Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de março de 2010

Chuva mata e provoca ‘apagão’ de mais de 24h na região

Os ventos de até 89 quilômetros por hora e o temporal, na noite de domingo (14/03), voltaram a castigar municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Bairros de São Gonçalo e Niterói ficaram às escuras e, até o início da noite de segunda-feira (15), a energia elétrica ainda não havia sido restabelecida em alguns pontos. No Zumbi, em São Gonçalo, um homem morreu eletrocutado, após o rompimento de um cabo de energia elétrica.
Morador da Rua Sena Borges, no Zumbi, o comerciário Fábio Lourenço do Nascimento, de 20 anos, saiu de casa, na noite de domingo (14/03), e quando retornava esbarrou em um fio de alta tensão que havia se rompido com a queda de uma árvore. Seu corpo só foi encontrado, na manhã de segunda-feira (15) , por vizinhos.
Moradores acreditam que a iluminação precária na região impediu o comerciário de ver o fio partido.
“A vegetação já tomou conta da fiação. Toda vez que chove ficamos sem luz porque as árvores tombam em cima da rede elétrica. Sempre ligamos para reclamar, mas vira um jogo de empurra entre a Prefeitura e a Ampla. Pagamos as contas de luz em dia e ninguém faz nada pela gente, estamos abandonados. É necessário acontecer uma tragédia para ser tomada uma providência?”, desabafou, indignado, o morador João Guimarães.
Fonte:O São Gonçalo Online

Curto-circuito provoca incêndio no Harmony

Um curto-circuito em uma TV de plasma, dentro de uma clínica de oftalmologia, no edifício Harmony, localizado na rua Joaquim Manoel, em Petrópolis, por volta das 14 horas de ontem (16/03)causou desespero nas pessoas que estavam dentro do prédio. O princípio de incêndio, na sala 108 do primeiro andar foi contido com extintores. Duas viaturas, além do resgate do Corpo de Bombeiros foram acionadas. Funcionários da Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) controlavam o trânsito que permaneceu lento em uma das principais vias da cidade. Populares se aglomeravam nas calçadas do edifício Harmony e do Hospital Médico Cirúrgico. Os soldados do Corpo de Bombeiros evacuaram o prédio até que fosse descartada a possibilidade de explosão ou proliferação do incêndio causado pelo curto-circuito no eletroeletrônico.

O engenheiro eletricista e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Augusto César Fialho Wanderley disse que, pela primeira vez, ouviu falar em curto-circuito em TV de Plasma. “É necessário observar a ligação da tomada. Normalmente, um aquecimento na conexão de condutores mal dimensionados pode provocar um curto”.
O professor explicou que todo equipamento requer cuidado, no uso, manutenção e na área de ventilação. Segundo Augusto, geralmente, as pessoas não leem o manual. “É uma questão cultural”.
Augusto lembra que é de grande valia a leitura das instruções para uso do eletroeletrônico. “Não sei o que ocorreu no edifício. Estou me referindo de forma geral”.
Fonte:Tribuna do Norte

Incêndio mata aposentado em Ribeirão Preto

Um aposentado morreu durante um incêndio na noite deste domingo(14/03), em uma casa no bairro Campos Elíseos, em Ribeirão Preto.
A vítima, Joel Selenguini, de 64 anos, era portador de necessidades especiais e morreu antes mesmo de ser socorrido.
As informações são de que o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito, já que a vizinha de Selenguini chamou os bombeiros após ouvir um barulho na rede elétrica. O caso será investigado.
Fonte:Ribeirão Preto Online

Incêndio destrói equipamento de hotel pronto a inaugurar

Um incêndio, provocado por um curto-circuito, destruiu (15/03), no Huambo, diversos meios que serviriam para equipar um hotel, em fase de acabamento. O empreendimento, localizado na Rua Padre Costa, na zona da Estufa, parte alta da cidade, tinha inauguração marcada para a segunda quinzena do mês em curso. O incêndio não causou danos humanos.
Segundo o comandante provincial dos bombeiros do Huambo, João Ricardo, na sala em que aconteceu o incêndio havia o disjuntor de comutação de energia e dois aparelhos de ar condicionado, que explodiram, provocando o curto-circuito.
No local havia, igualmente, materiais inflamáveis como colchões, cadeiras, cobertores, cortinas, entre outros artigos, que deveriam servir para equipar o hotel.
Os danos causados pelo incêndio não foram revelados.Por outro lado, o comandante dos bombeiros no Huambo apelou a população no sentido de colocar extintores nas casas e empresas, para que possam prevenir estes incidentes.
“As empresas, principalmente, devem estar protegidas com extintores, tanto manuais como automáticos”, disse. Apelou, de igual modo, que seja evitado o manuseamento de meios que podem provocar incêndio, como os cabos eléctricos e geradores.
Fonte: Jornal de Angola

Homem morre eletrocutado durante temporal no Rio

Um homem, ainda não identificado, morreu eletrocutado na rua Sena Borges, bairro Zumbi, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, durante o forte temporal deste domingo (14/03).
Segundo policiais do Batalhão de São Gonçalo, o corpo permanecia no local até as 6h30 desta segunda-feira (15). Os PMs esperavam a chegada de técnicos da Ampla (concessionária de distribuição de energia) para que a rede elétrica fosse desligada e o corpo removido.
Fonte: R7 Noticias

Princípio de Incêndio no Norte Shopping

Rio - Um princípio de incêndio no Norte Shopping, na Zona Norte do Rio, foi debelado pela brigada de incêndio do estabelecimento, esta tarde(14/03). Os Grupamentos do Corpo de Bombeiros do Méier e de Benfica foram acionados, mas quando chegaram ao estabelecimento a situação já havia sido controlada.
Não há registro de feridos e nem de tumulto. De acordo com os bombeiros, o fogo foi causado por um curto circuito no sistema de ar-condicionado central do centro comercial. A assessoria de imprensa do shopping, no entanto, não confirmou a informação e garantiu que o fogo teria atingido somente o telhado, sem afetar as instalações internas.
Fonte:G1

galpão pega fogo após chuva com raios em SC

Um galpão pegou fogo na cidade de Piçarras, no litoral de Santa Catarina, na noite deste sábado(13/03). A estrutura foi completamente destruída pela chama, segundo o 4º Pelotão dos Bombeiros Militares, que atendeu a ocorrência.
Corporação de Barra Velha aguarda perícia para determinar a causa do incêndio, mas trabalha com as hipóteses de curto circuito e queda de raios. Segundo a moradora de Joinville Nayara Alves, que estava no local, o fogo começou logo após um raio cair nas proximidades, às 23h30.
Os Bombeiros se dirigiram à rua Manoel Ferreira por volta das 0h30, no Bairro Areia Branca, mas não foi possível salvar a construção de cerca de 130m² nem o equipamento de pesca existente em seu interior. Segundo o registro, havia geladeira, freezers e uma embarcação, com motor, no local.
Fonte:Terra

Homem morre eletrocutado em fios de alta tensão no Largo do Retiro

Um homem não identificado de cor parda aparentando ter 23 anos morreu eletrocutado por volta das 03h da madrugada deste domingo (14/03), enganchado em fios de alta tensão no Largo do Retiro, próximo a empresa da Coca Cola.
De acordo com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), um carro da Coelba foi inspecionar problemas na rede elétrica e achou o corpo. A suspeita é de que a vítima estava tentando roubar a fiação e acabou morrendo eletrocutado.
Fonte:Correio

Hospital estadual Albert Schweitzer sofre dois apagões em menos cinco horas neste sábado

RIO - Um princípio de incêndio, à tarde, e a chuva que castigou o Rio durante a noite deixaram o Hospital estadual Albert Schweitzer, em Realengo, sem luz em duas ocasiões neste sábado(13/03). De acordo com a Light, neste momento o fornecimento está normalizado e, segundo a Secretaria estadual de Saúde, as quedas de energia não chegaram a causar maiores danos aos pacientes.
Por volta das 14h, um curto-circuito no cabo do gerador provocou o princípio de incêndio e a queda da força. O hospital ficou sem luz até às 17h30m, de acordo com a secretaria. Mais tarde, às 19h, uma nova queda de energia prejudicou o atendimento. O segundo apagão teria sido causado pela chuva, que deixou parte do bairro de Realengo às escuras. Não há informação sobre o horário exato em que a luz voltou.
A secretaria informou que ainda não é possível prever se será necessário transferir pacientes para outras uinidades. Por precaução, ambulâncias estão de prontidão em frente ao hospital.
Fonte:G1

