Fonte:Midiamax News

Incêndio atinge edifício em Nova Iguaçu

Um incêndio atingiu um edifício residencial na tarde desta quarta-feira (29/12) no centro de Nova Iguaçu, próximo ao Hospital Geral Nova Iguaçu.

Segundo assessoria dos bombeiros de Nova Iguaçu, o incidente foi causado por um curto circuito em um ar condicionado, apenas um apartamento foi atingido no edifício e a única vítima é um animal ainda não identificado.

Os apartamentos próximos foram afetados pelas fuligens. O incêndio já foi controlado pelos bombeiros
Fonte:R7

Homem morre ao levar choque elétrico e cair de uma altura de cinco metros

Um homem morreu na tarde desta terça-feira (28/12) vítima de um choque elétrico enquanto trabalhava numa obra em Gravatá, Agreste de Pernambuco. O pedreiro Adilson Francisco de Souza, 43 anos, estava trabalhando na laje de um antiquário próximo à Taverna Suíça na BR em Gravatá.
Segundo familiares, Adilson trabalhava no local, onde fios de alta tensão estavam expostos, quando foi atingido por um choque elétrico e caiu de uma altura de 5 metros.
Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru, onde não resistiu aos ferimentos. Adilson Francisco deixou seis filhos.
De acordo com o hospital, o corpo se encontra no IML de Caruaru para atestar quais os motivos da morte do pedreiro.
Fonte:JC Online

Porto Alegre: princípio de incêndio é registrado em agência do Banrisul

Porto Alegre - Um princípio de incêndio foi registrado na agência do Banrisul da Rua Caldas Júnior, no Centro de Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira. As chamas iniciaram após um curto-circuito na central de ar-condicionado do prédio, no 5° andar, e obrigou a evacuação do local por volta das 8h30 27/12.

Segundo informações da imprensa da Capital, a Brigada de Incêndio do edifício foi acionada e controlou o fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e isolou o andar devido à fumaça. O prédio foi liberado em cerca de 45 minutos.

O Banrisul divulgou nota oficial sobre o incidente no final da manhã. Confira abaixo o texto na íntegra:

"Informamos que houve um curto-circuito no quadro elétrico de uma Central de condicionamento de ar, o qual gerou um princípio de Incêndio no Ed. Sede Banrisul, 5º andar. O Equipamento está instalado em área externa (terraço), mas mesmo assim, ocorreu uma propagação de fumaça em grande parte do 5º andar. O princípio de Incêndio foi controlado pelos empregados do Banco das áreas de manutenção e Brigada de Incêndio do Edifício. O alarme foi acionado no próprio andar do sinistro, porém, não foi acionado de forma geral devido o foco de incêndio já estar controlado. Mesmo assim foi acionado o Corpo de Bombeiros para verificar a situação de risco. O episódio ocorreu por volta das 8h30min e às 9h30min os funcionários já estavam liberados para retornar ao trabalho normalmente"
Fonte:Diario de Canoas

Auxiliar de pedreiro morre eletrocutado em Venâncio Aires

O caso foi registrado no fim da tarde de ontem, 27/12, por volta de 18h55, em Venâncio Aires. O servente Marcos Alexandre Borba, de 25 anos, trabalhava em uma obra próximo ao Acesso Leopoldina, quando sofreu uma descarga elétrica em uma betoneira. O equipamento realiza a mistura para o concreto.

Na hora do choque, ele estava com outro colega, que correu para rua e pediu ajuda a populares. Com um veículo, eles levaram a vítima até o Hospital São Sebastião Mártir. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas o servente não resistiu e teve a morte confirmada no início da noite.

A Polícia Civil esteve no local e recolheu a betoneira e a fiação do equipamento. Borba deixa a esposa e uma filha. O velório ocorre na Capela B do necrotério Paul Harris, no Centro de Venâncio Aires. O sepultamento acontece hoje a tarde, a partir das 16 horas.
Fonte:Gaz

Descarga elétrica atinge homem em Marituba

Já era de se prever que causaria transtorno o deslocamento de um barco em cima de uma carreta. E foi dito e feito: no final da manhã de ontem (27/12), por volta de 12h, em virtude da altura, o barco saiu arrancando a fiação elétrica e um funcionário da empresa do transporte acabou sendo eletrocutado.
A carreta trafegava pela rua Manoel de Souza, na Pedreirinha, em Marituba, quando arrancou a fiação elétrica. Um dos empregados que ajudava no transporte acabou sendo atingido com a descarga elétrica. O funcionário responsável pela empresa de transporte, que não quis falar o nome, disse que não foi nada de mais, que apenas um “choquinho” atingiu o rapaz.

“Isso não foi nada, já está tudo resolvido.Nós estamos com essa operação desde ontem (anteontem). Essa embarcação precisa ser transportada para o Maranhão ainda hoje (ontem)”, explicou.
Moradores da rua Manoel de Souza se incomodaram com o transtorno causado, pois tiveram que ficar sem energia elétrica por um determinado tempo.
Os funcionários da empresa transportadora informaram que o rapaz atingido pela descarga elétrica teria sido encaminhado para o Hospital Metropolitano. Contudo, a reportagem do DIÁRIO DO PARÁ entrou em contato, por telefone, e o atendente ainda não tinha conhecimento da entrada do paciente. A assessoria de comunicação do hospital, por sua vez, não respondeu ao questionamento.
Fonte:Diário do Pará

Duas pessoas morrem eletrocutadas em Cuiabá

Duas pessoas morreram eletrocutadas em Cuiabá, uma neste domingo (26/12) e outra hoje (27/12). Na noite de domingo, um acidente no Jardim Buriti, no Coxipó, matou o vendedor Diego Tavares Modesto, 24, ao tentar salvar a esposa que havia grudado em um fio desencapado, usado como varal. A esposa dele, Araceli Monteiro Rodrigues, 22, retirava a roupa de um varal improvisado recebeu a descarga elétrica e ficou grudada no fio. Ele então foi socorrê-la e também foi eletrocutado. Os dois foram socorridos e encaminhados ao Pronto-socorro de Cuiabá, porém Diego não resistiu e morreu.

Outra vítima de descarga elétrica é o chapeiro Antônio Carlos Saraiva de Lima, 21. O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira em um posto de combustível localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, próximo a rodoviária do Coxipó. Antônio trabalhava junto com o motorista de um caminhão munck que havia sido contratado para atuar em uma obra no local e morreu ao tocar com o equipamento na rede de alta tensão que passa pelo posto.

Quando o equipamento suspendia materiais para serem colocados em outro ponto do terreno o gancho tocou na fiação provocando a descarga elétrica que atingiu o jovem que chegou a ser levado para a policlínica do Coxipó, mas não resistiu e morreu.
Fonte:Gazeta Digital

Incêndio em presépio destrói parte da igreja

O fogo tinha começado no local onde estava o presépio dia 25/12. "Vieram--me chamar aos gritos para abrir a porta da igreja, mas tivemos de entrar pela sacristia porque pela porta principal havia fumo muito denso e não se conseguia ver nada", contou ao CM José Carlos Felgueiras, membro da comissão fabriqueira, ainda abalado pela "tragédia" que se abateu no templo religioso. "Às seis da tarde houve missa e as luzes do presépio ficaram ligadas. Presumo que tivesse havido um curto-circuito e que o material inflamável do presépio tradicional tivesse ajudado a alastrar o fogo", explicou o responsável.

A rápida resposta dos habitantes da aldeia na luta contra as chamas evitou o pior, mas as labaredas consumiram totalmente um dos quatro altares da igreja, destruindo o equipamento sonoro, as imagens de São José, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o presépio.