Homem morre enquanto lavava caminhões em revendedora de Curitiba

Um homem de 23 anos morreu, nesta sexta-feira (12/03), enquanto lavava caminhões nas dependências da empresa Divesa Distribuidora de Veículos, sediada no Trevo do Atuba, em Curitiba. De acordo com a Polícia Militar (PM), o rapaz teria morrido após levar um choque elétrico, enquanto fazia a limpeza em um dos veículos.
Segundo o advogado da empresa, Marcelo Munhoz, a vítima era funcionário da Karxine Produtos e Serviços Automotivos Limitada, empresa terceirizada que presta serviços à Divesa. Segundo ele, o rapaz teve um mal súbito enquanto trabalhava e, apesar de ter sido socorrido imediatamente, acabou morrendo. O advogado acrescentou que ainda não é possível afirmar que a fatalidade tenha sido causada por um choque e ressaltou que apenas após a necrópsia será possível afirmar qual foi a causa da morte. A reportagem não conseguiu entrar em contato com representantes da Karxine.
De acordo com a PM, às 15h03, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer a vítima, mas quando a equipe chegou ao local da ocorrência o funcionário já havia entrado em óbito. De acordo com a PM, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.
Fonte:Gazeta do Povo

Curto-circuito na Escola Tancredo Neves deixa mais de mil estudantes sem aula

Em razão da queima de um disjuntor de energia elétrica na noite de terça-feira (9/3), alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves, no conjunto Tuiuti, ficarão sem aulas por prazo indefinido. Uma reunião entre a diretoria do colégio e o conselho escolar deve ocorrer no início da semana que vem, mas não há indícios de que a rotina seja retomada antes da quarta-feira.
Na tarde desta quinta-feira, alunos e pais foram até a escola no horário normal, na esperança de que os portões estivessem abertos – mas voltaram para casa desolados. Luana da Silva Barbosa, 14, era um deles. “O diretor falou que teria aula. Só descobri que não quando cheguei aqui”, diz ela. Edilene de Fátima Araujo, mãe de um casal de alunos, está inconformada com a suspensão das aulas. Segundo Edilene, apenas ela e uma funcionária da escola votaram pela continuidade das aulas na reunião entre pais e a diretoria, na quarta-feira.
Na ocasião, os pais foram comunicados que há três anos a escola solicitou reparos na estrutura do prédio, pedido que não foi atendido. “As salas de aula também estão em condições precárias. Não concordo com a paralisação das aulas. O Estado tem obrigação de conseguir um local para os alunos estudarem”, diz Edilene.
Vera Lúcia Baroni, assistente do Núcleo Regional de Educação, explicou que o núcleo entrou em contato com a Copel na quarta-feira e que o conserto deveria começar hoje. Segundo ela, as aulas foram suspensas porque a empresa de energia elétrica estava encontrando dificuldades para detectar o problema. Segundo a assistente, o colégio é prioritário entre os 37 do núcleo regional que deverão passar por reformas neste ano.
Fonte:O Diario do Norte do Paraná

Barreiro: incêndio no Mercado 25 de Abril

Um curto-circuito causou esta quinta-feira(11/03) um incêndio no Mercado 25 de Abril, no Barreiro, provocando danos em algumas placas no telhado, na estrutura elétrica e numa bancada de fruta, escreve a Lusa.
«Aparentemente foi um incêndio causado por aparelhos eléctricos, uma balança electrónica e um aquecedor, que existiam numa bancada de fruta. O incêndio provocou danos em algumas placas do telhado e também numa parte eléctrica do mercado, mas na sexta-feira já vai reabrir ao público», disse à Lusa Santa Clara Gomes, vereador da Câmara do Barreiro.
O autarca referiu que durante o dia de hoje decorreram alguns trabalhos de limpeza e recuperação do mercado, apesar da estrutura não ter sido muito afectada.
«A bancada ficou afectada e também os produtos, mas na sexta-feira vai reabrir. Não houve assim danos em especial. Como é normal, a Policia Judiciária esteve no local», acrescentou.
Fonte dos bombeiros Sul e Sueste, do Barreiro, referiu que o alarme de incêndio foi dado pelas 5:12 e que a ocorrência foi resolvida em cerca de uma hora. No local estiveram três viaturas e nove bombeiros do Barreiro.
Fonte:IOL Diario

Curto-circuito em ar-condicionado causou incêndio no Palácio Laranjeiras

assessoria do Governo do Estado informou que o incêndio no Palácio Laranjeiras - residência oficial do governador do estado - foi causado por um curto-circuito num aparelho de ar-condicionado numa sala no segundo andar do prédio(11/03).
Não houve vítimas, pois a sala estava vazia. Segundo a assessoria do Governo, como não havia mobiliário na sala, também não houve danos materiais. Apenas muita fumaça saiu do aparelho, o que assustou os moradores do Parque Guinle.
Bombeiros dos quartéis do Catete e do Humaitá foram chamados para combater o incêndio.
Fonte: G1

Princípio de incêndio suspende aulas na Fundação Bradesco

MANAUS - Um princípio de incêndio nas dependências da Fundação Bradesco, localizada no bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste de Manaus destruiu parte do depósito do laboratório de informática, no início da manhã desta quarta-feira (10/03). Não houve vítimas, mas as aulas foram temporariamente suspensas para cerca de 1.150 alunos da instituição.
Segundo o diretor da fundação, professor Carlos Zacarias, o incêndio começou por volta das 5h30, causado por um curto-circuito na rede elétrica do laboratório. O diretor explicou que os prejuízos se resumem a papéis e algumas máquinas (computadores). No entanto, de acordo com Carlos, as aulas foram suspensas hoje para que seja verificado todo o sistema elétrico do local, que ainda apresenta forte cheiro de fumaça. A precaução seria para resguardar a integridade dos alunos e funcionários da Fundação, e também para evitar futuros problemas mais graves.
- Foi apenas um susto causado por um curto-circuito. A fumaça preta nos fez pensar que seria algo mais grave. A comunidade escolar deve ficar tranqüila que a partir de amanhã as aulas serão retomadas normalmente. Graças ao Corpo de Bombeiros não houve prejuízos maiores - disse.
De acordo com o capitão Muniz, que atendeu a ocorrência, o serviço de emergência da corporação foi acionado pelo vigilante que trabalha na Fundação e em cinco minutos uma viatura já estava no local. Ele explicou que uma janela precisou ser arrombada para que os bombeiros tivessem acesso ao local do incêndio.
- Entramos na sala e vimos um ambiente propício a queima instantânea. Apagamos o fogo, abrimos os acessos ao laboratório para facilitar a ventilação. O perigo do fogo se propagar era grande e o material atingido é perigoso porque provoca uma fumaça tóxica, mas graças a um bom trabalho conseguimos evitar maiores danos – explicou.
Fonte:Portal da Amazonia

Eletricista morre em acidente durante manutenção em um dos transformadores de Cariacica

Após efetuar procedimentos para efetuar manutenção em um tranformador no bairro Santa Bárbara, (08/03)em Cariacica (ES), um funcionário da Escelsa recebeu uma descarga de alta voltagem e morreu eletrocutado. O corpo dele ficou conectado ao cinto de segurança e dependurado curvado de costas e cabeça para baixo.
O parceiro de trabalho desesperado juntamente com moradores do bairro, tentaram prestar socorro e soltá-lo, mas foi aconselhado pelo SAMU/192 por telefone a não fazerem o procedimento.
Quase uma hora depois do acidente, o Corpo de Bombeiros chegou. O funcionário foi retirado de onde estava pendurado e os médicos do 192 tentaram socorro, mas ele já estava sem vida.
Fonte: Gazeta