O fumo deixou também pintadas de negro as paredes da igreja e ainda provocou alguns estragos no telhado do edifício. "Estimamos que seja um prejuízo na ordem dos 40 mil euros", disse José Carlos Felgueiras, lembrando que há oito anos a igreja foi sujeita a obras de restauro, que custaram cerca de 65 mil euros.

PÁROCO ALERTA PARA OS PERIGOS

O pároco da Igreja de São Martinho do Peso estava visivelmente abalado com o sucedido. Embora este tipo de incidentes não seja muito frequente, o padre lembra que o sobreaquecimento ou mau funcionamento das luzes de Natal podem ter consequências terríveis, como foi o que aconteceu na sua paróquia.

"Nada previa que isto fosse acontecer, mas infelizmente a igreja ficou parcialmente destruída. E, por infeliz coincidência, aconteceu na noite de Natal", lamenta o padre Virgílio Marques. "Tenho alertado durante as missas para os cuidados a ter com as luzes de Natal, a falta de vigilância pode ser fatal", acrescenta. Apesar dos danos consideráveis, o pároco da freguesia transmontana lembra que ainda assim podia ser bem pior: "O incêndio aconteceu ao início da noite, mas se fosse de madrugada, a igreja decerto que tinha ardido completamente, porque ninguém teria dado por nada", assegura.

"QUANDO VI AS CHAMAS ATÉ ME SENTI MAL"

Maria da Luz mora nas redondezas e cuida da igreja todo o ano. "Quando vi as chamas dentro da igreja, até me senti mal. Foi o fumo e a aflição que me tomaram de assalto. Apanhei um susto muito grande", explica.

A paroquiana garante que a experiência foi traumática. "Ver o altar e as imagens a arder foi horrível, só pensava em atirar com baldes de água, mas não conseguíamos evitar a destruição. O templo ficou em muito mau estado, foi uma tristeza ver a nossa igreja destruída", afirma.

O sentimento de desolação era extensível a todos os habitantes das imediações. Tristes com a destruição do templo, muitos fizeram questão de ontem visitar a igreja para verificar a dimensão dos prejuízos sofridos.
Fonte:Correio da manhã

Curto circuito na rede elétrica pode ter causado incêndio em Canoas

Canoas - Um curto circuito na rede elétrica pode ter causado as chamas que consumiram uma residência na tarde desta segunda-feira 27/12, no bairro Guajuviras, em Canoas. O Corpo de Bombeiros foi acionado pelos moradores, mas ao chegar no local, o dano já era irreparável. Dentre os destroços, os bombeiros encontraram 150 reais. "É curioso. Apenas o dinheiro ficou intacto" disse o coordenador da Defesa Civil, Mauro Guedes.

Segundo a prefeitura de Canoas, o dinheiro seria usado pela família para reformas na casa.

Com a perda total do único bem do casal e de suas duas filhas, de 6 e 20 anos a Defesa fez doações de roupas e materiais, e vai organizar um mutirão popular para reconstruir a residência.
Fonte:Diario de Canoas

Incêndio atinge residência em São Brás

A rápida ação do Corpo de Bombeiros impediu que um incêndio tomasse maiores proporções na tarde de hoje (27/12), em uma residência localizada na avenida Governador José Malcher, entre as ruas 14 de Abril e 3 de Maio, no bairro de São Brás, em Belém.

O fogo atingiu um dos quartos da casa e destruiu uma cama, um computador e outros objetos que estavam no cômodo. Os moradores, que alugaram a casa há pouco tempo, não estavam no imóvel no momento do acidente, mas os vizinhos perceberam o incêndio e acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou rapidamente ao local e conseguiu controlar o fogo antes que ele tomasse maiores proporções. Ninguém ficou ferido.

A principal suspeita é de que o fogo tenha sido causado por um curto circuito, mas o verdadeiro motivo só será confirmado após o laudo, que deve sair em 15 dias.
Fonte: Diário do Pará

Garoto de 11 anos leva choque após sair de piscina em Joinville

A extensão elétrica usada para ligar o filtro de uma piscina de cinco mil litros, presente de Natal de Erik Roecker dos Passos, de 11 anos, foi a responsável por causar um choque no garoto, na tarde de sábado 25/12, em Joinville.
A descarga elétrica aconteceu na casa de uma tia do rapaz, no bairro Jardim Paraíso, zona Norte. Até este domingo, o menino continuava internado em estado grave na UTI do Hospital Infantil da cidade.
A tia Angelita dos Passos, de 33 anos, conta que o garoto passava férias com o pai, que é separado e mora nos fundos de sua casa. No sábado, Erik brincava com um primo, no pátio da casa dela, onde a piscina foi instalada.
Depois de tomar banho no brinquedo, ainda com a sunga e os cabelos molhados, ele teria desligado a extensão elétrica para conectá-la ao video-game. Ao tirar a tomada que ligava uma parte da extensão a outra, o menino deu um grito e caiu desmaiado, segundo a tia.
A parte metálica chegou a queimar e ficar grudada na mão do garoto. O primo não lembrou de desligar o fio e correu chamar a tia e o pai, que estavam nos fundos da casa.

— Ligamos para o Samu e eles nos orientaram a fazer massagem cardíaca. O coração dele deixou de bater várias vezes — lembra Angelita.

Médicos e socorristas prestaram o primeiro atendimento por volta das 18h30. O menino foi levado ao hospital pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Fonte:Jornal de Santa Catarina

Transformador de energia explode no Centro

Moradores da rua Santa Rita, entre os quarteirões da Vinte de Janeiro e Barão do Rio Branco viveram momentos de apreensão e medo na tarde de quarta-feira (22/12). O motivo foi um transformador de energia que entrou em curto e provocou várias explosões na rua. A situação teve início por volta das 18h15.

“Do nada faíscas começaram a sair e só escutávamos os estouros. Para piorar, uma mulher resolveu jogar um balde de água e aí os estouros se tornaram mais frequentes”, declarou uma comerciante.
A situação durou aproximadamente uma hora e meia e muitos moradores, por precaução, desligaram os quadros de energia em suas casas.
“Fizemos várias ligações para a CPFL, mas não existe setor de emergência na cidade. Então tivemos que esperar até o pessoal de Salto se deslocar até aqui”, acrescentou a comerciante.
A Guarda Civil Municipal passou pelo local e ao constatar o problema, interditou a rua. Só às 19h30 é que um caminhão da CPFL chegou ao local para resolver a situação.

“Tudo aconteceu devido ao curto circuito em uma das casas aqui do quarteirão. Mas já isolamos a área e a situação está sob controle”, destacou um dos técnicos da empresa de energia.
Por volta das 20h15, o serviço foi concluído e a rua voltou a ser liberada para o tráfego. Apesar do susto, não houve feridos.
Fonte:Jornal Periscópio

Curto-circuito causa princípio de incêndio em banco no RS

Um curto-circuito no sistema de ar-condicionado do prédio de um banco, no centro de Porto Alegre, causou um princípio de incêndio, nesta segunda-feira (27/12). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas pelos brigadistas do próprio edifício. Funcionários chegaram a deixar o prédio, mas não houve feridos.
Fonte: G1

Incêndio destrói galpão de shopping em Vitória da Conquista

Um incêndio na tarde deste domingo (26/12) destruiu boa parte de um galpão usado em obras de expansão de um shopping em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, segundo informações da TV Sudoeste.
O fogo no Shopping Conquista Sul se alastrou rapidamente e assustou as pessoas que estavam perto do local. O galpão guardava madeira para ser usada nas obras e boa parte desse material foi queimado. O local do incêndio fica perto do estacionamento, mas nenhum veículo foi afetado e ninguém ficou ferido.

Os bombeiros foram chamados e ajudaram a controlar as chamas. A causa do incêndio pode ter sido criminosa, pois as chamas começaram do solo e não do teto, como aconteceria em caso de um curto circuito na fiação. A confirmação da causa, entretanto, só acontecerá depois de laudo da perícia.
Fonte:COrreio o que a Bahia quer saber

Princípio de incêndio na TV Acrítica deixa emissora fora do ar

Um princípio de incêndio no estacionamento da TV Acrítica assustou funcionários e deixou a emissora fora do ar. O episódio ocorreu por volta das 16h, desta quinta-feira, 23/12.
Segundo os funcionários, a causa do fogo foi um curto-circuito em um transformador. Eles relataram que a brigada de incêndio da empresa agiu rápido e conseguiu controlar a situação. O Corpo de Bombeiros e a Amazonas Energia também estiveram presentes na ocorrência.
Durante o incidente, o presidente eleito da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Isaac Tayah (PTB) e o vereador Marcel Alexandre (PMD) estavam no prédio.
Com o curto-circuito, a emissora ficou sem energia elétrica.
Até às 17h20, a TV Acrítica estava sem previsão de voltar à programação normal.
Fonte:D24am

Incêndio atinge depósito de supermercado em Belo Horizonte

Um incêndio atingiu o depóstio de um supermercado na região noroeste de Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira 23/12. O Corpo de Bombeiros deslocou 16 viaturas e três caminhões pipas para apagar as chamas, mas ainda há focos de incêndio no local. No entanto, não há mais risco de atingir as lojas vizinhas.

O teto do galpão desabou e há riscos de que a parede dos fundos do imóvel também caia. O incêndio teria começado pro volta das 7h30, após um curto-circuito no sistema elétrico. A grande quantidade de papelão e papel higiênico no local ajudou a alastrar o incêndio. Não há informações de vítimas.
Fonte:Terra

Incêndio deixou casal de Santa Maria de Émeres sem haveres

Na tarde do passado domingo, 19/12 um incêndio destruiu o interior de uma casa em Santa Maria de Émeres, deixando um casal sem os haveres que foi adquirindo ao longo da vida. As verdadeiras causas do incêndio ainda estão por apurar. No entanto, presume-se que o fogo possa ter sido originado por um curto-circuito ou tido origem num aquecedor.
Fonte:Semánario Transmontano

Criança de um ano morre eletrocutada dentro de supermercado em Campinas

Uma criança de um ano e dez meses morreu eletrocutada dentro de um supermercado em Campinas, a 93 km de São Paulo. Os pais da menina contaram à polícia que ela encostou em um refrigerador do local e tomou um choque.

O corpo da garota foi enterrado na quarta-feira (22/12) no interior do Estado. O acidente ocorreu quando a menina estava com o pai, a mãe e a avó no supermercado. O casal foi a uma seção buscar mercadorias e deixou a filha sob os cuidados da avó, perto de um refrigerador onde eram guardadas margarinas e manteigas. Ao encostar na parte da frente da máquina, a menina tomou o choque.

Ela chegou a ser levada a um hospital de Campinas, mas morreu no local. A polícia investiga se houve negligência por parte do supermercado.
Fonte:R7

Homem morre eletrocutado em Nova Alvorada do Sul

Mauro Sérgio Onofre, de 49 anos, morador em Nova Alvorada do Sul, morreu ontem 23/12por volta das 18h40min após receber uma descarga elétrica. De acordo com a polícia, ele estava trabalhando com um amigo na manutenção de um poste às margens da BR-163, no quilômetro 390.

A vítima estava na parte inferior do poste enquanto o amigo estava na superior. Eles estavam com fusível e bastão elétrico. Em determinado momento, o fusível que estava na parte de cima caiu. O colega de trabalho de Mauro teria encostado o bastão no poste, o que teria gerado uma descarga elétrica que atingiu Mauro. A Policia Civil abriu inquérito para apurar a morte
Fonte:Correio do Estado

Pedreiro morre após esbarrar em fio de betoneira

Neste ultimo final de semana 19/12 um homem identificado pelo nome de Valter Feliciano dos Santos, morreu após sofrer um acidente de trabalho no município de Alta Floresta.
Segundo informações do Boletim de Ocorrência Policial nº 2726/2010, a vitima estava trabalhando em uma cafeeira construindo um contra-piso. No momento em que Valter levantou, esbarrou em um fio de uma betoneira de 110 Volts.
A vitima ainda caiu no chão e foi levada ao hospital, porém não resistiu e sofreu parada cardíaca.
Fonte:Segurança elétrica

Fábrica de colchões é consumida pelo fogo

O galpão de uma fábrica de colchões foi consumido pelas chamas, na manhã de ontem 22/12, na Rua Bom Jesus do Iguape, Hauer. Segundo o proprietário da empresa, o fogo começou por volta das 9h30 e foi provocado por um curto-circuito.
Doze caminhões dos bombeiros levaram quase meia hora para conter o foco principal do incêndio. As chamas atingiram seis metros de altura e a fumaça preta podia ser vista a quilômetros. O prejuízo, segundo o dono, ultrapassa R$ 500 mil.
Alberto Levy, 57 anos, dono da "Sonhos Colchões", e outras sete pessoas, entre funcionários, a esposa dele e o filho, estavam na fábrica. A mulher dele, Maria de Lourdes Miranda Levy, disse que um funcionário laminava a chapa para colchão magnético quando houve o curto-circuito. Maria ainda tentou pegar um extintor para apagar as chamas, mas o fogo já tinha tomado grandes proporções.

Cerca de 4 toneladas de espuma foram consumidas pelas labaredas. Prejuízo estimado pelo empresário supera R$ 500 mil. Ele não tinha seguro.

Toneladas

Restou a ela, ao filho e funcionários tentar salvar o que sobrou dos colchões, que eram colocados na frente da empresa, enquanto os bombeiros trabalhavam. De acordo com o empresário, foram destruídas 4 toneladas de espuma. "O caminhão já estava aqui para recolher a mercadoria que seria entregue em Maringá ainda hoje antes de tirarmos férias coletivas", lamentou Maria.

A empresa funciona há 12 anos e, há oito, o casal contou que já passou pela mesma situação e teve prejuízo de R$ 500 mil. Os proprietários afirmaram que a fábrica não tinha seguro.

"Nenhuma seguradora quis renovar o contrato neste ano. O que é material a gente recupera", disse o dono, num misto de tristeza e alívio por ninguém ter se ferido.

Eficiência

Os bombeiros tiveram bastante trabalho para evitar que as labaredas não se alastrassem para empresas vizinhas. Estima-se que pelo menos 25 mil litros de água foram usados para apagar o fogo.

O tenente-coronel Luiz Henrique Pombo informou que 45 homens isolaram toda a região no entorno da empresa. Segundo o tenente, as paredes de alvenaria evitaram que o que o fogo se propagasse e atingisse o galpão geminado onde fica o depósito de materiais químicos.
Fonte:Paraná Online

Homem morre vítima de descarga elétrica em obras de recapeamento

Vanderlei Gomes de Souza, de 46 anos, morreu eletrocutado, nesta terça-feira 21/12, no final da tarde, após ser atingido por descarga elétrica de alta tensão, quando trabalhava nas obras de recapeamento da BR-163, entre Sinop e Itaúba. Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas ao dar entrada no Pronto Atendimento de Sinop já estava morto.

Conforme o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, Vanderlei era ‘apontador’ nas obras – profissional que anota os materiais usados para controle dos custos – e estava ao lado de um caminhão caçamba, que descarregava material. Quando a caçamba levantou, tocou na rede de alta tensão e a descarga elétrica atingiu Vanderlei.