Incêndio atinge prédio da Faculdade Cândido Mendes, em Ipanema

RIO - Um incêndio atingiu o prédio da Faculdade Cândido Mendes, na Rua Joana Angélica, em Ipanema, nesta terça-feira(09/03). De acordo com os bombeiros, o fogo começou por volta das 22h15m numa sala de aula, que estava vazia, no terceiro andar do imóvel, localizado na Rua Joana Angélica. Ninguém se feriu.
Alunos que estavam tendo aulas em outras salas, inclusive no terceiro andar, sentiram forte cheiro de fumaça e ouviram estalos provocados pelas faíscas. Todos abandonaram o edifício. Atores e outras pessoas que assistiam a um espetáculo no teatro da faculdade, localizado no térreo, também deixaram o local.
Uma espessa fumaça negra assustou alunos e funcionários. Dois carros dos bombeiros de Copacabana, além de um veículo da Polícia Civil e outro da Polícia Militar foram para o local. De acordo com as primeiras informações, um curto-circuito teria originado o incêndio, que destruiu mesas e cadeiras da sala atingida, mas não chegou a se alastrar por outros ambientes da faculdade.
Fonte:O Globo

Incêndio causado por curto-circuito em poste danifica galpão

Um incêndio destruiu um galpão na madrugada desta terça-feira (09/03) no bairro de Santo Amaro, no Recife. O fogo teria sido provocado por um curto-circuito em um poste próximo ao local. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio por volta das 2h da manhã. Ninguém ficou ferido.
O fogo assustou muitos moradores, visto que o depósito guarda produtos inflamáveis, além de alimentos, e fica próximo a um posto de gasolina.
Um depósito da RM Express, vizinho ao estabelecimento atingido, foi atingido, mas não sofreu grandes danos.
Fonte: O Globo

Incêndio atinge depósito em Santo Amaro

Um incêndio atingiu o depósito da Recife Mercantil Express, no início da madrugada desta terça-feira (09/03), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Segundo testemunhas, o fogo começou após um curto-circuito em um poste próximo ao galpão e se alastrou rapidamente. Várias viaturas do Corpo de Bombeiros se dirigiram até o depósito para combater as chamas. Por volta de 1h30 o incêndio foi controlado.
O incidente assutou muitos moradores da região, uma vez que o depósito guarda produtos inflamáveis, além de alimentos, e está localizado nas proximidades de um posto de gasolina. "O fogo começou praticamente no meu quintal. Quando vi a gravidade da situação corri para chamar os bombeiros. Foi um desespero muito grande. As pessoas ficaram bastante assustadas e saíram para a rua. Fiquei todo sujo e cheguei a me queimar", contou o morador Rodrigo Araújo.
Com a rápida ação dos bombeiros o fogo pôde ser controlado sem provocar maiores danos à vizinhança. "Já estamos na fase do rescaldo. A população pode ficar tranquila que o trabalho agora já está no final. Quanto às causas, precisaremos aguardar o trabalho da perícia, mesmo a população afirmando que se tratou de um curto. Graças a Deus o trabalho foi bem feito e os prejuízos não foram tão grandes", ponderou o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Jonas.
Fonte:JC Online

Incêndio deixa três feridos na zona leste

Três pessoas ficaram feridas, entre elas duas crianças, durante um incêndio em uma residência na noite de domingo, 07/03. O sinistro ocorreu nº 30 da Rua Marco Polo, no Parque Boturussu, região de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo.
Sete equipes dos bombeiros foram acionadas e controlaram o fogo rapidamente, mas a comerciante Amélia Durvalina Barroso Silva, de 57 anos, sofreu queimaduras nas pernas, braços, rosto e peito. Levada ao pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Alípio Correa Neto, a comerciante continua internada, mas já fora de perigo. Suas duas netas, de 3 e 5 anos, segundo a polícia, sofreram intoxicação e foram encaminhadas para o mesmo hospital.
Foi a menina de 5 anos quem percebeu o fogo no imóvel e começou a gritar pedindo ajuda ao vizinhos. Até as 2 horas desta segunda-feira, 8, a verdadeira causa do incêndio não havia sido esclarecida e será apurada somente pela perícia. Há suspeita de que tenha ocorrido um curto-circuito na rede elétrica da casa.
Fonte:Estadão

Temporal causa transtornos em Salvador

Uma violenta tempestade, com grande volume de água, atingiu Salvador e Região Metropolitana (RMS) no início da noite deste domingo, 07/03. Na capital baiana, a chuva causou alagamento nas principais avenidas e em alguns bairros.
A intensa atividade elétrica aliada às rajadas de vento, também provocou curto-circuito em vários transformadores da rede pública, resultando em apagões na Pituba e Graça, segundo informações da Coelba.
Até às 21h, a Coordenação de Defesa Civil (Codesal) tinha registrado 14 solicitações. Entre elas, 2 ameaças de deslizamento de terras, duas de desabamento parcial de imóveis - em um deles, uma casa perdeu parte do telhado por causa dos ventos - e três árvores caídas, nos bairros do Garcia, Paripe e Brotas. Ninguém ficou ferido.
Fonte:A Tarde Online

Incêndio destrói galpão de lojas em Vitória

VITÓRIA - Um incêndio de grandes proporções atingiu o Mercadão Vila Rica, na Vila Rubim, no Centro de Vitória, no Espírito Santo, na noite deste sábado(06/03).
O fogo teve início por volta das 20h e rapidamente se alastrou, destruindo completamente o galpão, que possui lojas de pescaria, embalagens, condimentos e bebidas. Mas ainda não há informação sobre o total de estabelecimentos afetados.
Ninguém estava no local no início do incêndio e as chamas só foram controladas por volta das 21h45m. Funcionários do mercado foram os primeiros a perceber a fumaça e ficaram desesperados.
O proprietário do galpão, Marcos Vinícius Davariz, estava em Guarapari e voltou às pressas para o local. Ele disse não ter ideia do que pode ter causado o fogo.

- Sempre sou o último a sair do mercado e estava tudo bem quando eu fui embora - contou.
A causa do incêndio ainda é desconhecida, mas a perícia começa neste domingo e a corporação tem dez dias para emitir o laudo conclusivo. Alguns funcionários que ligaram para os bombeiros afirmaram que o atendimento demorou, mas o capitão Anderson Pimenta negou que isso tenha acontecido.

- Foram 17 minutos da primeira ligação no Ciodes até a primeira viatura chegar. É um tempo normal. Primeiro tentamos controlar o fogo, mas foi difícil porque há muitos materiais inflamáveis - explica.

Foram utilizadas três viaturas dos bombeiros, além de cinco carros-pipa da prefeitura, da Arcelor e da Vale. Cerca de 30 bombeiros atuaram no local.

O incêndio que destruiu o galpão de lojas da Vila Rubim produziu bastante fumaça, principalmente com os trabalhos de rescaldo do Corpo de Bombeiros. Em diversos pontos da Grande Vitória era possível avistar essa coluna de fumaça, principalmente da região da Rodoviária de Vitória, Segunda Ponte, Cariacica e também nos bairros no entorno de Paul e São Torquato, em Vila Velha.
Os proprietários dos diversos imóveis comerciais da Vila Rubim, voltados para o comércio popular, não se conformaram em aguardar por informações e foram até a região do incêndio. Na Avenida Elias Miguel, que contorna a região e também dá acesso ao Porto de Vitória, era possível ver diversos carros estacionados ao longo da faixa da esquerda da via. Próximo a eles, pessoas zelavam por botijões de gás que retiraram das lojas próximas ao local atingido pelo fogo.
Curiosos também se amontoavam nas calçadas para acompanhar os trabalhos. A energia elétrica da região teve que ser cortada para que não houvesse risco de curto-circuito com o incêndio no prédio. Ainda por volta de 22h50m ainda era possível ver labaredas no interior do galpão atingido pelo fogo.
Todo o quarteirão do Mercadão Vila Rica foi isolado para evitar incidentes durante os trabalhos de combate às chamas e, posteriormente, o da perícia do Corpo de Bombeiros.
Fonte:O Globo

Trechos da Zona Sul passam parte da madrugada sem luz

Um problema na subestação da Light no Posto 6, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, deixou parte dos bairros de Ipanema, Lagoa e Copacabana sem luz na madrugada deste sábado (06/03). O fornecimento de energia foi interrompido por quase uma hora entre meia-noite e uma da manhã. De acordo com a concessionária, uma linha de proteção de abastecimento médio desarmou, preventivamente, evitando um curto-circuito.
Fonte:G1

Operário morre com choque elétrico em fábrica em Fortaleza

FORTALEZA - Um funcionário de uma fábrica de plástico no bairro Siqueira, em Fortaleza, no Ceará, morreu nesta quinta-feira 04/03 após receber um choque elétrico quando trabalhava.
Segundo testemunhas, Franscisco Adriano, de 28 anos, fazia a manutenção da fiação de uma máquina, quando teria recebido um choque elétrico. Franscico morreu no local.
A polícia vai investigar as condições de trabalho oferecidas pela fábrica para apurar se os proprietários têm alguma responsabilidade na morte do funcionário.
Fonte: O Globo

Adolescente de 15 anos morre eletrocutado em Barreiras

O estudante Luis Felipe dos Santos, 15 anos, morreu eletrocutado na noite desta quinta-feira, 05/03, em Barreiras (a 871 km de Salvador). O acidente aconteceu quando a vítima jogava futebol com colegas em uma quadra de areia no bairro de Barreiras I.
Testemunhas dizem que ele encostou em um poste de energia elétrica e recebeu uma descarga elétrica. Chovia na hora da tragédia e o garoto estava descalço.
Os amigos de Luis conseguiram desligar a rede que leva energia ao poste. Ele caiu no chão e os jovens tentaram reanimá-lo, sem sucesso.
A vítima já chegou sem vida ao Hospital do Oeste. De acordo com familiares, Luis era atleta, gostava de jogar futebol e se preparava para participar de um campeonato. A quadra foi interditada e a Polícia Técnica vai fazer a perícia no local.
Fonte:Atarde online

Menina morreu vítima de choque elétrico em Uruguaiana

Taiane Salgueiro de Souza, 13 anos, morreu vítima de um choque elétrico, em Uruguaiana, froteira oeste do Estado. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente da cidade está investigando o caso. A suspeita é de que o acidente teria ocorrido por volta das 8h de quarta-feira(03/03), no banho, quando a estudante se preparava para ir à escola. A menina foi socorrida e levada para Santa Casa da cidade. Segundo a Polícia Civil, os médicos tentaram reanima-lá, mas, sem sucesso.

O corpo de Taiane será enterrado hoje às 11h, no Cemitério Público Municipal Nossa Senhora de Santana.

Os familiares ainda não foram ouvidos pela investigação. A delegada responsável pelo caso, Ana Pippi, disse que somente após a conclusão do laudo da perícia e dos depoimentos é que se poderá saber o que vitimou a menina.
Fonte:Zero Hora

Adolescente eletrocutado em tentativa de fuga apresenta melhora clínica

O adolescente J.A.S., 17 anos de idade, que deu entrada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no último dia 18 de fevereiro, depois de se eletrocutar durante uma tentativa de fuga da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), apresentou esta semana uma melhora em seu quadro clínico e, na última segunda-feira, 1º de março, foi transferido do isolamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ).

J.A.S. deu entrada na unidade hospitalar e passou por uma cirurgia para reconstrução da pele. No hospital, o paciente realiza curativos em dias alternados. De acordo com a gerente da UTQ, Conceição Seixas, por causa de uma febre alta e permanente, exames estão sendo realizados para investigar se há algum tipo de infecção no adolescente. Por enquanto, não existe previsão de alta hospitalar.
Fonte:Faxaju

Incêndios atingem zona leste e Instituto do Coração em SP

Incêndio causado por um curto-circuito em uma subestação da Eletropaulo deixou parte da zona leste de São Paulo na manhã desta quinta-feira(04/03). Às 9h, bombeiros ainda trabalhavam para combater as chamas, na região da Mooca.
Semáforos deixaram de funcionar na Mooca, Radial Leste e Salim Farah Maluf. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que está monitorando o trânsito nas imediações do incêndio, a rua Havaí está totalmente bloqueada em ambos os sentidos.
De acordo com os bombeiros, não há feridos no local.
Fonte: eband

Incêndio atinge casas na zona norte da Capital

Um incêndio destruiu três casas na Rua do Bosque, bairro Rubem Berta - região na divisa de Porto Alegre com Alvorada. Os bombeiros receberam o chamado de moradores do local por volta da meia noite desta quarta-feira(03/)03). Duas viaturas foram deslocadas em direção ao fogo, que foi controlado perto das 2h.
Três residências foram consumidas pelo fogo e uma ficou parcialmente destruída. Ninguém ficou ferido. O corpo de bombeiros desconfia que a causa do incêndio pode estar relacionada a "gatos" na rede de energia elétrica, que podem ter causado um curto-circuito.
Fonte:ZEROHORA.COM

Falta de energia tumultua o trânsito

Em decorrência de um curto-circuito na rede de transmissão na Rua 7 de Setembro, boa parte da região central de Campo Grande ficou sem abastecimento de energia elétrica no começo da noite de ontem(02/03). O sistema de semáforos entrou em colapso e o trânsito ficou caótico em pleno horário de pico e nem mesmo a intervenção de PMs e "amarelinhos" conseguiu reverter a situação
Fonte:Correio do Estado

Incêndio destrói parte da cobertura de Empresarial no Centro da Capital

Um incêndio tomou conta da cobertura do Empresarial Newton Almeida, localizado na Avenida Almirante Barroso, no Centro de João Pessoa, próximo ao Colégio Lyceu Paraibano no final da tarde desta terça-feira (02/03).
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as chamas foram causadas por curto circuito provocado na tubulação do ar condicionado do empresarial.
Apesar da intensidade da fumaça, o incendio não provocou grande destruição, tendo danificado apenas parte da cobertura do local.
Pelo menos cinco bombeiros estiveram no local e conseguiram conter as chamas. Como medida de segurança, todos os ocupantes do prédio evacuaram a área. Não há registro de feridos.
A grande quantidade de fumaça chamou a atenção dos curiosos e muitas pessoas se aglomeraram na frente ao local.
Fonte:PB Agora

segunda-feira, 22 de março de 2010

Choque elétrico causa morte de bebê

O menino Talison Bruno Lacerda de Moraes, com um ano e três meses de vida, faleceu após sofrer choque em tomada elétrica. O fato ocorreu por volta das 13 horas de ontem 02/03, na rua Francisco Holmer, no bairro Mundo Novo, em Taquara. A criança chegou a ser socorrida por um tio, que o levou inicialmente ao posto de saúde do bairro, onde não havia médico para fazer o atendimento. Em seguida, o menino foi encaminhado ao Hospital Bom Jesus, onde a morte foi constatada. Falando ao programa Painel 1490, na manhã de hoje, a secretária municipal de Saúde disse que a falta de médico não contribuiu para a morte. Segundo Simone do Amaral, nenhum posto médico dispõe de equipamentos adequados ao tipo de atendimento de emergência necessário, sendo recomendado que casos assim devem ser encaminhados direto ao hospital.
Fonte:Panorama

Bombeiros controlam incêndio em prédio em Florianópolis

Corpo de Bombeiros controlou o incêndio no 10º andar de um prédio na avenida Rio Branco, no Centro de Florianópolis. O fogo destruiu uma sala, onde funciona o escritório de uma construtora. Não havia ninguém no local na hora do incêndio.
Um curto-circuito em um computador teria iniciado as chamas. Os bombeiros foram acionados para combater o fogo por volta das 13h. O prédio foi liberado logo após o incêndio ter sido controlado.
Fonte:Diario Catarinense.