Depois de ser levado ao PA e constatada a morte, o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) e liberado posteriormente para velório e sepultamento.
Fonte:Olhar Direto

Fogo consome loja da Eletromóveis Martinello em Lucas

A tradicional loja da Eletromóveis Martinello de Lucas do Rio Verde, administrada pelo empresário Osvaldo Martinello, foi consumida pelo fogo na madrugada desta terça-feria (21/12). O fogo começou por volta das 23h30 e queimou praticamente toda loja.

Segundo informações ao ExpressoMT, o Sargento Barros do Corpo de Bombeiros, disse que, provavelmente o que provocou o incêndio foi um curto circuito, porém, não é descartado a hipótese de um incêndio criminoso.

Ainda segundo ele, apesar do incêndio não ter sido de grandes proporções, praticamente toda a parte de mostruário da loja derreteu com o calor do fogo.
Em entrevista em primeira mão ao ExpressoMT, o empresário Osvaldo Martinello, informou que hoje um perito técnico da cidade de Sinop estará no local para verificar as reais causas do incêndio. Ainda segundo ele, não se sabe o montante do prejuízo, e que será possível saber somente depois da pericia técnica. A loja não tinha seguro.
Osvaldo ressaltou ainda que, o atendimento aos clientes será feito a princípio no Saldão Martinello, localizado na Av. Mato Grosso, em Lucas do Rio Verde.

Muitos curiosos estiveram no local acompanhando o trabalho dos bombeiros.
Foi acionado um caminhão pipa da Prefeitura de Lucas que se deslocou até lá para dar apoio aos bombeiros.
Fonte:ExpressoMT

Enterrado corpo de homem que morreu eletrocutado em Juiz de Fora

Enterrado na tarde desse domingo (19/12), no Cemitério Municipal de Juiz de Fora, o corpo do servente de pedreiro que morreu eletrocutado.
O acidente foi na tarde de sábado (18). José Têrto, de 52 anos, trabalhava na laje de um prédio, no bairro Linhares. De acordo com testemunhas, ele segurava um vergalhão que teria encostado na rede de alta tensão.
O servente recebeu uma descarga elétrica de 23 mil volts e não resistiu.
Fonte:Portal Click

Mulher de 72 anos morre após encostar em poste e levar choque em Blumenau

Beatriz Hermínia Busquirolli, 72 anos, morreu eletrocutada ao encostar em um poste energizado na Rua Água Branca, Bairro da Velha, próximo ao número 190, por volta das 20h30min de domingo(19/12). Segundo testemunhas, ao encostar no poste, ela começou a tremer e caiu no chão. Vizinhos que tentaram socorrer a mulher também levaram choques.
De acordo com familiares, Beatriz estava voltando da missa e parou para descansar, como sempre fazia antes de subir o morrinho da rua para chegar em casa, a 50 metros do local do incidente. Ela chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e foi levada ao hospital com parada cardiorrespiratória, mas não resistiu e morreu.
Logo depois do acidente, plantonistas da Celesc estiveram no local para ver o que tinha ocorrido. Segundo o gerente regional da Celesc, engenheiro Régis Evaloir da Silva, eles encontraram um fio da iluminação pública desencapado e encostado na estrutura de apoio do poste. O fio foi cortado para evitar que outras pessoas levassem choque.
Silva considera o acidente um fato isolado. Em Blumenau são cerca de 44 mil postes e todos têm equipamentos de segurança. O engenheiro explicou que nenhum fio da rede elétrica fica em contato com a estrutura de cimento, pois há isoladores em tudo, e que há dispositivos de segurança programados para desligar a rede de energia sempre que for detectado um problema, como um curto-circuito.
No caso do incidente da Rua Água Branca, Silva acredita que a descarga elétrica tenha sido menor do que a programada pelo equipamento de segurança, porém fatal para a senhora.

- Trabalho na Celesc há mais de 21 anos e nunca vi um acidente deste tipo. Os problemas ocorrem quando há fios soltos e desencapados. Lamento pela família, mas foi uma fatalidade - desabafou o engenheiro.
Nesta segunda-feira à tarde, equipes da Celesc e da prefeitura irão à Rua Água Branca para investigar mais detalhes sobre o incidente.
Fonte:Jornal de Santa Catarina

Casa pega fogo no bairro Fátima em Joinville

Uma casa pegou fogo esta manhã 20/12 no bairro Fátima, em Joinville. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários do município, a causa do incêndio ainda é desconhecida.
A casa de alvenaria fica na rua Abelardo Lopes da Silva e ficou parcialmente destruída pelas chamas. No momento do incêndio, cinco pessoas estavam na casa, entre elas, três crianças. Ninguém ficou ferido.
Uma das moradoras acredita que a causa do fogo seja um curto-circuito em um poste de luz, localizado próximo à casa. Os Bombeiros investigam o caso.
Fonte:Diario Catarinense

Curto-circuito pode ter ocasionado incêndio no Mensageiros da Caridade

A provável causa do incêndio no prédio do Mensageiros da Caridade ocorrido ontem, no bairro Azenha, em Porto Alegre, foi um curto-circuito. Hoje 18/12, por volta das 8h, uma equipe do Departamento de Criminalística foi ao local averiguar as causas do acidente. O laudo conclusivo, entretanto, só sairá em 30 dias.
O incêndio durou cerca de três horas e consumiu equipamentos eletrônicos, colchões e outros materiais e outros materiais que estavam no segundo andar do prédio.
Fonte:Zero Hora

Pedreiro é resgatado após sofrer descarga elétrica

Na manhã de hoje (16/12), um resgate delicado deixou um clima de tensão na travessa do Chaco, bairro da Pedreira, em Belém. O pedreiro Manoel Licinho Moraes de Paulo, de 45 anos, estava consertando o telhado da residência de dois pavimentos, quando a antena da TV tombou sobre o fio de alta tensão. Como o pedreiro estava próximo, foi atingido com uma descarga de 13.800 volts e desmaiou na hora.
O fogo que saiu da linha de alta tensão chamou a atenção dos moradores, que logo acionaram as equipes de resgate. Os bombeiros foram os primeiros a chegar no local, que fizeram o angustiante e dificultoso resgate da vítima, que gritava de dores ocasionadas pelas queimaduras de primeiro e segundo grau.
Duas ambulâncias do Samu, sendo uma UTI móvel, estiveram no local e prestaram atendimento ao pedreiro logo após ele ser resgatado. Todo o atendimento durou cerca de meia hora. Os médicos fizeram imobilização da vítima, o sedaram e aplicaram soro na veia por causa do choque elétrico.
O pedreiro foi encaminhado para o centro de queimados do Hospital Metropolitano. De acordo com a assessoria de comunicação do Samu, o pedreiro deu entrada no hospital consciente e estável, com queimaduras nas mãos, por onde a eletricidade entrou e no dorso, por onde a corrente saiu. A dona da residência não quis comentar sobre o acidente.
Fonte:Diario do Pará

Light afirma que incêdio no Teatro João Caetano foi provocado por curto-circuito

A Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia do Rio,(16/12) afirmou em nota que o princípio de incêndio no Teatro João Caetano foi provocado por um curto-circuito em cabo de baixa tensão. De acordo com a concessionária, os técnicos estão na esquina da Avenida Passos com Rua da Constituição, no Centro, verificando ocorrência. Ainda segundo a Light, o problema aconteceu na câmara transformadora, tipo cabine, que fica ao lado e na área externa do teatro.

"A Light esclarece que interrompeu o fornecimento de energia do Teatro e está enviando um gerador para abastecer o local. O fornecimento de energia está normal na região", diz a nota.
Fonte:O Globo

Incêndio deixa 6 adultos e 21 crianças desabrigadas no Bairro Noêmia

Um incendio que iniciou por volta das 17h30 desta quarta-feira 15/12 no final da rua Ricardo Rodolfo Drews no bairro Noemia, deixou quatro casas de madeira destruidas e uma parcialmente destruida e um saldo de 6 adultos e 21 crianças desabrigadas. Conforme informações do Corpo de Bombeiros que se deslocaram até o local com dois caminhões e a ambulancia os Anjos da Guarda, as residencias ficavam todas no mesmo terreno e o fogo que provavelmente tenha iniciado com um curto circuito em uma das residencias, se alastrou para as demais com ajuda do vento que no final da tarde era forte naquela região. O sinistro ocasionou somente danos materiais, nenhuma das pessoas que estavam no local ficaram feridas. As famílias perderam tudo que possuiam.


Vizinhos estão ajudanda as familias desabrigadas, qualquer doação da comunidade, como roupas, alimentos, móveis e material de construção para as famílias poderão ser levadas até a rua Olimpio de Paula 340 no bairro Noemia.
Fonte:Radio Fandango

Professora é vítima de um choque elétrico em sua residência

Por volta das 9h30 da manhã desta segunda-feira(13/12), a professora aposentada, Teresinha Sales, foi vítima de um choque elétrico dentro da sua residência, situada à rua Euclides Soares, Piçarra.
A descarga elétrica proveniente de um eletrodoméstico supostamente molhado ou com fiação descascada atingiu em cheio a professora que sofreu uma forte pancada na cabeça, dado o impacto, além disso teve ferimentos em um dos braços, vindo a sangrar bastante.
Socorrida por vizinhos, ela foi levada ao hospital da cidade, e posteriormente a um hospital de Teresina, onde se encontra internada. Religiosa ardorosa , Teresinha Sales foi durante décadas aqui em Elesbão Veloso, professora de ensino religioso nas escolas das redes particular, municipal e estadual, sendo que foi nesta última que obteve a sua aposentadoria.
Fonte:Portal elesbao News

Pescador morre eletrocutado

Dois amigos estavam pescando na tarde de domingo, 12/12, no Córrego São Silvestre, na zona rural de Inhapim. José de Arimateia Ferreira, 45 anos, morreu eletrocutado ao encostar num fio caído no leito do córrego.

Segundo a Polícia Militar, José de Arimatéia estava pescando e encostou no fio. Ele recebeu uma descarga elétrica. O colega de pescaria, Jones Gomes dos Santos, 27 anos, tentou retirá-lo e também foi eletrocutado.

Moradores só conseguiram socorrer os dois quando desligaram o padrão de energia. José de Arimateia foi socorrido e morreu no caminho até o hospital em Inhapim.

Jones foi socorrido com vida para o hospital em Ipatinga, no Vale do Aço.
Fonte:Portal Caparaó

Homem leva choque em empresa de Garuva

Os bombeiros de Garuva conduziram até o pronto-atendimento da cidade um homem de 49 anos que levou um choque elétrico(14/12)
Conforme informações dos socorristas, Claudemir Antunes, morador do Fátima, de Joinville, estava trabalhando em um galpão de uma empresa de Garuva quando foi eletrocutado.
Ele encostou num metal e ficou preso por aproximadamente três minutos. Claudemir está em observação, mas passa bem.
Fonte:Jornal de Santa Catarina

Casa de recuperação pega fogo em São Joaquim da Barra

Um incêndio atingiu o telhado de três quartos, camas e dois banheiros em uma casa de recuperação de dependentes químicos de São Joaquim da Barra, na madrugada desta segunda-feira (13/12).
O fogo foi contido por bombeiros de Orlândia, com ajuda de caminhões-pipa de uma usina e da prefeitura.
Há suspeita que o incêndio possa ter sido causado por curto circuito na instalação elétrica. Ninguém ficou ferido e não haverá transferência de pacientes.
Fonte:EPTV.com

Adolescente de 16 anos morre eletrocutado em Camaçari

Um adolescente de 16 anos morreu eletrocutado na manhã deste domingo (12/12), em Camaçari, a 41km de Salvador. Wheiner Silva Souza trocava a posição de uma antena de TV em casa quando tocou, por acidente, em um cabo de rede e levou um choque.
O jovem chegou a ser encaminhado para o Hospital Geral de Camaçari (HGC), onde já chegou sem vida.
O corpo de Wheiner foi encaminhado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues e ainda não há previsão para data do enterro.
Fonte:O Correio o que a Bahia quer saber

Jovem sofre descarga de 11 mil volts e sobrevive

O funcionário da Ampla, Wesley da Silva Beirutt, de 20 anos, foi eletrocutado na tarde de terça-feira 13/12, com uma descarga elétrica de aproximadamente 11 mil volts. Apesar da gravidade do acidente, Wesley foi socorrido com vida e está internado em observação no Hospital das Clínicas, com 50% do corpo atingido pela descarga.
No momento do acidente os funcionários estavam realizando serviço de poda de arvore e troca de peças na rede elétrica na rua Tietê, no bairro de Fátima.

Ele foi socorrido por populares até a chegada da equipe médica do Corpo de Bombeiros comandada pela Capitã Margaret.

Wesley reside no bairro de Araras e estava junto com um colega de trabalho que nada sofreu. Segundo o que foi apurado no local do acidente, os funcionários são responsáveis pela manutenção da linha viva, ou seja, o trabalho é feito sem que a rede seja desligada.

Ao serem levados pelo braço mecânico até as proximidades da rede, ouve um clarão e um barulho que foi ouvido em diversos pontos do bairro o que gerou uma queda rápida de luz nos bairros do Alto, Santa Cecília, Rosário e Barroso. Nesse momento o funcionário recebia uma forte descarga que queimou a parte direita de seu corpo, sendo atingidos principalmente o rosto e o pescoço.
Fonte:Teresópolis Jornal

Curto-circuito provocou incêndio em fábrica, diz empresário

Após o incêndio que destruiu cerca de 70% da fábrica de solda e plástico Alfatec, o proprietário da empresa, Mauro Colombarolli, acompanhou os trabalhos da perícia do Corpo de Bombeiros, na manhã deste sábado, dia 11 de dezembro. Em entrevista, o dono afirmou que o fogo começou após um curto-circuito em uma máquina que produz manta de polietileno, um material plástico de rápida combustão.
O incêndio na fábrica localizada na avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado, zona leste de Manaus, começou por volta das 21h de sexta-feira (10/12). Funcionários relatam que, com o curto-circuito, o fogo tomou o plástico fabricado pela máquina e se propagou rapidamente, atingindo o forro do teto da empresa.
"Temos uma equipe de brigadistas 24 horas, mas as chamas foram tão fortes que nosso grupo não conseguimos conter o incêndio", relata Colombarolli.
Segundo empresário, o Corpo de Bombeiros prepara um laudo mais detalhado sobre o acidente. O resultado deve sair neste domingo.
Devido aos riscos de desabamento, na manhã deste sábado, o dono e demais funcionários foram impedidos de entrar na fábrica. Com isso, Colombarolli diz que ainda é impossível contabilizar o total do prejuízo.

"Mas agora é trabalhar. Trabalhar igual uma formiguinha e recuperar tudo novamente", comentou o empresário.
Fonte:Noticias Amazonas

Eletricista leva choque e morre trocando lâmpada em SP

Um homem ainda não identificado morreu na manhã deste sábado 11/12 após receber um choque elétrico durante a troca de uma lâmpada em um posto de gasolina em Tapiratiba, a 280 km de São Paulo.