Incêndio destrói barraco em favela de Ribeirão

Um incêndio destruiu um barraco da favela do Monte Alegre na noite desta segunda-feira,01/03 em Ribeirão. Não houve feridos, segundo a Polícia Militar.
A PM acredita que um curto-circuito possa ter dado início ao fogo, já que a fiação seria clandestina.
Os próprios moradores apagaram as chamas com água em mangueiras e baldes. O Corpo de Bombeiros fez o rescaldo.
O dono do barraco, Orlando Gomes Vieira, 63 anos, disse que não havia ninguém no local. Ele contou que estava na casa da irmã no momento do incêndio.
Fonte:A Cidade

Incêndio destrói casa em Pinto Bandeira nesta segunda

Uma residência localizada na Linha Rio Branco, em Pinto Bandeira, foi completamente consumida pelas chamas na manhã de segunda-feira, dia 01/03. Por volta das 10h, vizinhos da propriedade teriam percebido o incêndio e acionado o corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves. Ninguém ficou ferido, pois a casa não era habitada e o proprietário utilizava o local apenas aos finais de semana.
Segundo testemunhas, um curto circuito teria ocasionado as chamas. O fogo pode ter começado na fiação elétrica, no canto superior esquerdo da casa. O proprietário, que pediu para não ser identificado, afirmou que possui seguro e que uma perícia deverá apontar a verdadeira causa do sinistro.
Além do fogo ter comprometido a estrutura do imóvel, tudo o que estava em seu interior foi destruído. Entre os bens estavam móveis, geladeiras, dois tratores, pipas de vinho, entre outros itens.
Fonte:Gazeta

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sindicato tenta liberação de alguns funcionários da Reduc

Representantes do Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias (Sindipetro-Caxias) tentam uma reunião com a superintendência da Petrobras para obter a liberação na manhã desta segunda-feira (1º) dos funcionários da área administrativa da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A Reduc está sem energia elétrica desde as 17h30 de domingo (28), quando um incêndio de causas ainda não identificadas danificou as instalações da subestação que alimenta toda a refinaria.
De acordo com o diretor jurídico do Sindipetro-Caxias, Luiz Alberto Silva Ferreira, a saída desses funcionários será pedida por medida de segurança. Como o restaurante da refinaria estaria fechado por falta de luz, os funcionários não teriam como fazer as refeições.
Outras equipes, segundo Ferreira continuam trabalhando para tentar restabelecer o fornecimento de energia. O diretor, que ainda não teve acesso à Reduc, acredita que o incêndio possa ter sido causado por um curto-circuito na principal subestação de energia da Reduc.
“Há algum tempo soubemos que havia problemas de infiltração no telhado da casa de força, da principal subestação de energia da Reduc. Com a chuva, pode ser que tenha caído água sobre um dos painéis de energia e causado um curto-circuito”, calculou o diretor, destacando que todas as atividades da refinaria estão paralisadas.
A Petrobras informou através da assessoria, que não tem como afirmar até o momento se falta energia em todos os prédios da Reduc. A empresa informa ainda que as equipes trabalham para que todas as atividades sejam retomadas ainda nesta segunda-feira (1º).

Incêndio
O fogo foi controlado por técnicos da segurança industrial da própria Reduc. De acordo com informações do Sindipetro-Caxias, não houve vítimas e ainda não se sabe a extensão dos prejuízos.
A Petrobras informou que o corte de luz na refinaria é uma medida de segurança
Fonte:G1

o grande incêndio em Porto Velho

O Corpo de Bombeiros passou toda a madrugada resfriando os prédios que pegaram fogo na noite deste sábado 27/02. Há água suficiente agora para realizar os trabalhos de contenção. A loja de colchões foi interditada pela Defesa Civil e corre risco de desabamento. Somente nesta manhã foi possível ver a dimensão do sinistro. O incêndio teve início por volta das 20h30min e de acordo com relatos de testemunhas, houve curto-circuito no almoxarifado da Prefeitura.
Fonte:Rondoniagora

INCÊNDIO DESTRÓI LOJA DE COLCHÕES E ALMOXARIFADO DA PREFEITURA EM PORTO VELHO

Um incêndio, de grandes proporções(25/02), destruiu completamente uma loja de colchões e o almoxarifado da Secretaria de Saúde e Prefeitura, em Porto Velho, localizadas na avenida D. Pedro II com Joaquim Nabuco. O sinistro foi ocasionado por curto-circuito, de acordo com informações preliminares da Polícia Militar. Centenas de colchões foram incendiados e o incidente causou pânico nas ruas próximas, principalmente devido ao fato de que o Corpo de Bombeiros, apesar de mobilizar toda sua estrutura não conseguia controlar o fogo, mesmo depois de uma hora do início. De acordo com informações extraoficiais,o incêndio teve início no almoxarifado da Prefeitura e aos poucos foi dominando as casas próximas. Um plano emergencial teve que ser realizado para a retirada de produtos de uma outra loja de colchões em frente. Um posto de combustível nas proximidades foi isolado e funcionários tentavam esfriar as estruturas.
Fonte:Rondoniagora

Criança leva choque elétrico e ?perder? o dedo por conta de negligência da mãe

“Ela deixa de comprar comida e alimentar os filhos pra encher a cara de cachaça”, essa a versão de vizinho de dona Maria Lourivânia da Silva, 41, mãe de nove filhos, sendo seis ainda pequenos.
O Conselho Tutelar de São Miguel dos Campos, após receber denúncia ‘visitou’ a residência, e além do estado de embriagues da genitora, fez outras dezenas de constatações sendo a pior delas a do filho menor de dona Lourivânia, a crianças de apenas 3 anos ‘perdeu’ o dedo após ser vítima de choque elétrico. “Ele estava com o dedo na tomada da extensão, quando tirei o dedinho dele já estava preto do choque”, conta a irmã, que diz ainda que o irmão não morreu por pouco.
Dona Vânia, como é conhecida a mãe que está sendo acusada de descaso e maus tratos, vive com os filhos numa casa praticamente sem móveis. Nossa reportagem verificou no local apenas um jogo de sofá, uma cama e um armário, as condições da casa são precárias. “Eu não tenho condições de comprar nada, o dinheiro não dá nem pra comer”, diz Vânia, que por ser deficiente física é aposentada pelo INSS.
As crianças com idades de 3, 4, 5, 9, 10 e 11 anos passam o dia em casa de familiares e vizinhos, “a vizinha aqui da frente já até quis adotar o menino mais novo, mas ela diz que não dar os filhos pra ninguém, agora fica ai esse sofrimento”, fala um dos vizinhos, “esses meninos se não fosse os vizinhos passariam fome”, completa.
A residência, que está com a energia cortada há vários dias não dispõe de conforto algum. “Como vocês do SãoMiguelWeb podem ver a situação é caótica, não existe condições nenhuma de uma criança viver aqui, além do, mas eles não estudam e estão sobrevivendo de ajuda dos vizinhos, esclarece o conselheiro Ivanildo Marques. O conselheiro fala ainda que a irmã da genitora já pediu para criar as crianças, mas Vânia não quer.
“Iremos encaminhar o caso ao Ministério Público para que as providências sejam tomadas”, fala Marques. “A curto prazo o que podemos fazer é providenciar para que as crianças voltem a estudar, os menores iremos encaminhar a creches e a serviços de saúde”, conclui.
A mãe deverá ser notificada.
Fonte:Alagoas em Tempo Real

Homem morre eletrocutado em São Tomé de Paripe

Um homem morreu eletrocutado dentro de um depósito de material de construção, na noite de quinta-feira (25/02). De acordo com informações de policiais da 5ª Delegacia de Polícia, Anderson Silva Paraguaçu, 19 anos, morreu depois de receber a descarga de um fio que estava desencapado.
Ainda de acordo com a policia, a casa de material de construção é da família da vítima e fica em São Tomé de Paripe. Anderson ainda chegou a ser socorrido por familiares para o Hospital João Batista Caribé, mas já chegou sem vida.
Fonte:Correio

Dona de casa morre eletrocutada em residência no Tabuleiro

A dona de casa Maria Luciana Barbosa da Silva, 27, morreu vítima de um choque elétrico na noite desta quinta-feira, 25/02. Maria Luciana estava em sua residência, na Rua Paripueira, na Colina II no Tabuleiro. Segundo o irmão da vítima, Edmilson Barbosa da Silva, ela teria desligado o contador para verificar uma extensão, mas não sabia que ainda havia corrente elétrica na casa. Luciana morreu agarrada ao fio da extensão.
A vítima era casada e deixa em filho de um e três meses. Os peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local realizando os levantamentos.
Fonte:Alagoas 24horas

Incêndio atinge depósito da Federação Catarinense de Tênis em Florianópolis

Um incêndio atingiu um depósito da Federação Catarinense de Tênis — localizada no bairro Agronômica, em Florianópolis, na noite desta quinta-feira, dia 25/02, por volta das 22h30min. Segundo informações do Tenente Mateus Muniz, do Corpo de Bombeiros da Capital, o depósito atingido estava cheio de entulhos e parecia estar abandonado. Um curto-circuito teria causado o acidente.
Os bombeiros agiram rápido e levaram cerca de 15 minutos para controlar o fogo. Ninguém ficou ferido.
Fonte:ClicRBS