O ajudante do eletricista ainda tentou reanimá-lo, mas não conseguiu. Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu à ocorrência, a vítima provavelmente sofreu uma parada cardíaca após receber a descarga.
Fonte:Terra

Ladrão azarado morre eletrocutado ao tentar roubar residência

Ladrão azarado. Assim pôde ser considerado José Francisco da Silva, de 23 anos, mais conhecido como ‘Binha’, que, depois de ter invadido uma residência num bairro da periferia de Arapiraca e agredir o idoso proprietário dela, acabou morrendo eletrocutado.
De acordo com informações do 3º Batalhão da Polícia Militar, o aposentado João dos Santos, de 77 anos, foi surpreendido por agressões na cabeça no momento em que assistia televisão na sala. A vítima teria sido golpeada várias vezes e, quando conseguiu chegar até a porta de casa para pedir socorro, caiu no chão devido as pancadas.
Enquanto a polícia era acionava pelos vizinhos, o suposto bandido teria corrido para o quintal da residência e, ao tentar pular o muro, sofreu um choque elétrico.
O corpo de José Francisco da Silva foi só encontrado na manhã desta sexta-feira (10/12), já que a polícia só pôde entrar no imóvel depois do retorno do proprietário à residência. O aposentado precisou ser socorrido à Unidade de Emergência do Agreste para receber atendimento médico.

A perícia

Após a Polícia Militar comprovar que ‘Binha’ estava em óbito, o Instituto de Criminalista e o Instituto Médico Legal foram acionados para realizar perícia e recolher o corpo. Peritos que fizeram o exame no cadáver teriam confirmado que o acusado morrera devido a um choque elétrico. O corpo dele estava próximo a um galinheiro e ao muro do quintal da casa, onde a cerca elétrica estava instalada.

Segundo a soldado Marlete, a ocorrência foi registrada na Rua Delmiro Gouveia, vairro Teotônio Vilela, zona periférica de Arapiraca.
Fonte:Gazeta Web

Ex-prefeito morre vítima de choque elétrico enquanto limpava telhado

O ex-prefeito de Campo Verde Onescimo Prati, 50 anos, morreu vítima de um choque elétrico na manhã desta sexta-feira (10/12). De acordo com informações de amigos e familiares, o ex-prefeito foi encontrado morto por volta das 10h40, por um de seus funcionários. Ele fazia a limpeza do telhado quando recebeu a descarga elétrica e teve parada cardíaca.
Nascido em Santa Helena (PR), Onescimo Prati chegou a Mato Grosso no início dos anos 80, depois que a propriedade da família foi inundada pelas águas do Lago de Itaipu. Trabalhou como agricultor e pecuarista e em 1988 teve importante papel no processo de emancipação político-administrativa do município, sendo eleito seu primeiro prefeito.
Em 1997, Prati assumiu para o seu segundo mandato. “Ele tinha por Campo Verde e por toda a população, principalmente os da camada mais simples da sociedade, um carinho paternal. Ele amava essa cidade e sua gente”, destaca o jornalista Valmir Faria, que tinha estreita relação com o ex-prefeito e de quem foi assessor de imprensa entre 2001 e 2004.
Em 2000, Prati foi reeleito para mais um mandato à frente da Administração Municipal. Sua trajetória política foi marcada por grandes realizações e importantes obras que beneficiaram a população e fizeram de Campo Verde um dos melhores municípios de Mato Grosso.
“Para ele, Campo Verde era tudo”, observa o vereador Welson Paulo da Silva, que tinha em Prati um de seus melhores amigos. “Durante o tempo em que foi prefeito, ele fez tudo o que pode e até mais para que o município se desenvolvesse. E, além de tudo, era um grande amigo”, reconheceu.
Em 2008, o ex-prefeito disputou as eleições municipais, sendo derrotado por uma diferença de 466. Mesmo fora do poder, Prati continuava sendo respeitado politicamente e nas últimas eleições para governador, teve papel importante na campanha de Silval Barbosa no município.
Fora da política, Prati se dedicava ao ramo imobiliário. Era casada com Yara Alecrim Andrade, que está grávida de 8 meses, e é pai de Onescimo Júnior, fruto de seu primeiro casamento. O velório será no Ginásio de Esporte Joubert Izaias Romancini. A hora do sepultamento ainda não definida.
Fonte:Olhar Direto

Incêndio causado por curto circuito em chuveiro destrói casa em Juiz de Fora

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o dono da propriedade informou que as chamas começaram em função de um curto circuito no chuveiro da casa. O fogo se alastrou rapidamente e destruiu toda a residência, que tinha três cômodos.
Apesar dos prejuízos, ninguém se feriu. O incêndio, ocorrido na última quinta-feira 09/12, mobilizou dez militares e foi preciso usar 4 mil litros d’água para apagar as chamas.
Fonte:Portal Click

Agricultora morre eletrocutada em propriedade rural

A agricultora Lucy Krug Machado, 38 anos, morreu após tocar em uma cerca elétrica, enquanto trabalhava na propriedade da família. A fatalidade aconteceu ontem à tarde (08/12) na comunidade de Linha Gleba dos Morros, interior de Manfrinópolis - região de Francisco Beltrão.

Ela foi encontrada por vizinhos e quando os socorristas do Siate chegaram ao local ela já encontrava-se morta.

A cerca elétrica estava ligada numa rede com 220 volts. Peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local e realizaram um levantamento detalhado sobre o acidente. Com informações do Notícias Policiais.
Fonte:Bonde News

Incêndio destrói casa na Sacramenta

Foi muito rápido e pegou todo mundo desprevenido, como todo incêndio. Mais um caso, na manhã de ontem 09/12, por volta das 8h. Segurando a calça para não cair, por falta de botão, Florisvaldo Leite Faria, 57, estava perdido com a situação. Não restou nada. O fogo teve início após um curto-circuito na fiação da lâmpada de sua residência, na passagem Santa Luzia, próximo ao canal da Pirajá, bairro da Sacramenta.
Ele estava sozinho na casa de madeira de dois cômodos e viu quando o fogo teve início. “Começou a faiscar e entrou em curto-circuito, aí eu corri para falar pra meus familiares, foi quando todo mundo aglomerou e começou a jogar água, foi a própria vizinhança que ajudou a apagar o fogo”.
A sorte é que a vizinhança agiu rápido e o incêndio não chegou a atingir o restante das casas, pois ele mora no quintal da residência da mãe, onde ficam aglomerados outros cômodos.
Os amigos e familiares se comoveram com a situação de seu Florisvaldo e encheram vários baldes com água para apagar o fogo e, quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, a situação já estava controlada. “A sorte é que não pegou na casa da minha sobrinha, mas foi muita sorte mesmo”, agradeceu Florisvaldo.
As roupas, os documentos e o pouco que tinha de móveis foi perdido. Mas, para Florisvaldo, o mais importante é recuperar a casa, que foi um abrigo que recebeu da mãe. “A roupa a gente consegue depois, a moradia é o mais importante, porque eu não tenho condições de fazer uma casa nova, isso aqui eu consegui com minha mãe”.
Florisvaldo mora com a esposa e o sobrinho, mas no momento do incêndio ele estava só.
Fonte: Diário do Pará

Incêndio atinge loja de móveis em Pelotas

Um incêndio atingiu uma loja de móveis usados localizada na Avenida Duque de Caxias, no bairro Fragata, em Pelotas, no final da noite desta quinta-feira 09/12. Três viaturas dos bombeiros precisaram ser chamadas. Metade da loja foi consumida pelas chamas, que começaram no telhado, mas ninguém ficou ferido. Segundo os bombeiros, a causa mais provável do incêndio é um curto circuito.
Fonte:Zero Hora