Incêndio atinge prédio de três andares no Curado IV

Os moradores de um prédio no bairro de Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, ficaram muito assustados na manhã desta quinta-feira (25/02). Houve um incêndio no terceiro andar de um prédio, no bloco 117, que fica na rua13, por volta das 9h.
De acordo com o coordenador de Engenharia da Defesa Civil de Jaboatão, Cássio Camilo, o acidente foi causado por um curto-circuito na tubulação elétrica do apartamento 404 e o incêndio teria sido de pequenas proporções. Na ocasião, dois adultos e uma criança estavam no local; ninguém ficou ferido.
Os vizinhos ajudaram a apagar o fogo e a retirar alguns móveis do apartamento. Os bombeiros chegaram em seguida e controlaram as chamas. Segundo o coordenador, o apartamento 404 e o vizinho, 407, foram interditados como uma ação preventiva, até que seja feito o conserto na rede elétrica.
Fonte:O Globo

Incêndio destrói loja de fios na Capital

Uma loja especializada em fios, linhas, barbantes e aviamentos foi destruída por um incêndio ontem à tarde no centro de Porto Alegre. O fogo começou pouco antes das 16h,24/02 na Rua Pinto Bandeira. Houve apenas perdas materiais.
Tomada pelos caminhões dos bombeiros, a via ficou interrompida para o tráfego de veículos no trecho próximo à Avenida Alberto Bins durante a operação de combate às chamas. Centenas de curiosos pararam para assistir ao trabalho do Corpo de Bombeiros, realizado com cinco caminhões e cerca de 20 homens. Policiais militares também participaram da operação, isolando o trecho da Pinto Bandeira.
Segundo o major Adriano Krukoski, que estava na supervisão do 1° Comando Regional de Bombeiros, o proprietário da Loja Multifios atribuiu a origem do fogo a um problema elétrico, provavelmente um curto-circuito.
Três andares superiores foram poupados das chamas
O incêndio teria começado no depósito do estabelecimento, que ficava no mezanino. O estoque adquirido para venda durante o inverno teria sido destruído.
– O proprietário contou que sentiu cheiro de queimado e que em seguida apareceu muito fumaça – contou o major.
Às 16h30min, o incêndio já estava debelado, e os bombeiros dedicavam-se ao rescaldo. As chamas atingiram apenas parte do térreo do prédio, no espaço onde fica a loja, e o mezanino. Os três andares superiores, dotados de apartamentos, foram poupados pelo incêndio.
Fonte:Zero Hora

Raio atinge três e mata homem no Agreste de Pernambuco

RECIFE - Três pessoas foram atingidas por um raio no Sítio Monte Azul, no município de São Joaquim do Monte, Agreste de Pernambuco. O agricultor Severino Sebastião dos Santos, de 37 anos, morreu no local e outras duas pessoas ficaram feridas. Minton Epifânio e Irene Maria foram encaminhados para o Hospital de Agrestina e ambos passam bem.
Fonte:O Globo

Agricultor morre eletrocutado nos fios de alta tensão no Nortão

O agricultor Mateus Barki, 26 anos, morreu eletrocutado, hoje de manhã,(24/02) em Cláudia (580 km de Cuiabá), após o trator em que estava encostar-se à rede de alta tensão. Ele seguia para a lavoura a passaria a primeira maquinada de secante na soja, quando o braço do pulverizador encostou no fio.
O trator parou e Mateus foi descer para ver o que havia acontecido. Quando tocou o pé no chão recebeu a descarga elétrica de 13.8 mil voltts, da rede de energia rural. De acordo com uma fonte de Olhar Direto, a descarga foi tanta que chegou a estourar dois pneus do pulverizador.
O homem morreu na hora. O corpo não chegou a ser carbonizado. A família de Barki estava na cidade há cinco anos, vinda da região Sul. Em Cláudia arrendaram uma área de terra e começaram a plantar soja e milho. Mateus era casado e deixou filha de três anos.

REINCIDÊNCIA
Há cerca de cinco anos, outro acidente semelhante aconteceu próximo ao mesmo local. Um homem estava com a filha no trator e o braço do pulverizador também encostou nos fios. Naquela ocasião, o tratorista sofreu uma descarga elétrica, porém sobreviveu, ficando com sequelas. Ele entrou na justiça contra a companhia de energia elétrica, mas até hoje não saiu o veredicto.
Fontes de Olhar Direto informaram que a rede de energia rural na região é antiga e os fios cederam, deixandoos muito baixos. “É preciso que a Cemat mande esticar os fios novamente”, reclama a fonte.
Fonte:Olhar direto

Incêndio em loja de aviamentos no Centro da Capital é controlado

Durou pouco mais de 30 minutos um incêndio em uma loja de lãs na Rua Pinto Bandeira, no centro de Porto Alegre. Iniciado por volta das 16h,(24/02) o fogo consumiu boa parte da loja de aviamentos Multifios.
Cinco caminhões combateram as chamas, que ficaram apenas no estabelecimento, não chegando aos apartamentos acima, no edifício. Os bombeiros acreditam que um curto circuito no depósito da loja tenha causado as chamas. Houve apenas danos materiais.
Durante o fogo, fiscais da EPTC bloquearam o acesso à rua entre a praça Dom Feliciano e Avenida Alberto Bins. O acesso à Alberto Bins via túnel do Viaduto da Conceição também foi fechado.
Fonte:Zero Hora

Família perde tudo em incêndio

Seis pessoas de uma mesma família perderam a casa e tudo o que tinham na manhã de ontem,(22/02) em um incêndio, em Joinville. Ninguém estava dentro da residência no momento, mas todos ficaram em estado de choque quando viram o estrago, na localidade de Morro do Amaral, no bairro Paranaguamirim.
Odair José Francisco, 33 anos, tinha saído cedo para trabalhar. Ele é caminhoneiro e estava a caminho de Araquari quando recebeu a informação do incêndio. “Eu estava voltando para casa e meu carro ainda estragou no caminho. Só Deus sabe o que vai ser agora”, lamentou Odair.
A mulher dele, Viviane Moreira Francisco, 29, estava na casa da vizinha, encostada naquela que pegou fogo. Com ela, estavam dois filhos, de um ano e outro de seis. Os dois mais velhos, com oito e dez anos, estavam na escola. Quando a mulher percebeu o fogo, entrou em desespero.
Os bombeiros de Joinville foram chamados para controlar as chamas. Mesmo assim, tudo se perdeu. O trabalho deles foi impedir que a casa ao lado também queimasse. “O fogo já estava atingindo a casa ao lado”, confirmou o bombeiro Jeremias Garcia Neto.
Abalada e chorando muito, Viviane recebeu atendimento dos bombeiros e foi levada com os filhos para a casa de parentes. Odair ficou acompanhando o trabalho dos bombeiros. Leão, o cachorro da família, teve parte do corpo queimada. Ele estava amarrado na frente da casa. “Coitado do Leão. E a minha casa? Eu terminei a casa há três meses. Eu que construí”, contou Odair. A instalação elétrica também foi ele quem fez. Os bombeiros não souberam confirmar o que provocou o incêndio, mas suspeitam de um curto-circuito.
A maioria das casas daquela região tem ligação clandestina. Depois de controlado o incêndio, uma equipe da Celesc foi ao local para cortar as ligações irregulares.
Fonte:A Noticia

Homem morre eletrocutado ao subir em árvore na Zona Oeste de SP

Um homem morreu eletrocutado no início da noite deste domingo (21/02) na Rua Cônego Eugênio Leite, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. As informações iniciais são de que a vítima teria subido em uma árvore para fazer a poda, mas os galhos estavam em contato com os cabos da rede primária de energia.
Ao subir na árvore e tocar em um galho energizado, o homem recebeu uma descarga de 13,2 kV. Equipes do bombeiros e da Eletropaulo, concessionária de fornecimento de energia da capital, estão no local para retirar o corpo da vítima.
Fonte:G1

Homem morre enquanto trabalhava

Um rapaz de 26 anos morreu na tarde de ontem,20/02 no Pronto-Socorro Central (PSC), após ser socorrido pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros. Marcelo da Silva Pereira, funcionário de uma empresa do Distrito Industrial, estava trabalhando quando precisou de socorro urgente. Ainda não se sabe o que levou Pereira a passar mal, porém, o caso foi registrado no Plantão Policial como morte suspeita. De acordo com o informado à polícia, ele seria vítima de choque elétrico, embora a empresa negue com base em relato de coletas.
Era por volta das 17h quando o Corpo de Bombeiros foi acionado. No local, encontraram o rapaz já inconsciente. Imediatamente foram iniciadas as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) até a chegada no PSC. Porém, foi constatado o óbito. Ao Jornal da Cidade, representantes da empresa informaram que colegas de Pereira, que trabalhavam com ele no mesmo local, disseram que não teria ocorrido a descarga elétrica. Pelos relatos, ele retirava caixas de uma esteira, se virou para pegar a próxima e caiu desfalecido.
Fonte:Jornal da Cidade de Bauru

Homem morre vítima de choque elétrico em Sobradinho

Um homem morreu vítima de choque elétrico no fim da tarde deste sábado (20/2), em Sobradinho. O rapaz, de 24 anos, pisou em uma poça de água onde havia um fio desencapado. É o que informa a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a corporação, por volta de 17h20, Marcos Omer levou o choque e não resistiu. Os bombeiros chegaram a ser chamados, mas, ao chegarem ao local, encontraram a vítima já sem vida.
Omer era funcionário da Madeireira e Construção, localizada no Setor Expansão 7, Sobradinho. Ele trabalhava no galpão da loja no momento do acidente.
Fonte:Correio Brasiliense

Incêndio atinge quatro lojas na Joana Angélica

Um incêndio destruiu por completo a loja de roupas e confecções para pronta-entrega Atacadão São Paulo, na madrugada deste sábado, 20/02, na Avenida Joana Angélica, em Nazaré. Com o fogo, que começou por volta das 21h de sexta-feira e só cessou às 3h da madrugada, outros três estabelecimentos comerciais ficaram danificados. Os tetos da Gráfica Sanshy, Copiadora Esperança e da loja de assistência técnica JC Telefones também foram atingidos pelas labaredas. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Ninguém ficou ferido, pois as lojas estavam vazias quando o espaço pegou fogo.
Fonte:ATarde Online

Incêndio atinge ginásio de Conselheiro Lafaiete

O depósito de um ginásio poliesportivo de Conselheiro Lafaiete foi destruído por um incêndio na tarde dessa quarta-feira(17/02). Localizado no Bairro Carijós, o depósito era usado pela Secretaria de Educação da cidade.
O galpão de 200 metros quadrados fica nos fundos do ginásio, embaixo da arquibancada, e era usado pela para estocar produtos, como álcool, produtos de limpeza, material de escritório, quadros de madeira, móveis, giz, dentre outros.
Segundo o tenente Ronaldo Rosa Lima, comandante do pelotão da cidade, o depósito estava fechado e não havia sinais de arrombamento. A provável causa das chamas pode ter sido um curto circuito, mas a afirmação depende da perícia da Polícia Civil.
Três viaturas dos bombeiros foram utilizadas no combate ao incêndio. Uma retroescavadeira foi usada para quebrar a parede e dar acesso ao depósito. O combate durou 8 horas, pois foi necessário realizar rescaldo. Não houve vítimas e o poliesportivo ficou interditado.
Fonte: UAI Minas

Padaria pega fogo durante a madrugada em Ouro Preto

Um incêndio destruiu parte de uma padaria no bairro de Outro Preto, em Olinda. O fogo começou por volta das 4h30 desta quinta-feira (18/02). Logo depois, os bombeiros foram chamados e, em uma hora, o fogo foi controlado. De acordo com o dono da padaria, o incêndio pode ter começado a partir de um curto-circuito próximo ao forno. Ninguém ficou ferido.
Fonte:Globo.com

Curto-circuito em frigideira provoca incêndio em lanchonete

Penápolis - Um incêndio provocado por curto-circuito em uma frigideira elétrica destruiu a cozinha de uma lanchonete na avenida Santa Casa, no centro de Penápolis, na noite de segunda-feira (15/02).
A funcionária do estabelecimento contou à polícia que estava fritando batatas quando o equipamento teve pane, incendiando o cômodo. Os bombeiros foram chamados para apagar o fogo. Não houve feridos.
Fonte:Folha da Região

Menino de 13 anos morre eletrocutado em ligação clandestina

No Direto da Redação dessa quarta-feira, 17/02, um menino de 13 anos morreu eletrocutado ao brincar com uma ligação clandestina. O menino estava com o irmão mais novo em casa quando o acidente aconteceu. A mãe ao chegar na residência encontrou o filho ainda com vida, mas acabou não resistindo ao chegar no hospital.
Fonte: R7 Noticias

Incêndio atinge sala comercial no Centro do Rio

O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite desta sexta-feira (12/02) para controlar um incêndio de pequenas proporções numa sala comercial, no 12º andar de um prédio no Centro do Rio. Segundo a corporação, as chamas teriam sido provocadas por um curto-circuito no ar condicionado. Ninguém ficou ferido.
O prédio fica na Rua Sete de Setembro, uma das mais movimentadas do Centro. Um segurança do edifício percebeu o incêndio e acionou os bombeiros. De acordo com os militares, dois caminhões deram apoio no trabalho de combate às chamas. O fogo foi controlado rapidamente.
Apesar da baixa intensidade das chamas, os bombeiros encontraram problemas para contê-las. Uma das mangueiras utilizadas no combate ao fogo estourou. Em seguida, um novo equipamento foi providenciado e os militares conseguiram dar sequência ao trabalho.
Por causa do incêndio, o trânsito precisou ser parcialmente interditado. No entanto, de acordo com a polícia, não houve registro de engarrafamento.
Fonte: G1

Curto-circuito na origem de fogo em armazém de pneus

Um curto-circuito poderá ter estado na origem de um incêndio que destruiu ontem de manhã, sexta-feira(12/02), duas secções de um armazém onde estavam guardados mais de oito mil pneus. Os proprietários falam em milhares de euros de prejuízos.
Ainda incrédulos com o sucedido, os proprietários (três irmãos) de um posto de assistência de pneus, localizado à entrada da cidade de Alcobaça, falam na possibilidade de um curto-circuito ter estado na origem do fogo.
"Estávamos a trabalhar normalmente quando um cliente começou a dizer que estava a sair fumo do armazém" explica um dos empresários, enquanto um outro irmão lamentava "os 15 anos de trabalho" que ali estão enterrados.
Prejuízo muito avultado
Segundo este responsável, no armazém estariam guardados mais de oito mil pneus, três mil dos quais tinham chegado à empresa há cerca de duas semanas. "Devem ter ardido cerca de 80% dos pneus que ali tínhamos guardado" revelou o empresário, garantido que "o prejuízo é muito avultado".
"Alguns pneus arderam, e outros estão também danificados. Não sabemos ainda como está tudo dentro do armazém", esclareceu o responsável, inconformado com a ocorrência.
Ao final da manhã os responsáveis aguardavam ainda a presença de elementos da seguradora, para que fosse avaliado o montante exacto do prejuízo.
O alerta para o incêndio foi dado pelas 10 horas, tendo as chamas sido dominadas 48 minutos depois. Segundo o comandante dos bombeiros de Alcobaça o mais complicado neste fogo "foram os gases libertados e os fumos altamente tóxicos". Revelou ainda que alguns dos mais de 60 bombeiros deslocados para o local "combateram as chamas munidos com botijas de oxigénio".
Mário Serol esclareceu que o combate a este tipo de incêndio obrigou ao uso de cerca de 500 litros de espuma. "Usámos a água para arrefecer o local, como habitualmente, e depois colocámos a espuma" adiantou.
Para o comandante "a principal preocupação foi a de que o fogo não se propagasse a uma terceira parte, a outros edifícios da empresa, assim como à área florestal contígua", adiantando que a fase de rescaldo que teve início pelas 12 horas "foi bastante prolongada".
Segundo o responsável, a irmã dos proprietários do espaço, de 34 anos, foi transportada para o Hospital de Alcobaça, devido a um ataque de pânico, mas "a situação não inspira grandes cuidados".
No combate aos fogo estiveram bombeiros das corporações de Alcobaça, Benedita, Pataias, São Martinho do Porto e Nazaré, auxiliados por 21 viaturas. No local estiveram ainda elementos da PSP e da GNR, da Protecção Civil e da EDP de Alcobaça.
Fonte:Jornal de Noticias