Energia elétrica é restabelecida em dez bairros da capital

O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em diversos bairros da capital alagoana. De acordo com a Eletrobras Distribuição Alagoas pelo menos dez bairros tiveram a energia interrompida após mais de uma hora as escuras(09/12).
A falta de energia afetou a Cambona, Bebedouro, Chã da Jaqueira e parte dos bairros do Farol, Centro, Poço, Jaraguá, Canaã, Ouro Preto e Murilópolis. Segundo aPrimeira Edição
Semáforos ficaram apagados por mais de uma hora
Eletrobras o problema foi causado por um curto circuito em um equipamento, que permite identificar anormalidades nas linhas de transmissão e, em caso necessário atuar, para proteger o sistema.
Através de uma nota emitida à imprensa, a Distribuidora pede desculpas à população pelos transtornos causados com a interrupção do sistema e se coloca a disposição para outros esclarecimentos.
Fonte:Primeira edição

Curto-circuito deixa 11 bairros sem água em Curitiba

Um curto-circuito culminou com o desligamento da Estação de Tratamento de Água do Passaúna, na região de Curitiba, até por volta das 9h da manhã de ontem(09/12).
A pane elétrica aconteceu na madrugada de ontem e, em decorrência disso, 11 bairros da cidade ficaram sem água. Ainda ontem a Sanepar consertou os estragos e o abastecimento foi normalizado.
Os bairros afetados (Santo Inácio, Santa Felicidade, São João, Lamenha Pequena, Augusta, Campo Comprido, Mossunguê, Riviera, São Bráz, Orleans, Cascatinha, Tatuquara e Bigorrilho) possuem população de cerca de 100 mil moradores, porém, como explicou o gerente da Sanepar para Curitiba e região metropolitana, Antônio Carlos Gerardi, as pessoas que possuem caixa de água ou outro sistema emergencial não ficaram sem abastecimento.
Segundo Gerardi, foi um acidente corriqueiro, mas que por ter acontecido em uma estação grande afetou muita gente. "Temos duas funções na estação: o tratamento e o bombeamento. Com o curto-circuito as duas pararam, tudo paralisou", explicou.
Assim que houve o curto-circuito, equipes da Sanepar e da Copel foram até a estação para resolver o problema. A Sanepar não teve que interromper o abastecimento de imediato, pois o bombeamento continuou com a reserva até que o problema foi solucionado.
Fonte: Parana Online

Jovem morre eletrocutado ao tentar furtar fios de energia

Valdor Marias, de 25 anos, é a vítima fatal da descarga provocada por um cabo de rede que fica as margens da RSC-453, próximo ao Arroio Castelhano, em Venâncio Aires. Marias foi encontrado por populares por volta das 18h30 de ontem, 7/12, caído com o cabo de força preso em um dos braços. O Corpo de Bombeiros foi acionado e, quando a equipe chegou ao local teve que esperar pelo desligamento da rede. Após o término dos trabalhos da AES Sul, o corpo, que ficou carbonizado, foi retirado e encaminhado ao necrotério.

O cabo de força responsável pela descarga era de uma antiga rede que levava a uma Olaria, hoje desativada. A versão de populares dá conta que Marias furtava os fios no local. A mãe da vítima, moradora de Linha Travessa, onde ele também residia, declarou que ele iria ao centro vender as latas de alumínio que recolhia.

O delegado Felipe Cano solicitou para essa quarta-feira a presença de técnicos da AES Sul para esclarecer o funcionamento da rede no local. A descarga sofrida pelo jovem foi de 7,5 mil volts.
Fonte:Gaz

Manutenção em máquinas energizadas gera adicional por periculosidade

De acordo com o Decreto 93.412/1986, o trabalho em condições perigosas dá ao empregado direito ao adicional por periculosidade, independentemente do ramo de atividade do empregador. Com base nesse fundamento, a 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso em que a Philip Morris Brasil S. A. tentava se livrar de pagar o adicional a um empregado que mantinha contato com eletricidade em suas atividades.

Dentre as tarefas que ele desempenhava, constava a manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos, tais como as de fabricação de cigarros e embalagens energizadas, à tensão de 400V e corrente de 16 a 50 amperes. Além disso, ainda que eventualmente, ele tinha que entrar na subestação rebaixadora, integrante do sistema elétrico de potência. Ao final de uma avaliação técnica, o perito considerou perigoso o trabalho do empregado, “com o risco de choque elétrico com fibrilação cardíaca”. A par de tudo isso, o Tribunal Regional do Trablaho da 9ª Região impôs a condenação à empresa.

O TRT destacou que a própria Philip Morris confirmou a morte de um empregado. Ele morreu ao tocar parte energizada de uma daquelas máquinas. No entanto, a empresa recorreu da condenação. Alegou que as atividades do empregado eram feitas no sistema elétrico de consumo e não de potência, o que não gerava direito ao adicional por periculosidade.

Ao examinar o recurso empresarial na 2ª Turma, o ministro Caputo Bastos, relator do caso, avaliou que não havia reforma a ser feita na decisão regional, uma vez que a jurisprudência do TST já assegurou o direito ao referido adicional aos trabalhadores que não ativam em sistema elétrico de potência, “desde que a atividade seja exercida com equipamentos e instalações elétricas similares, que ofereçam risco equivalente, ainda que em unidade consumidora de energia elétrica”.

O adicional foi concedido com base nos artigos 1º da Lei 7.369/85 e 2º, parágrafo 2º, do Decreto 93.412/86 e Orientação Jurisprudencial 324 da SBDI-1 do TST. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.
Fonte:Conjur

Choque da rede elétrica mata dois irmãos em Guarulhos

SÃO PAULO -(07/12) Dois irmãos, de 45 e 38 anos, morreram após receber uma descarga elétrica em Guarulhos, na Grande São Paulo. Os dois estavam pintando uma casa. Um dos irmãos encostou na rede elétrica e tomou o choque. O outro tentou ajudá-lo e também foi atingido.
Fonte:Extra Online

Menino de seis anos morre eletrocutado em Manguinhos

Um menino de aproximadamente seis anos morreu eletrocutado na noite do último domingo (5/12) em um conjunto habitacional do bairro de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro.

Segundo testemunhas, em consequências das fortes chuvas, uma caixa com fios elétricos caiu e provocou um choque no garoto.

Ele ainda foi levado para o hospital Souza Aguiar, no centro, mas não resistiu e morreu.
Fonte:R7

Caminhão arrebenta fiação elétrica e pega fogo na Ilha do Fundão, no Rio

Um curto-circuito na fiação elétrica na saída da Ilha do Fundão, no Rio, causou um incêndio num caminhão, na manhã desta segunda-feira (6/12). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao passar pelo local, a carroceria do caminhão esbarrou e arrebentou os fios, que caíram em cima do veículo. As faíscas atingiram a mercadoria que pegou fogo.

Segundo os bombeiros, não houve feridos no acidente e as chamas já foram controladas. Eles não informaram que tipo de mercadoria estava sendo transportada.

Policiais do 17º BPM (Ilha do Governador) foram ao local.
Fonte:G1

Curto-circuito em ventilador causa morte de bebê

Uma criança de 10 meses morreu queimada neste domingo (5/12) na Fonte da Bica, em Fazenda Grande do Retiro. A menina Laura Gomes Martins de Souza estava dormindo, quando a casa onde morava pegou fogo.
De acordo com os moradores, um ventilador deu curto-circuito e caiu em cima do colchão onde a criança dormia, dando início as chamas. Os pais, Sérgio Martins de Souza e Camila Pacheco Gomes, tentaram salvar a filha, porém não conseguiram, devido à intensidade das chamas.
Segundo a população do local, os bombeiros demoraram para chegar, e os moradores tiveram que ajudar a apagar o fogo. Os pais da menina foram internados no HGE (Hospital Geral do Estado), devido às queimaduras obtidas, quando tentaram salvar a criança.
Fonte:ATarde Online

Matosinhos: prédio evacuado devido a explosão em garagem

Um prédio de São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, foi evacuado esta noite(04/12)depois de uma explosão na garagem que não provocou vítimas, disse à Lusa fonte dos bombeiros voluntários locais.