transformador explode e incendeia carro no RS

A explosão de um transformador incendiou um carro e deixou moradores sem energia elétrica em Capão da Canoa, litoral norte do Rio Grande do Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas, mas o carro ficou destruído.
O incêndio aconteceu na av. Flavio Boianoviski, na área conhecida como Zona Nova, por volta das 21h09(11/02). Segundo os bombeiros, fagulhas devem ter atingido o veículo, um automóvel da marca Citroen, que estava estacionado no local.
De acordo com o morador Fernando Pitol, todo o bairro teve o fornecimento de energia elétrica interrompido. A Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul explica que o problema foi causado por um curto-circuito na iluminação pública, que estourou o transformador.
O alimentador da rede elétrica foi desligado automaticamente como medida preventiva, afetando seis mil consumidores em um primeiro instante, segundo a CEEE. A Companhia afirma que, por meio de uma resdistribuição, foi possível retomar o abastecimento para quatro mil residências e estabelecimentos em cerca de dez minutos.
O fogo foi extinto por volta das 22h05, e a energia foi restabelecida por volta da meia-noite. Segundo os bombeiros, até as 23h15, os moradores ainda registravam reclamações.

Segundo a CEEE, o fornecimento foi totalmente regularizado às 23h17.
Fonte: Terra

CRIANÇA MORRE AO LEVAR UM CHOQUE ELÉTRICO NO QUINTAL DO VIZINHO

Comoção no município de Ipu. Uma criança de apenas 10 anos recebeu uma descarga elétrica ao tentar capturar um passarinho no quintal do vizinho, na manhã desta terça-feira (09/02). O choque tirou a vida do menino, identificado apenas como Alex. O pai da criança ainda tentou socorrer, mas também levou um choque elétrico, mas não sofreu dano sério à sua saúde.
O vizinho, conhecido como Antônio, está foragido. O fato chocou a comunidade em que Alex morava. O acidente reforça a orientação das autoridades para os cuidados que os adultos devem ter com objetos perigosos, como guardá-los sempre em lugar de difícil acesso, por exemplo. A notícia é do correspondente Junior Ximenes.
Fonte:Ceará Agora

Incêndio em asilo na Espanha provoca a morte de seis pessoas e fere dez

Um incêndio em um asilo na cidade espanhola de Sevilla matou seis pessoas e feriu dez na noite desta segunda-feira(08/02). Os mortos são três mulheres, dois homens e uma sexta pessoa não identificada. O fogo começou em um incêndio no terceiro andar do prédio e se espalhou pelos outros andares.
Segundo os bombeiros, que chegaram cinco minutos após o primeiro chamado, uma das vítimas morreu carbonizada e as outras por inalação de fumaça. Quatro policiais que trabalhavam no resgate também precisaram de atendimento. A suspeita é de que um curto-circuito tenha provocado o incêndio.
Fonte:SRZD

Piscinas do Entroncamento ficaram às escuras

Um curto-circuito no quadro eléctrico, instalado nas antigas instalações das Piscinas Municipais do Entroncamento, ocorrido segunda-feira à noite(08/02), deixou as novas instalações às escuras.
Os bombeiros foram chamados ao local e extinguiram rapidamente o pequeno foco de incêndio. Na altura decorriam treinos de várias classes de natação, onde participavam cerca de meia centena de utentes que, segundo o responsável pelo equipamento, Vítor Frutuoso “não se registaram incidentes nem danos pessoais. As pessoas que utilizavam a piscina apenas se aperceberam de que tinha havido um corte de corrente. Fomos nós que pedimos para saírem, por uma questão de segurança, não houve pânico nem nervosismo”, garantiu.
Segundo Vítor Frutuoso, o piquete de electricistas da Câmara do Entroncamento, resolveu o problema rapidamente e ainda na noite de segunda-feira a corrente foi restabelecida. “Vamos verificar se alguma máquina sofreu alguma avaria, numa primeira observação parece que não e assim as piscinas vão funcionar normalmente a partir da manhã desta terça-feira”.
Fonte:O Mirante

Choque elétrico mata adolescente em Cabrais

Um rapaz de 17 anos morreu eletrocutado na manhã de ontem(08/02) em Novo Cabrais. Carlos Bataioli Dias (foto) foi atingido pela descarga na Olaria Piazza, na localidade de Cortado. Ele seria funcionário de uma serraria e estaria auxiliando a descarregar serragem de um caminhão junto à olaria. O acidente ocorreu quando o adolescente removia uma barra de ferro que havia ficado embaixo do veículo.
Suspeita-se que o metal estaria em contato com um fio elétrico. Carlitos, como era mais conhecido, foi levado pelos funcionários da olaria até o posto de saúde de Cortado, da onde foi transferido para o posto de saúde central de Cabrais. Entretanto, não resistiu. O corpo de Carlos será sepultado às 9 horas de hoje, no cemitério de Cortado. Em 2008, o garoto se destacou ao ser premiado com medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Fonte: Gazeta do Sul

Incêndio atinge quarto de hotel no Centro de Balneário Camboriú

Um incêndio atingiu um quarto do quinto andar do Hotel dos Açores, no Centro de Balneário Camboriú, na madrugada desta segunda-feira(08/02). O fogo começou por volta da 1h e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros em cerca de duas horas e meia. Ninguém ficou ferido.
Os hóspedes que estavam no mesmo andar no hotel entraram em pânico e tiveram dificuldades de sair dos quartos por causa da fumaça. Um morador do prédio vizinho filmou uma família tentando proteger as crianças com lençol e toalhas molhadas na cabeça.
Todos foram retirados do hotel com ajuda dos bombeiros e passam bem. Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestou atendimento no local.
O quarto era ocupado por uma família chilena, que não estava no local no momento do incêndio. Segundo a advogada do hotel, Débora Gadotti, as causas estão sendo investigadas. Uma das hipóteses dos bombeiros é de que um curto-circuito em uma fiação de um aparelho eletrônico próximo ao banheiro possa ter provocado o incêndio, pois havia marcas na parede.
Fonte:Diario Catarinense

Incêndio destrói distribuidora de alimentos na zona Norte de Joinville

Um incêndio de grandes proporções tomou conta da distribuidora de alimentos Sardagna na tarde desta segunda-feira, no bairro Bom Retiro, em Joinville. O fogo começou por volta das 16 horas(08/02) e se espalhou rapidamente por um galpão da empresa.
Outros setores da distribuidora também foram atingidos e a área de 7 mil m² precisou ser evacuada. Ninguém ficou ferido. Bombeiros suspeitam de que o fogo tenha sido provocado por um raio.
Funcionários da empresa acreditam que tenha ocorrido um curto-circuito no momento em que uma parede desabou com a força do vento.
— É uma possibilidade, mas ainda é cedo para saber o que realmente aconteceu — diz o gerente de recursos humanos da Sardagna, Sebastião Venturini.
Cerca de 200 pessoas trabalhavam no momento em que o alarme de incêndio disparou. Empregados do depósito correram para dentro da empresa tentando se distanciar do fogo.
Eles saíram gritando para alertar outros funcionários que continuavam próximos do galpão. O depósito abrigava estoques de alimentos, bebidas e materiais de limpeza. Tudo virou cinzas em poucos minutos.
Mais de dez viaturas dos bombeiros foram mobilizadas na operação. A gerência da empresa ainda não calculou os prejuízos e não sabe dizer quando os trabalhos serão retomados na distribuidora.
Fonte: A Noticia

Manaus lidera mortes por raios; SP fica na 2ª posição

Levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat-Inpe) aponta que Manaus, capital do Amazonas, lidera as mortes por raio no País - foram 16 entre 2000 e 2009, de acordo com o Fantástico. Os moradores de Manaus estariam mais vulneráveis porque utilizam barcos diariamente como meio de transporte, e a água é um bom condutor de eletricidade, facilitando a descarga elétrica.
A capital paulista vem na segunda posição. Foram 14 mortes por descargas elétricas nos últimos dez anos. Na quarta-feira, um costureiro boliviano morreu no Centro do município.
Fonte:Terra