A mesma fonte informou que o alarme foi dado às 20:35 e foram para o local 39 bombeiros e 11 viaturas.

Na origem das chamas poderá estar um curto-circuito. A evacuação do edifício foi feita por «precaução», já que os danos foram apenas na parte da garagem do prédio, acrescentou a mesma fonte.

Os bombeiros começaram a regressar ao quartel pelas 22:45.
Fonte:TVi24

Incêndio destrói parte da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Neópolis

O segundo pavimento do prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Neópolis foi totalmente destruído após um incêndio que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 3/12. De acordo com o coordenador do Sintese da Região do Baixo São Francisco, professor Alberto dos Santos, a suspeita é que o incêndio tenha sido provocado por um curto circuito. “Tivemos um black out de alguns segundos e logo depois que retornou a energia iniciou o incêndio. Esta é uma hipótese que a população levantou, nada oficial”, comenta.

O professor que também é morador da cidade informa que apesar de no momento do incêndio ter pessoas trabalhando no prédio, ninguém saiu ferido. Como não existe uma sede do Corpo de Bombeiros no município, o fogo foi apagado por um carro-pipa que demorou aproximadamente 30 minutos para chegar ao local. “O carro dos bombeiros veio da cidade de Penedo (AL) e só chegou aqui depois do fogo ter sido apagado. Antes do carro-pipa chegar a população tentou com extintor e mangueira, mas já havia se alastrado muito”, explica.

O professor aproveita o ensejo para solicitar dos órgãos governamentais que olhe pela Região do Baixo São Francisco, - onde não existe uma sede do Corpo dos Bombeiros. Os bombeiros de Penedo informaram que não poderiam fazer uma avaliação técnica para descobrir o motivo do início do incêndio e ainda aguardavam a equipe de Sergipe. “Pedimos que as autoridades que tomem providência”, pede.
Fonte:Infonet

Fábrica de velas tem perda total com incêndio

Ontem foi dia de tentar contabilizar os prejuízos gerados com o incêndio ocorrido na última quarta-feira, que destruiu a fábrica de velas Cigana, localizada na passagem Az de Ouro, no bairro Levilândia, em Ananindeua. Durante a manhã, os funcionários tentavam retirar os restos de mercadoria que ainda estavam no local.
O proprietário da fábrica, Antônio Melo, afirma que os prejuízos são incalculáveis no momento. “Para ter uma ideia, cada uma das trinta máquinas custa mais de 23 mil reais”, diz. Além de todas as máquinas terem sido queimadas, um carregamento de parafina - que havia chegado no dia do incêndio – foi todo perdido.

“Tínhamos um estoque grande de material e não temos onde colocar o novo carregamento”, lamenta o proprietário. Assim como a local onde as velas eram fabricadas, o escritório de contabilidade da empresa também foi consumido pelo fogo. O incêndio também atingiu um carro que estava dentro da sede da empresa. No local não sobrou quase nada, apenas as máquinas e alguns pedaços dos ferros que faziam a sustentação do telhado.
Antônio acredita que um curto-circuito pode ter sido o responsável pelo incêndio. “Desde domingo estava tendo picos de energia e terça-feira teve um curto-circuito no poste. Acho que pode ter sido isso, porque sempre verificamos tudo para não deixar nada ligado”, afirma.
A partir de agora, o proprietário diz que vai retomar a empresa. “Vou recomeçar, afinal, são 43 pessoas trabalhando aqui”.

INCÊNDIO

O fogo começou na fábrica pouco tempo após os funcionários e proprietários terem saído do local, por volta das 21h da última quarta-feira (1/12). Algumas horas depois, os bombeiros conseguiram apagar o incêndio. Ontem, novos focos reacenderam no local, mas também foram controlados pelos bombeiros.
A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que a perícia que vai revelar as causas do incêndio começaria ontem. O resultado deve sair entre 15 e 30 dias.
Fonte:Diário do Pará

Raio causa curto-circuito e provoca incêndio em Araquari

A queda de um raio provocou um incêndio que destruiu uma casa em Araquari. O incêndio começou por volta das 11 horas desta quinta-feira(02/12), depois que um raio causou um curto-circuito na casa de madeira, na rua Maringá, na região da Barra do Itapocu.

Os bombeiros de Araquari foram acionados e receberam o apoio do caminhão da guarnição dos bombeiros de Barra do Sul. Ninguém ficou ferido.
Fonte:Diario Catarinense

Curto-circuito assusta fiéis

Um curto-circuito em um lustre assustou os fiéis da Igreja da Matriz na noite de ontem (30/11), no centro de Angra dos Reis. Após um problema na fiação, houve um princípio de incêndio dentro da igreja. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo, que logo foi controlado.
A novena de Nossa Senhora da Conceição, que estava sendo realizada, teve que ser interrompida por alguns instantes. Apesar do susto, ninguém se feriu. Logo após o incidente, os fiéis transferiram a atividade religiosa para a praça em frente à igreja.
Fonte:Diário do Vale

Choque em rede de alta tensão deixa um morto e um ferido na Grande BH

Um homem de 55 anos foi eletrocutado em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (2/12) após ter contato com uma rede de alta tensão. O Corpo de Bombeiros não soube informar as circunstâncias do acidente. Ainda de acordo com os bombeiros, outra pessoa ficou ferida e foi encaminhada para a Policlínica de São Joaquim de Bicas, onde está internado.

A assessoria do hospital não informou o estado de saúde da vítima.

O corpo do homem de 55 anos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
Fonte:G1

Menina morre eletrocutada em SP ao tentar resgatar pipa

Gabriela de Jesus Santiago, 12 anos, morreu no final da tarde de quarta-feira(01/12) após receber uma descarga elétrica na rua desembargador Amaral Vieira, Aricanduva, zona leste de São Paulo.

De acordo com a Polícia Militar, ao chegar no local, a criança já estava morta. Ela teria tentado resgatar uma pipa presa na rede elétrica, e utilizava uma barra de metal quando levou um choque.

O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML). A ocorrência foi registrada no 41º Distrito Policial (Vila Rica).
Fonte:Terra

Incêndio destrói prédio da Prefeitura de Passo Fundo (RS)

Um incêndio destruiu um prédio usado como almoxarifado da Prefeitura de Passo Fundo, cidade a 289 km de Porto Alegre (RS), junto ao centro administrativo municipal, localizado na Vila Petrópolis. As chamas atingiram o edifício na noite da quarta-feira (1°). Do Correio do Povo.

O fogo começou por volta das 22h10 e destruiu totalmente o pavilhão de um pavimento, que servia de depósito para a Secretaria de Educação e para o setor de patrimônio da prefeitura.

Vigias que trabalhavam no pátio do centro administrativo notaram fumaça e chamaram o Corpo de Bombeiros. Porém, devido à grande quantidade de material inflamável - como papéis, cera para assoalho, tinta e material de informática -, o pavilhão foi totalmente destruído.

Moradores de um prédio de cinco andares ao lado foram retirados do local. Ninguém ficou ferido. O fogo foi controlado depois de duas horas, mas o trabalho de rescaldo se estendeu durante a madrugada.

Os bombeiros não identificaram as causas do incêndio. A equipe acredita que o acidente tenha sido provocado por um curto circuito, pois o prédio era bastante antigo. O prefeito Airton Dipp esteve no local e disse que ainda não era possível fazer uma avaliação dos prejuízos. Segundo ele, é preciso esperar pelos resultados da perícia para apurar as causas do incêndio.
Fonte:R7